A Educação Infantil
Por: rozelia000 • 24/3/2024 • Trabalho acadêmico • 938 Palavras (4 Páginas) • 70 Visualizações
TÍTULO
SOBRENOME, Nome do autor (estudante).
Nome do curso do estudante
Centro Universitário Internacional Uninter
- Introdução
Dentre os vários métodos usados para elaborar pesquisas descritivas, o Relato de Experiência é um exemplo. Dessa forma, nos valeremos desse gênero acadêmico para narrar a experiência tida em seu estágio supervisionado. Para tanto, observe atentamente as orientações neste template.
O relato de experiência deverá ser narrado em primeira pessoa e conter no mínimo 3 e no máximo 7. Sobre a formatação: Fonte: Candara tamanho 12 para o corpo do texto. Fonte: Candara tamanho 11 para citações longas (com mais de 3 linhas). Espaçamento de parágrafos: 1,25 cm. Espaçamento entrelinhas: 1,5 cm. Alinhamento justificado no corpo do texto.
O relato de experiência é uma narração detalhada de experiências vividas. Logo, este relato de experiência será o resultado do que o estudante experenciou com as atividades no estágio supervisionado (que desenvolveu durante a trajetória acadêmica no seu curso). Dessa forma, é por meio do uso da técnica da narrativa escrita, com o uso de observações subjetivas (sentimentos/impressões) e objetivas (efetiva realização das práticas) aliadas a teorias, que se desenvolve o relato de experiência: expondo a descrição reflexiva das práticas realizadas, as teorias estudadas, as descobertas regionais que foram feitas, os problemas que foram observados, bem como a importância da atividade para a formação humana e acadêmica.
Para tanto, o relato de experiência deve organizar-se nos seguintes tópicos:
Resumo; 1. Introdução; 2. Análise e Discussão; 3. Considerações; Referências.
O item de introdução deve criar uma expectativa positiva e estimular o interesse do leitor para a continuação da leitura de todo o relato de experiência. A introdução apresenta o assunto e delimita o tema, sendo a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (ABNT, 2003). Por ser a parte inicial do relato de experiência, a introdução deve conter a delimitação do assunto tratado, a justificativa (individual, social, educacional…) e os objetivos da realização do estágio supervisionado, a metodologia adotada, os autores basilares que serão utilizados e como o texto está organizado. Procure elaborar um parágrafo para cada um desses itens, de forma que seu texto ganhe organização e objetividade.
2. Análise e Discussão
Esse é o item central do relato de experiência, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Pode dividir-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
A organização do conteúdo deve ser sequencial e progressiva, em razão da lógica própria a qualquer assunto que, uma vez detectada, determina a ordem a ser adotada. Assim, neste item análise e discussão, é preciso redigir um parágrafo introdutório, seguido dos subitens:
2.1 Contexto social, geográfico e educacional da unidade concedente
Neste item, você localizará a instituição estagiada no espaço, tempo, história, sociedade e economia. Ou seja, trará dados geográficos, históricos, econômicos, populacionais, e educacionais da região em que a instituição onde realizou a prática do estágio está localizada. É importante, também, situar esses dados em um comparativo a índices nacionais e internacionais. Depois, fará a descrição do local em que estagiou sem nominá-lo. Por questões que envolvem a ética na pesquisa, é PROIBIDO identificar nominalmente o espaço estagiado. Identifique-o com termos como “Escola X”, “Instituição Y”. E garanta o ANONIMATO de todos os profissionais da parte concedente de estágio. Apresente onde a instituição está localizada, breve histórico, como é o espaço, instituição pública ou privada, e outros dados que considerar relevantes.
...