A Gamificação Em Propostas De Educação Infantil
Por: BelaMor • 3/11/2023 • Trabalho acadêmico • 2.274 Palavras (10 Páginas) • 42 Visualizações
CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA
POLO: GUARULHOS
CIBELY DE PAULA MOREIRA
A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
GUARULHOS
2022
CIBELY DE PAULA MOREIRA
A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Produção Textual Individual apresentada como requisito parcial para o aproveitamento de crédito das disciplinas Norteadoras do curso de Pedagogia – Licenciatura, da Universidade ANHANGUERA UNIDERP.
Tutor EAD – Elber de Paulo
GUARULHOS
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO............................................................................05
2.1 A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................10
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo apresenta pesquisa realizada acerca dos métodos e inovações tecnológicas que se tornam necessárias para o aprimoramento do ensino aprendizagem nos dias atuais.
Têm-se como ponto de partida para que a pesquisa seja realizada, a atribuição de certos cuidados aos procedimentos didáticos que são exercidos pelas crianças na Educação Infantil.
A proposta tem referência à apresentação de um estudo de estratégias de gamificação num programa lúdico educativo para a Educação Infantil.
As metodologias procuram explanar as possibilidades pedagógicas no uso da gamificação na relação educativa e as relações estabelecidas entre o desenvolvimento da criatividade da criança, refletidas como conclusivas na estratégia de aprendizagem.
Com a finalidade de uma maior compreensão sobre o tema, para que haja uma organização no trabalho pedagógico exercido pelo educador, é necessário considerar algumas possibilidades, as quais visam o ensino intencional colocando em prática seus conhecimentos numa perspectiva de humanização e ainda significativa na Educação Infantil.
É necessário ressaltar a importância de ampliar e enriquecer o trabalho que disponibilize à criança, elementos essenciais para que não vivam limitadas em suas vivências e experiências.
O propósito do trabalho, é mostrar como é importante levar a gamificação à vida e realidade da criança, onde são mostradas as metas propostas que possam motivá-las e levá-las à significativas transformações de aprendizagem e melhoras nos rendimentos.
Portanto, entende-se que a gamificação objetiva trazer características de um jogo para um mundo real.
2. DESENVOLVIMENTO
É fundamental compreender que o papel da Gamificação é verificar que no lúdico pode haver uma grande contribuição no processo de aprendizagem.
A Gamificação traz elementos dos jogos para ambientes que em primeiro momento parecem opostos.
Os mecanismos desses jogos utilizados, permitem que sejam criados e despertados sentimentos e emoções, sem que quaisquer elementos do processo de aprendizagem não se percam.
Assim, será compreendido o uso lúdico da educação, diferenças da gamificação para o jogo e ainda as perspectivas das crianças, diante dessas reações.
E, compreender essas relações, dá o significado às características básicas de que são compostos os jogos e também suas mecânicas.
2.1 A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
De acordo com Alícia Fernandez, Psicopedagoga argentina, é importante a compreensão e importância de sabermos separar o jogar (entenda-se, brincar), do aprender, não deixando de dar o devido valor à ambos.
Nas brincadeiras, são descobertas riquezas de linguagem e, aprendendo nos apropriamos. Assim, é despertado o próprio interesse na criança no meio em que o jogo está inserido.
No entanto, somente no aprendizado acriança será capaz de absorver todo o conhecimento inserido agora nesse meio.
E, para que haja a construção de uma ferramenta do melhor dos dois universos, surge a Gamificação. Essa ferramenta, torna todo o processo de apropriação da linguagem, enquanto têm as mesmas referências de quando se descobre a riqueza da linguagem no jogo ou brincadeira.
Por sua vez, ela não resume-se apenas na criação de um jogo, mas sim na utilização de suas características como ferramentas.
”Aprender é quase tão lindo quanto brincar”.
As mecânicas dos jogos, se utilizadas como instrumentos, com o objetivo de que a criança obtenha identificação e interesse por todo o processo de aprendizagem, vai permitir a não descaracterização do processo de aprender.
A aplicação dos jogos em sala de aula, é aplicada como uma oportunidade e interação e socialização das crianças e busca a participação do grupo para compreender o que foi proposto pelo educador (Ribeiro, 2009). Para isso, é necessário de um planejamento organizado e um jogo que estimule a criança a buscar algum resultado, ele precisa ser interessante,
...