A Gamificação na Educação Infantil
Por: Jéssica Ferreira • 19/10/2022 • Trabalho acadêmico • 2.078 Palavras (9 Páginas) • 110 Visualizações
UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
BELO HORIZONTE
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Para falar sobre a gamificação e em como introduzi-la no contexto da Educação Infantil, em primeiro lugar devemos levantar alguns pontos, o que é a gamificação? Quais são os elementos que dão base para redirecionar o aprendizado em práticas tão inovadoras? Como orientar esse processo sem perder o foco da aprendizagem? Nessa perspectiva analisaremos quais subsídios sustentam essa nova forma de programar esse recurso nos currículos da Educação Infantil.
A gamificação é um tema contemporâneo, traz inovações para a educação e seu objetivo visa proporcionar uma forma diferenciada de aprender brincando. A sua chegada se deu diante de uma nova realidade influenciada pelas transformações, sabemos que houve um avanço considerável na área tecnológica abrindo novas possibilidades para a comunicação e como surgimento mundial temos a internet.
Com o impacto dessas grandes mudanças, foi necessário adaptá-las à sociedade. No contexto educacional o ensino obteve um novo olhar sobre o brincar como parte do desenvolvimento da criança, segundo a BNCC:
“A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.” (BRASIL).
Diante do exposto vamos descobrir a gamificação como proposta na Educação Infantil precisa ser explorada e inserida no aprendizado?
Através do uso da internet em celulares, computadores, laptops, tablets, as pessoas se comunicam com outras e se entretêm com vídeos, jogos, notícias, entre outros. Estamos diante de uma geração cada vez mais conectada na internet e isso gera um grande movimento dentro da perspectiva educacional.
DESENVOLVIMENTO
A educação é parte fundamental da vida do ser humano, e a gamificação surge primordialmente para atender e superar os desafios em torno da educação. Como atingir o objetivo do ensino e aprendizagem com a gamificação? “““ “““ De acordo com o blog Geekie ‘a Gamificação (ou, em inglês, gamification) significa utilizar elementos de jogos de forma a engajar pessoas a atingir um objetivo”, também acrescenta “Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.” (Geekie).
Para que ocorra esse desenvolvimento surge o papel da ludicidade também para possibilitar novos meios de adquirir novas habilidades, como o uso dos jogos. Para Kishimoto:
“Ao permitir à ação intencional (afetividade), a construção de representações mentais (cognição), a manipulação de objetos e desempenho de ações sensório-motoras (físico) e as trocas de interações (social), o jogo contempla várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil (KISHIMOTO, 2008, p. 36)”. ( Livro didático ludicidade e educação pág. 114).
Diante de tantas análises e formas de pensar na ludicidade e seus tantos benefícios para o ensino e aprendizagem, apropriamos do uso da gamificação que sustenta toda essa abordagem convidativa de explorar e criar formas para aquisição de novos saberes para o público da educação infantil. De acordo com Zichermann e Cunningham (2011), “os mecanismos encontrados em jogos funcionam como um motor motivacional do indivíduo, contribuindo para o engajamento deste nos mais variados aspectos e ambientes”. “(artigo a gamificação e sistemática do jogo pág. 13)”. Ou seja, o jogo cria possibilidade do indivíduo se interessar e envolver na busca pelo desconhecido. Segundo Vianna et al. (2013),
A gamificação tem como princípio despertar emoções positivas e explorar aptidões, atreladas a recompensas virtuais ou físicas ao se executar determinada tarefa. Por isso é aplicada em situações e circunstâncias que exijam a criação ou a adaptação da experiência do usuário a um produto, serviço ou processo. (Artigo a gamificação e sistemática do jogo, pág. 14).
A se ver diante do desafio proposto, a criança envolvida com seus pares buscará formas de atingir o sucesso explorando, criando, adaptando-se, variadas maneiras que contribuirão para a aquisição de novas habilidades.
Conforme verificamos a gamificação está interligada com a atividade lúdica e ambas concretizam a Base Nacional Comum Curricular, pois o aprendizado norteado por meio de jogos cumpre os campos de experiências definidos por esse documento. De acordo com a BNCC:
“Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.” (Brasil pág. 40).
Podemos compreender que a gamificação como proposta pedagógica ampliará ainda mais o repertório e formas de aprendizado, a BNCC orienta que “Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças”. Nesse sentido, sabemos que na educação infantil se faz necessário utilizar todos os meios que contribuem e que estão de acordo com as leis e documentos para garantia do aprendizado integral das crianças na Educação Infantil.
...