A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: 19832022 • 20/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.287 Palavras (10 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERDIDADE PITÁGORAS UNOPAR
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA - LICENCIATURA
ione rodrigues
RA29723544
KLEBER AMORIM LIMA
RA29725266
a gAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 4]
Imperatriz-MA
2022
ione rodrigues
RA29723544
kleber amorim lima
RA29725266
a gamificação em propostas da educação infantil
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina .
Orientador: Prof.
Imperatriz-MA
2022
SUMÁRIO1-
1-Introdução........................................................................................................4
1.1-Situação Problema........................................................................................4
2-Desenvolvimento: Gamificação: O que é? ......................................................5
3-Gamificação na Educação Infantil ...................................................................5
4-Gamificação e BNCC .......................................................................................6
4.1-Gamificação e BNCC na Educação Infantil...................................................7
5.Plano de Aula Educação Infantil ......................................................................7
6-Conclusão ........................................................................................................9
7-Referências ....................................................................................................10
1. INTRODUÇÃO
Com o surgimento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em 2018, surgiu também novas propostas e novas perspectivas em relação aos currículos e a aprendizagem no que se refere a gamificação, na educação infantil esses elementos que trazem jogos para o contexto escolar também foram amplamente difundidos. A gamificação já vem sendo trabalhada em várias etapas e modalidades de ensino e na educação infantil onde o lúdico deve sempre está presente também pode ser trabalhado de diversas formas. Gamificar didaticamente falando, significa trazer elementos dos jogos para outros ambientes e contexto fora do lazer.
Entender como surgiu a gamificação e seus benefícios é de fundamental importância para o educador, apesar de não ser uma tendência nova, pois desde os anos 80 já se tem alguns registros sobre práticas dessa metodologia, antes mesmo de ter-se criado o termo Gamificar, mas, essa gamificação só vai fazer sentido se aplicada com intencionalidade educativa, e na etapa da educação infantil podemos explorar bastante essa prática, tendo em vista que o brincar é um dos direitos da aprendizagem previstos em lei, partindo daí podemos inserir jogos para o desenvolvimento do raciocínio; desenvolvimento motor; desenvolvimento emocional e também utilizar jogos para desenvolver a socialização.
O objetivo de usar jogos e brincadeiras na educação infantil é fazer com que a criança possa aprender com as experiências vivenciadas no seu cotidiano. Podemos então utilizar a cultura maker para trabalhar os jogos na educação infantil, através da cultura maker que é indicada para fazer com que as crianças possam colocar a mão na massa e fugir das aulas monótonas, interagindo e participando ativamente da escolha das brincadeiras, ou jogos, sugerindo regras ou alterações. Analisando teorias que são abordadas por diversos autores como: Vygostsky, Piaget, Kishimoto e Friedmann que fundamentam o assunto. Entende-se então, a importância dos jogos na educação infantil e como estes podem influenciar o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos.
1.1-Situação Geradora de Aprendizagem
Durante um dos encontros, a coordenadora levou um material para leitura que falava sobre gamificação. Muitas professoras desconheciam o conceito e o que ele propõe em relação aos encaminhamentos pedagógicos. A partir dos estudos realizados as professoras consideraram que o termo está relacionado a utilização de mecanismos de jogo em contexto fora de jogo, como o processo educativo,estabelecendo assim, paralelos com a perspectiva lúdica, a forma criativa de abordar os conteúdos e a aprendizagem ativa. As professoras ressaltaram ainda que o jogo, o brinquedo e a brincadeira beneficiam as aprendizagens, e foram desafiadas pela coordenadora com a problematização: Como elaborar um plano de aula voltado para a Educação Infantil considerando a gamificação? A coordenação indicou ainda a utilização de jogos on-line de uma brinquedoteca virtual disponibilizados por uma universidade para enriquecer o trabalho realizado.
2-Desenvolvimento: Gamificação, O que é?.
A gamificação é baseada na utilização de elementos de jogos digitais(avatares, desafios, rankings, prêmios etc.) em contextos diferentes da sua propostaoriginal. Essa prática ainda conta com a presença constante das característicasinerentes ao jogo como a competição, os feedbacks instantâneos, a evolução e arecompensa (premiação). A gamificação na educação a partir de dinâmicas commissões ou desafios, ou até mesmo recompensas para os estudantes é uma dassoluções para incluí-la no processo de ensino-aprendizagem em sua escola.A utilização da gamificação na educação oferece inúmeras vantagens noprocesso de ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere à superação dodesinteresse dos estudantes em sala de aula. A gamificação também pode ser uma oportunidade de aproximar os pais darealidade escolar de seu filho. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2018, 98,1% dospais que se consideram gamers jogam com seus filhos e 79,8 dos que não seconsideram gamers jogam com eles. Então, está aí uma oportunidade de estreitar arelação entre família e escola. Ainda de acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes daspráticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e abrincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se deconhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com osadultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral dascrianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com osadultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação dasfrustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
...