O Analfabetismo no brasil
Por: mararcgoncalves • 11/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.862 Palavras (8 Páginas) • 642 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Amanda Prates RA: 9858514432
Andréia Magalhães RA: 9898541058
Cristina Moreno RA :9025446966
Mara Rosane RA: 9893520894
Sheila Angélica RA:9896549399
Cronograma de Atividades
SANTO ANDRÉ
2016
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Atividade Prática Supervisionada. Objetivo: abordar a ilustração entre teoria e prática da disciplina Expressão Artística na Educação Infantil. Apresentado a disciplina do curso de Pedagogia, 4º NA da Universidade Anhanguera de São Paulo, sob a orientação da Prof.ª Ligiane Raimundo Gomes.
Santo Andre
2016
RESENHA DOS CONTEUDOS PESQUISADOS
Podemos observar com os conteúdos pesquisados que a linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais,
A arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, na areia, na terra.
A arte na Educação Infantil apresenta-se como uma linguagem que tem estrutura e características próprias que possibilita à criança, no processo de criação, reformular suas idéias e construir novos conhecimentos em situações onde a imaginação, a ação, a sensibilidade, a percepção, o pensamento e a cognição são reativados.
A disposição das crianças é um ato criador ao mesmo tempo individual e coletivo. Ao reconstruir os sentidos das experiências para si, a criança articula as experiências externas às suas possibilidades de percepção e leitura de mundo. Não apenas reproduz o que percebe, mas cria outros sentidos, usa a imaginação, por meio da arte é possível adquirir a percepção sobre a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo-se analisar a realidade do local onde vive e criar possibilidades de transformação. Do mesmo, construindo com sua criatividade as possibilidades que for sendo desenvolvidas no decorrer do seu desenvolvimento.
Pensando nisso, realizamos inúmeras pesquisas que nos levaram a criação desse projeto, pesquisas essas que abriam espaços para que a transformação aconteça e se desenvolva juntamente com crianças que serão a imagem de um mundo melhor, mais limpo e saudável.
Vimos à carta da terra, que só veio a dar a certeza que precisamos influenciar nossas crianças de maneira positiva em relação ao cuidado, à importância e ao uso correto do bem maior que é a água
Vimos também os conceitos da educação ambiental e com isso sabemos o que oferecer como oferecer e a possibilidade de não prejudicar a ninguém com a estrutura do projeto, pois teremos apoio de entidades que se ocupam com esse tipo de trabalho.
Vimos arte na educação ambiental, com teatro, danças e artesanato e construímos projetos que além de ser orientador vai desenvolver a criatividade pessoal e em grupo das, fazendo que as crianças trabalhem a arte de maneira que desenvolvam o modo critico de ver as coisas e o mundo que as cercam e criando possibilidades para interagirem com outros onde construirão as atitudes de transformação.
Arte-educação e meio ambiente, pedagogia da terra, a presença da arte na educação infantil, o ensino da arte na educação infantil, as artes na educação infantil, todos esses sites de estudo foram vistos, analisados e aprofundados para o amadurecimento do nosso projeto, vimos leis que se formaram para proteger o meio ambiente, vimos à transformação na área da pedagogia unindo a arte com a educação de forma a preservar sua existência no mundo infantil, fazendo com que todas as crianças tenham acesso e todos os pedagogos tenham reciclagem constante sobre o assunto que lhes compete como intermediador da forma de se fazer a arte abrangendo vários aspectos e formas.
IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA A CIDADE DE TUPINARÉ.
Nosso projeto está voltado a ajudar a população da cidade de Tupinaré, através de um processo de licitação, a empresa que vencer irá desenvolver um projeto sobre a educação ambiental e queremos padronizar o desenvolvimento infantil para que esse seja uma nova forma de ensino dentro das escolas, envolvendo as crianças com o projeto teremos mais certeza da realização positiva do mesmo.
Temos por objetivo, transformar o meio ambiente de uma comunidade com a colaboração de seus moradores, principalmente as crianças que tem sua infância prejudicada por causa de maus tratos com o meio que vivem.
O lixo produzido e jogado a céu aberto, com proliferação de ratos e outros insetos transmissores de doenças transformam o local em um espaço degradado impossibilitando o desenvolvimento saudável das crianças que ali habitam.
Então através destas observações do espaço proposto para realização de nosso trabalho e de muitas pesquisas para desenvolver de forma correta resolvemos reunir a população do local, inclusive às crianças que serão o foco desse trabalho e propusemos realizar na praça e quadra de esportes que ali existe (ambas, porém sem conservação nenhuma) um projeto de melhorias onde as crianças e adolescentes terão participação ativa, trabalhando assim sua capacidade de expressão, desenvolvimento cognitivo, trabalho em grupo e principalmente conscientização dos cuidados do meio ambiente através da reciclagem.
Para isso usaremos da arte que no nosso ponto de vista é sem duvida
a melhor e mais compreendia forma de se expressar.
Por meio da arte é possível adquirir a percepção sobre a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo-se analisar a realidade do local onde vive e criar possibilidades de transformação, construindo com sua criatividade as atividades que forem r sendo desenvolvidas no decorrer do projeto.
Temos hoje inúmeros métodos de transformação através da reciclagem, porém muitas vezes o comodismo de não reciclar abrange um determinado local que esse acaba se tornando impróprio até mesmo para moradia, quanto mais para recreação e desenvolvimento saudável das crianças que ali habitam.
...