A Educação Infantil
Por: Flávio Gomes • 5/10/2019 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Humanas de Sociais – CCH
UNIRIO/CEDERJ
EDUCAÇÃO INFANTIL 1
Coordenação: Tania Marta Costa Nhary
PRAZO FINAL PARA ENTREGA NO POLO: 04/03/2017
Nome: Flávio Dos Santos Gomes
Matrícula:14116080071 - E-mail flaviosantos.gomes@hotmail.com
Polo: Niterói
Avaliação a Distância (AD1) - 2017.1
Valor total: 10,0 pontos
- Samento e Pinto (1997), pesquisadores da área da Sociologia da Infância, conceituam os termos “Criança e Infância” e nos ajudam a compreender a complexidade do mundo infantil.
Considerando o texto da aula 3 “Ser criança significa ter infância”, disserte (entre 15 a 20 linhas) sobre os respectivos conceitos e responda, justificando, a seguinte pergunta: Ser criança significa ter infância?
Atualmente é possível notar que ser criança não é significado ter infância: nota-se hoje um grande número de crianças que deveria ter infância, se preocupando, com compromissos que deveria ser apenas de adulto; outra questão bastante relevante é das crianças de baixa renda e do nordeste que precisam desde muito cedo trabalhar para ajudar no sustento de suas famílias; outro problema bastante relevante que vem tirando a infância das crianças, é a tecnologia, muitas dessas crianças ficam horas conectadas, deixando de aproveitas suas infâncias. Todos esses itens vêm prejudicando a infância das crianças.
Sendo assim nem sempre ser criança é significado de ter infância. A infância é momento de alegria, de brincar sem ser preocupar com o amanhã.
Infelizmente, ainda hoje a infância não é garantida a todas as crianças.
Não se pode afirmar que toda criança vive infância como se deve: com a felicidade de quem pode brincar de bola, boneca. O que vermos, é famílias que tem condições de dar uma infância digna para seus filhos e outras não.
...