A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Franklin Meneses • 26/9/2022 • Relatório de pesquisa • 1.185 Palavras (5 Páginas) • 93 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
INTRODUÇÃO
Ao longo dos de décadas os professores foram mediadores diretamente dos conhecimentos e da aprendizagem dos alunos desde os anos inicias até a sua vida acadêmica, aos poucos as tecnologias e as inovações com os novos conhecimentos vieram ganhando um lugar dentro do espaço escolar, com isso essas mudanças vieram mostrando bons resultados positivos dentro das escolas.
As atividades lúdicas nos últimos anos tem sido uma das inúmeras transformações dentro do espaço escolar, aonde de fato mostrou bons resultados na aprendizagem e mais anda dentro da educação infantil, fazendo as crianças aprender de forma lúdica conteúdos e conhecimentos através de jogos e brincadeiras, trabalhando as atividades de forma mais atrativas e diferenciadas dos métodos tradicionais.
Como a gamificação é um assunto ainda não muito discutido, a necessidade de conhecermos sua definição e suas aplicações são fundamentais para desenvolvermos trabalhos com essa nova ferramenta, além de descobrirmos se essa técnica é uma metodologia inclusiva diante de uma realidade que vivemos atualmente com grandes índices de crianças com especialidades.
Vamos ver a importância desse tema não apenas em sua forma de resumo, mas também dentro da construção de um plano facilitando melhor o entendimento desse tema sobre a gamificação na educação infantil.
DESENVOLVIMENTO
A aprendizagem tem passado ao longo de décadas por grandes mudanças e estratégias na aprendizagem, e quando se trata da educação infantil vamos ter um leque de mudanças, mas atualmente a gamificação tem ganhado de forma significativa um espaço dentro da aprendizagem e se destacado mais ainda na educação infantil, diferente de atividades lúdicas, a gamificação é uma estratégia através de jogos e brincadeiras com conteúdos trabalhados dentre de sala de aula, aonde a gamificação em propostas de educação infantil vem sido utilizada para melhorar o conhecimento e a aprendizagem dos alunos, com aplicação de técnicas alternativas dentro dos conteúdos trabalhados em sala de aula, a gamificação de conteúdos tem sido uma proposta com resultados surpreendentes.
Diferente do que muitos imaginam o educador não fica de fora, pois na gamificação o educador também é um mediador para as crianças em momentos que ajudam a aprender suas habilidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e a harmonia do espaço escolar onde encontramos inúmeras diversidades, diferente da forma tradicional o educador pode ter auxilio de jogos, brincadeiras, objetos, danças, pesquisas com a família, ou até utilização de uma musica entre outras formas, mas que para isso, ele desenvolva esses momentos com estratégias dentro ou fora do espaço
A educação infantil tem um papel muito importante dentro do aprendizado, ela colabora com o estímulo à competição saudável, aumenta o interesse nos temas estudados e é versátil: os jogos podem ser aplicados em ambientes escolar, sempre de forma paciente observando a assimilação da aprendizagem com a estratégia utilizada pelo professor.
A Gamificação sugere uma metodológia que envolve o uso da dinâmica de jogos em situações de não-jogo (como em uma aprendizagem de um conceito, por exemplo), e que é diferente da Aprendizagem Baseada em brincadeiras, que utiliza um jogo para criar ou melhorar uma experiência de aprendizagem.
Para trabalharmos a gamificação na Educação Infantil temos uma série de desafios, e ao mesmo tempo uma possibilidade de oferecer atividades para serem feitas pelas crianças fora do ambiente presencial, e juntamente com a família para que as propostas tenham sucesso e um aproveitamento de aprendizagem mais eficaz, ou seja, é uma ferramenta que veio para transformar o ensino e torná-lo mais atrativo e interessante.
A educação tem inúmeros desafios, e entre tantos temos a de incluir alunos de acordo com suas especialidades. E agora? A gamificaçao inclui esses alunos? Essa metodologia pode auxiliar a melhorar o aprendizado das crianças que enfrentam dificuldades em sala de aula, às vezes até mesmo por não conseguirem assimilar o conteúdo quando mostrado no formato tradicional expositivo. Os Alunos que tem dificuldades de atenção ou alguma outra especialidade, a gamificação vai mostrar com outros olhos o conteúdo através de estratégias desenvolvidas pelo educador, mas aplicada de uma forma gamificada com o conteúdo que o aluno mostra ter uma dificuldade maior de compreensão, facilitando o aluno ter outra visão do mesmo conteúdo.
...