A Erradicação do analfabetismo no Brasil
Por: Tatiane De Souza Pereira de Assis • 20/12/2017 • Dissertação • 415 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
FACULDADES OPET
CURSO DE PEDAGOGIA
A ERRADICAÇÃO DO ALFABETISMO NO BRASIL
CURITIBA
2017
TATIANE DE SOUZA PEREIRA
A ERRADICAÇÃO DO ALFABETISMO NO BRASIL
CURITIBA
2017
A erradicação do analfabetismo no Brasil
É necessário um conjunto amplo de medidas para que haja a erradicação do analfabetismo no Brasil. A concretização do Plano Nacional de Educação implica em comprometer estados e municípios em um esforço conjunto e contínuo para a eliminação de desigualdades históricas no país.
Conforme apontam Pinto e colaboradores (2000), foram inúmeras as tentativas de erradicar o analfabetismo no país, como a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947; a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo de 1958; o Programa Nacional de Alfabetização, baseado no método Paulo Freire, de 1964; o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) entre os anos de 1968 e 1978; a Fundação Nacional de Educação de Jovens e Adultos (Educar) de 1985; o Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania (Pnac) de 1990; o Plano Decenal de Educação para Todos de 1993; e, no final do último século, o Programa de Alfabetização Solidária, de 1997
Apesar dos inúmeros esforços nacionais, o problema continua existindo e impedindo o exercício da cidadania pela parcela da população que não sabe ler. Essa exclusão mantém o ciclo vicioso da pobreza e impede a evolução econômica do analfabeto que, segundo Freire (1990), é vítima de uma injustiça social que lhe nega o direito à alfabetização.
Para que um dia seja possível atingir a alfabetização integral de todos os indivíduos, é necessário que primeiro entendamos o problema em maior profundidade, identificar os fatores que ainda impedem que tenhamos uma sociedade plenamente alfabetizada.
Uma abrangência de programas sociais, valorização de professores e incentivos aos estudos são alguns exemplos. Mais do que obrigação do Estado, a alfabetização é direito da população. Os problemas que afetam o povo brasileiro são realmente antigos. O analfabetismo funcional é encontrado nas séries iniciais do ensino fundamental, as dificuldades nos processos de escolarização, expressando o seu distanciamento de adequados padrões de qualidade.
Articular historicamente o passado não significa conhecê-lo ‘como ele de fato foi’, significa apropriar-se de uma reminiscência, tal como ela relampeja no momento de um perigo. Walter Benjamin (1940/1994, p. 224)
Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21016_8895.pdf. Acesso em 09/09/2017
Disponível em: . Acesso em 09/09/2017
...