A Educação Infantil
Por: Daniminiam • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.972 Palavras (8 Páginas) • 175 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Educação Infantil
Guarapuava
2014
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Educação Infantil
Relatório de estágio EDUCAÇÃO INFANTIL tutora no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade internacional de Curitiba centro associado Escola Integração da cidade de Guarapuava.
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................05
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA..............................................05
2.2 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA..........................................06
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO..........................................................................................07
PLANO DE AULA..............................................................................................09
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................10
4 ANEXOS........................................................................................................12
- INTRODUÇÃO
O presente relatório foi feito nos dias 12,13,14,15 de Agosto, no turno matutino por, com o objetivo de aprender mais, conhecendo de perto o trabalho da Educação Infantil.
Este relatório de Estágio - Educação Infantil constitui em uma pesquisa e observação em busca de mais conhecimentos, contribuindo para a formação do futuro docente. Sabemos que a educação infantil requer do professor uma prática diferente, que desperte na criança o interesse em aprender.
A importância desse estágio na formação do pedagogo contribuiu para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade.
É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados para poder atender as crianças.
A educação Infantil é parte da educação básica e tem um papel muito importante pois ajuda a crianças a se desenvolver, considerando as dimensões físicas, emocional e cognitiva onde nos permite investigar os problemas que são enfrentados no dia a dia.
O projeto política pedagógica ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos atenderão, pois seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador.
É importante que todo ensino da Educação Infantil desperte na criança o desejo de aprender sempre mais e dar oportunidade as crianças de se relacionar com todas.
É necessário que a escola com seus educandos estejam preparados para trabalhar com o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral das crianças, que seja capaz de formar aprendizes mais curiosos e reflexivos.
O Estágio proporciona mais segurança para enfrentar as dificuldades encontradas em sala de aula, imprescindível na formação docente. Essa experiência possibilita o contato direto com situações reais que lhe permitem planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem em creches e escolas, bem como outros ambientes. É através desse Estágio que os futuros professores vivenciam experiências de como educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO – ENDEREÇO
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
A Escola atende em dois turnos matutino e vespertino, no período matutino a entrada é de 7h30 até 12 horas, vespertino das 13 horas às 17 horas, os recreios são sempre de 15minutos, alguns dirigidos outros brinquedos livres.
NÍVEIS DE ATENDIMENTO
A modalidade ofertada da escola é de Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental até 5º ano do Ensino Fundamental.
2.2 CONCEPÇÂO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Por meio da consulta ao Projeto Pedagógico da instituição foi possível perceber que a instituição visa o desenvolvimento cognitivo da criança como processo de assimilação ativa dos conhecimentos
O Projeto Pedagógico da Escola enfatiza alcançar objetivos que envolvam toda a sociedade, para tanto é preciso que seja democrática, inclusiva, participativa, qualificada, dinâmica e organizada. Ninguém contribui efetivamente para o desenvolvimento humano sem um percentual expressivo de envolvimento. Isso é verdade sobretudo para o professor. Quanto a professora da turma estagiada, a Educação Infantil visa desenvolver o processo formativo sistemático e assistemático de cada criança.
Em entrevista com a pedagoga da instituição sobre os métodos adotados quanto à concepção de homem, sociedade e do papel do professor e o do papel social da escola é estabelecer um conjunto de ações que favoreçam o comportamento do educando promovendo assim seu desempenho intelectual, moral, social e emocional, a fim de que este se torne um cidadão crítico, bem adaptado á sociedade, e para que seja capaz de refletir sobre a sua realidade e tentar modificá-la.
A educação é um processo permanente, no qual aprender é fundamental. Tem por finalidade a transmissão sistemática de conhecimentos produzidos e acumulados pela humanidade, portanto a educação deve proporcionar em conhecimento reflexivo e crítico da ciência, da tecnologia, da história, dos valores e comportamentos, constituindo-se na formação de uma cultura ampla do indivíduo. Tanto a educação como a cultura são processos de transformação da identidade e subjetividade, pois a educação “apesar de estabelecer uma relação dialética entre possibilidade e a necessidade do cidadão é um fenômeno, só possível, nos limites impostos pela própria natureza do sujeito”.
...