A Educação Infantil
Por: 17293123 • 5/9/2019 • Projeto de pesquisa • 770 Palavras (4 Páginas) • 111 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO DE PESQUISA DIDÁTICA
O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ALUNO
2019
SUMÁRIO
1.Tema.…....…………………………….……………………………...1
2.Situação problema..……………….………………………………...2
3.Justificativa e embasamento teórico….….…………..……….......3
3.1.Justificativa…………………………….……………..………..…..3
3.1.2.Embasamento Teórico..…………………………..……….…...4
4.Público Alvo…..………...…….………………………..……….…...5
5.Objetivos………………..…………….……………………………...5
5.1.Objetivo Geral..……..……………..........…………..……….…...6
5.1.2.Objetivos Específicos…….………………………..……….…..6
6.Percurso Metodológico…...………………..….……..……….…….7
7.Recursos………………………………….…....………..……….…..8
8.Cronograma…………………………………...………..……………8
9.Avaliação e Produto Final…………...………..……..……………..9
9.1.Avaliação…………..……………..……………………..……..…..10
9.1.2.Produto Final…………………..…….………………..…….…..11
10.Referências….…………………...……………………..…….…....12
1.Tema:
O papel do professor na formação da autonomia do aluno.
2.Situação Problema
As crianças possuem sua natureza singular, sentem e pensam do seu próprio jeito, os conhecimentos são construídos a partir das interações que estabelecem com outras pessoas, e colegas de classe e com o meio em que vive.
Os professores são individualmente responsabilizados pelo trabalho pedagógico que desenvolvem em sala de aula, preparar o aluno para as constantes mudanças da realidade é uma dessas responsabilidades, por isso cabe a cada um trabalhar a autonomia do seu aluno dentro da sala de aula.
3.Justificativa e Embasamento teórico
3.1 Justificativa
Diante de uma análise feita na escola observa-se a importância de ser trabalhada a autonomia do aluno, a autonomia no ambiente escolar deve estar ligada ao processo como um todo, seja na escolha de um livro didático, ou no planejamento das atividades de ensino, ou na organização de eventos culturais, esportivos etc, ter autonomia é reconhecer o direito de escolher um caminho de vida próprio, de ser respeitado nessas escolhas e de viver de modo digno de acordo com próprias aptidões e valores, é a consolidação do direito de ser diferente.
3.1.2. Embasamento Teórico
Anomia é aonde a criança não reconhece e não obedece, a heteronomia é quando a criança reconhece e obedece e já na autonomia é onde ela faz sozinha, critica, avalia, reconhece, modifica e obedece, esse é o ponto de partida, onde o educador deve trabalhar o seu desenvolvimento autônomo.
Para que se formem alunos cooperativos, conhecedor de seus direitos e deveres, que saibam tomar decisões e assumir responsabilidades, equilibrados emocionalmente, competentes, que estejam aptos para viver em sociedade, que sejam capazes de pensar, refletir e de se relacionar de modo afetivo e cognitivo com as demais pessoas, que se tornem seres humanos responsáveis e respeitosos.
4.Público Alvo
Este projeto abrange os alunos do segundo ano do ensino fundamental.
5.Objetivos
5.1 Objetivo Geral
É preciso condição para transformar as salas de aulas em locais onde o conhecimento seja construído e discutido e não apenas decorado e repassado, por isso, os profissionais da educação não podem parar de lutar para transformar as unidades de ensino em um espaço democrático e autônomo.
Trabalhar a autoestima dos alunos para que eles possam se relacionar com o outro de forma pacífica, para que possam desenvolver em si a capacidade de atuar de forma mais independente, com confiança em sua capacidade e a consciência de seus limites.
...