A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: murilocoelho • 12/10/2022 • Artigo • 1.218 Palavras (5 Páginas) • 189 Visualizações
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SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4
2.1 O QUE É A GAMIFICAÇÃO ..................................................................................4
2.2 GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL..........................................................5
3 PLANO DE AULA......................................................................................................6
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
- INTRODUÇÃO
A proposta apresentada por este trabalho está A gamificação em proposta da Educação Infantil. O qual apresenta o que é a gamificação, como ela é utilizada na Educação Infantil e qual sua importância para a mesma.
A gamificação consiste em uma metodologia em que se aplica jogos e brincadeiras na educação durante o processo pedagógico. Com a aplicação dos jogos é possível desenvolver diversos sentidos e estimular a criatividade.
O educador pode explorar a gamificação de diferentes formas, como jogos prontos, assim como brincadeiras e jogos dinâmicos trabalhando a imaginação e desafios apresentados.
Sendo assim, o trabalho propõe conceituar o que é gamificação e apresentar como ela é aplicada na Educação e na Educação Infantil, aprofundando cada vez mais e vendo sua importância para a aprendizagem e o porquê os profissionais devem utiliza-la.
2 DESENVOLVIMENTO:
2.1 O QUE GAMIFICAÇÃO?
A gamificação, também conhecida como ludificação consiste no uso de jogos e dinâmicas para engajar pessoas, procurando resolver problemas e aperfeiçoando o aprendizado, buscando a motivação de ações e comportamentos dentro do ambiente em que se está inserido, como no ambiente externo.
A utilização da gamificação pode ser em qualquer ambiente, seja na educação ou na empresa em que trabalha, é a partir dela que ocorre o engajamento em busca de um objetivo, procurando sempre o melhor.
Em relação a educação, ela permite um envolvimento imenso, buscando diversos interesses, motivar a criatividade, o diálogo e a autonomia em resolver determinadas situações. A sua utilização na aprendizagem acaba ocorrendo por meios de jogos e dinâmicas, sejam eles virtuais ou físicos, sendo os virtuais o mais utilizado, permitindo assim grandes recompensas em relação a quem está aprendendo, fazendo com que o mesmo desenvolva o interesse dentro do ambiente escolar.
Ainda em relação a isso, permite com que o ambiente escolar estabeleça relações entre a família e a escola, permitindo que através das dinâmicas e dos jogos apresentados, possa ter uma ideia de como funciona o ambiente familiar do estudante.
Em relação a educação infantil, a gamificação permite diversas dinâmicas bem amplas, no quais permitem verificar muitas habilidades a serem desenvolvidas e que já foram desenvolvidas, procurando aperfeiçoa-las. Sendo assim, pode-se perceber habilidades como a autonomia, a motora e a concentração.
Com isso, pode-se observar diversos benefícios não só na parte da educação dos alunos, como também para os professores, no qual se permitem a aprenderem diversos recursos para ensinar, buscando sempre o melhor conhecimento e a melhor maneira de passar para seus estudantes, buscando sempre o alto padrão de qualidade de uma formar mais ágil.
2.2 GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFALTIL
A gamificação na educação é muito importante, pois é a partir dela que serão realizadas dinâmicas e jogos no quais permitem a avaliação das habilidades dos alunos. Procurando observar quais dificuldades eles apresentam e procurar maneiras de aprimora-las.
Além disso, o eixo estruturante da educação infantil se caracteriza nas interações entre as brincadeiras e experiências, permitindo com que a criança construa seus conhecimentos através de suas ações e iterações com colegas e adultos.
Com as dinâmicas apresentadas pelo educador, pode-se analisar a autonomia da criança, a concentração e a memória.
A autonomia se dá através do aluno, no qual deverá pensar, agir e se esforçar para vencer o jogo ou realizar a dinâmica, por conta disto, ele irá buscar mais conhecimentos para seu desempenho melhorar e participar de uma forma produtiva das atividades apresentadas. Além disto, o professor passa a ser apenas um guia de seus conhecimentos e ele passa a ser o grande protagonista.
A concentração consiste em um dos maiores desafios, já que a maior dificuldade é manter a atenção do aluno, portanto os jogos permitem que esta habilidade seja desenvolvida, pois a partir da concentração que a criança irá procurar maneiras de passar para uma próxima fase do jogo, ou ganha-la.
A memória consiste em estímulos visuais, no qual contribuem para a memória do aluno. Sendo assim, as dinâmicas e jogos contribuem para manter a atenção deles, fazendo com que se recordem do que foi passado anteriormente pelo educador, facilitando o processo de assimilação, fazendo com que a criança tenha um desempenho melhor na educação passada a ele.
O trabalho com a gamificação na educação permite muitas coisas, além de trazer novas perspectivas para o educador. Ela faz com que os seus limites sejam superados. E quando um jogo ou dinâmica apresentado é bem elaborado, ele permite que as crianças tenham percepção do eu, do nós e do outro.
- PLANO DE AULA
Plano de Aula | ||
Identificação | Escola | EMEB Estação Fazenda Venerando |
Turma | Fase 2 | |
Período | Matutino | |
Conteúdo |
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Objetivos | Objetivo geral
Objetivos específicos
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Metodologia |
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Recursos |
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Avaliação | Atividades
Critérios
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Referências |
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- CONCLUSÃO
O trabalho proporcionou verificar como a gamificação na Educação Infantil ajuda em sala de aula, ele mostra como trabalhar a ludicidade a partir de dinâmicas e jogos. Com a aplicação da gamificação o ensino se desenvolve melhor, pois infelizmente o modelo atual de aplicação de ensino não se aplica aos níveis de aprendizagem e ao utiliza-la transforma o ensino em algo diferente e chamativo, o qual ajuda a fixar o que já foi apresentado e a desenvolver diversas habilidades e dinâmicas. Além disto, com essa implementação é possível mesclar o ensino com a tecnologia, contribuindo pelo incentivo dos alunos, fazendo com que se sintam à vontade para cada vez mais adquirir conhecimento e desenvolve-los. Portado, é perceptível que com a implementação da gamificação o ensino só tem a melhorar, além de beneficiar ao educador e os alunos, o qual os ajudam a desenvolver diversas habilidades e verificar quais as maiores dificuldades a serem desenvolvidas.
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