A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Lidia Ribeiro • 13/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.690 Palavras (7 Páginas) • 135 Visualizações
PEDAGOGIA
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO – PTG
A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
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PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO – PTG
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS PRÁTICAS
Trabalho de Pedagogia apresentado a faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção de média no segundo semestre do curso de Pedagogia-licenciatura.
Orientador:
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SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1. GAMIFICAÇÃO: O QUE É? E SEU BENEFÍCIO NA EDUCAÇÃO 4
2.2. GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E POSSIBILIDADE DE TRABALHO A PARTIR DE SUA UTILIZAÇÃO. 4
3. PLANO DE AULA 6
4. CONCLUSÃO 7
5. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
Apresento neste trabalho, o tema: A Gamificação em Proposta de Educação Infantil. Sendo que, as suas principais idéias podem ser consideradas em práticas voltadas a Educação Infantil, essencialmente na vinculação aos campos de experiência tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. A gamificação tem como objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Cria um ambiente que permite que o estudante desenvolva muitas competências necessárias para a vida e pode ser utilizada no trabalho pedagógico em cenários escolares e não escolares que potencializa o desenvolvimento de habilidades cognitivas (planejamento, memória, atenção), habilidades sociais (comunicação, assertividade, resolução de conflitos interpessoais) e habilidades motoras.
Diante disso, considero a importância do tema e a necessidade de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores, a coordenadora da Escola Maria Montessori organizou um grupo de estudos sobre a BNCC. Durante os estudos as professoras terão a oportunidade de conhecer os campos de experiências e aprofundar os conhecimentos sobre a importância da ludicidade para o desenvolvimento infantil. Pois, muitas desconheciam o conceito e o que ele propõe em relação aos encaminhamentos pedagógicos. A partir dos estudos realizados as professoras consideraram que o termo está relacionado à utilização de mecanismos de jogo em contexto fora de jogo e ainda ressaltaram que o jogo, o brinquedo e a brincadeira beneficiam as aprendizagens, Diante do contexto as professoras foram orientadas a elaborar o plano de aula voltado para a Educação Infantil considerando a Gamificação.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. GAMIFICAÇÃO: O QUE É? E SEU BENEFÍCIO NA EDUCAÇÃO.
A Gamificação é uma expressão que tem se ouvido bastante no Século XXI, que em inglês significa gamification é um neologismo derivado da palavra game, que em português é jogo. Pode ser entendida também a partir da compreensão de outro termo: a ludicidade. Essa expressão é utilizada para se referir a um conjunto de ações que envolvem a aplicação de jogos e de brincadeiras principalmente na Educação Infantil. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver problema. Além disso, vale destacar que esse recurso também contribui para amadurecimento e o desenvolvimento infantil. A introdução de jogos na Educação Infantil permite o intercâmbio entre o universo lúdico da infância, com sonhos e brincadeiras, e o mundo adulto, com regras lógico-racionais. O uso da gamificação, não é necessariamente usar jogos prontos, esse, porém, é apenas um dos caminhos. Em vez de trazer jogos já existentes para a sala de aula, o educador pode explorar a gamificação através de certas dinâmicas com sua turma: a principal é trabalhar a partir de missões ou desafios, que funcionam como combustível para a aprendizagem.
Cito alguns principais benefícios da gamificação na educação: Maior interação social; Maior participação dos alunos em sala; Aulas mais dinâmicas; Desenvolvimento da criatividade; Autonomia e Colaboração; Promoção do dialogo; Alunos mais engajados, curiosos e motivados; Maior absorção e retenção do conteúdo; Melhora de resultados e desempenho; Desenvolvimento de competências socioemocionais.
2.2 – gamificação na educação infantil e possibilidade de trabalho a partir de sua utilização.
A primeira etapa da Educação Básica é a Educação Infantil, sendo que o primeiro contato seria em creche ou na pré-escola, significa na maioria das vezes a separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada. Ao acolher as crianças pequenas o objetivo passa ser ampliando, pois o educar e cuidar passa por um entendimento maior a criança traz de casa as suas vivências e os conhecimentos construídos no ambiente familiar e os educadores articula em suas propostas pedagógicas o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças. Diante disso, os professores precisam buscar formas de despertar a curiosidade e motivar a participação das crianças nas atividades escolares. Nesse sentido, a gamificação é um recurso bastante eficaz, uma vez que contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Podendo ser aplicada no processo pedagógico por meio de jogos analógicos ou digitais. Mas, para despertar o interesse e o engajamento dos estudantes, é preciso que esta estratégia apresente elementos comuns de qualquer jogo, como sistema de pontuação e de recompensas, além de regras e metas claras. “Já o caráter lúdico presente na atividade pode ser balanceado de acordo com a faixa etária do público-alvo”, por exemplo: Para crianças da Educação Infantil, ter personagens e cenários mais dinâmicos costumam ser um bom atrativo. Envolver brincadeiras desde uma caça ao tesouro, até um jogo de tabuleiro que despertam a curiosidade das crianças as motivam a buscar a recompensa, que auxilie na alfabetização. Por isso, a BNCC compreende os games com parte indissociável do universo das crianças e adolescentes nas novas gerações. Prova disso é que os games aparecem entre as competências Gerais e habilidade especifica para toda a educação Básica. Ou seja, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, sendo que a interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, que ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções. Portanto a BNCC esta estruturada em cinco campos de experiência, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que se baseia em: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimento; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala pensamento e imaginação; Espaços, Tempos, quantidades, relações e transformações e em conjunto a BNCC cita: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se.
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