A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: sarahmonik • 25/6/2020 • Ensaio • 2.509 Palavras (11 Páginas) • 180 Visualizações
A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Académico: Cassiana da Silva Matos
Prof.: Silvana Carvalho de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1856) – Seminário Interdisciplinar V
19/06/2019
RESUMO
O presente trabalho tem o objetivo de abordar a importância da leitura e a formação de leitores na educação infantil e o quanto é relevante o incentivo das práticas de leitura para o crescimento de indivíduos críticos e para formação de leitores competentes, pois é um dos meios mais relevantes para a construção de novas aprendizagens. Destacando o papel da família, da escola como fio condutor, e do professor como mediador e um dos principais responsáveis pelo incentivo, pela aquisição da prática da leitura e consequentemente do hábito de ler. Aprende-se a ler, lendo, portanto, é fundamental que os professores juntamente com aos pais compreendam a importância da leitura no contexto da infância.
Palavras-chave: Leitura. Formação de leitores. Família e escola.
1 INTRODUÇÃO
O hábito de leitura na infância colabora com o aprendizado, desde a formação das palavras, até a memorização de regras ortográficas. Além da apresentação de números, letras, contextos históricos e conhecimentos na área de geografia.
Os livros infantis são ótimos instrumentos na educação de crianças e podem ser utilizados de diversas maneiras em sala de aula, para desperta o interesse da criança pela leitura desde os primeiros anos, sabemos que ensinar uma criança a gostar de ler é uma preocupação de muitos pais e professores, por isso, é importante que, desde cedo a leitura seja introduzida no dia a dia da criança de forma prazerosa e divertida.
Quanto mais cedo este hábito for inserido na vida da criança, mais fácil ela associara a leitura como uma atividade prazerosa, e assim maior a possibilidade de se tornar um leitor assíduo e um adulto mais critico e consciente quando crescer.
Essa reflexão sobre a importância de ler para uma criança e como essa prática contribui para formação de leitores, ganha força no momento em que se faz compreender o quanto é importante incentivar a leitura desde cedo através da contação de história, possibilitando que a criança tenha um contato maior com o mundo da leitura.
Para essa prática se tornar mais eficaz é indispensável a junção de pais e professores, pois um dará seguimento ao trabalho do outro. Uma boa relação entre pais e escola contribui para um melhor desenvolvimento dos pequenos, como seres humanos, estudantes e leitores.
Por isso essa investigação busca aborda a importância da leitura desde os primeiros anos de vida, faz-se necessária a participação do professor como incentivador, e o exemplo constante dos pais. A presente pesquisa foi bibliográfica, e, por meio de referências como, Abramovich (1997, Brenman (2002, Freire (2000, entre outros traçam discussões a respeito da formação de leitores, que fundamentaram a pesquisa.
2 O PROFESSOR COMO INCENTIVADOR DA LEITURA
O professor é antes de tudo promotor de leitura e formador de leitores. Ele deve ser um profissional comprometido com o projeto de leitura e apresentar estratégias para desperta na criança o desejo pela leitura, tornando-se assim um incentivador na formação de novos leitores.
Como um professor que não gosta de ler irá mostrar ao seu aluno que a leitura é importante? Como pedir a criança para fazer algo que nós mesmos não achamos prazeroso e não temos o hábito de praticar com frequência? Brenman (2002, p.102 traz essa reflexão da seguinte maneira:
Mas o prazer não se força, o prazer desperta-se. E como despertar o prazer por algo, se nem mesmo podemos praticá-lo? A maioria dos professores não pratica a leitura e, não o fazendo, fica difícil falar sobre ela e contagiar seus alunos.
Nesse sentido a Doutora em educação, Kaercher ( 2001, p. 83 afirma que:
Para formar crianças que gostem de ler e vejam na literatura uma possibilidade de divertimento e aprendizagens precisamos ter, nós adultos, uma relação especial com a literatura e a leitura: precisamos gostar de ler, ler com alegria, com diversão; brigando com o texto, discordando, desejando mudar o final da história, enfim, costurando cada leitura, como um retalho colorido, a grande colcha de retalhos-colorida, significativa-que é a nossa história de leitura.
Para ser possível aguçar o gosto pela leitura na criança, é importante que além do contato com a leitura, ela também tenha contato com pessoas que fazem uso dessa prática frequentemente, assim a estimulara a praticar também. O professor é assim uma referência para a criança, de maneira que aquilo que ele pratica em sala de aula ou até fora dela serve de exemplo para o educando. Antes de ler sozinha a criança é ouvinte, o que a torna sensibilizada para futuramente fazer uso da leitura de forma autônoma. A parti disso, vale salientar o que ressalta Abramovich ( 1997, p. 16:
É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias...
Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor e ter um, caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo.
A leitura é um meio pelo qual qualquer individuo tem acesso ao conhecimento, independente do tema, pessoas que tem o hábito de ler são mais informadas e mais atentas com relação ao que se passa pelo mundo. Ela proporciona ao indivíduo o desenvolvimento da imaginação, da curiosidade, da solução de problemas e compreensão dos acontecimentos. Portanto, se faz necessário o contato com os livros desde cedo, para que a criança não tenha dificuldade em criar o hábito pela leitura.
...