A Gamificação em Propostas da Educação Infantil
Por: vivisatolo • 27/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.950 Palavras (8 Páginas) • 73 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
AQUIDAUANA - MS
2022
A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Atividades Interdisciplinares apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de História da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Linguagem e Oralidade, Sociologia da Educação, Ludicidade e Educação, Campos de Experiências e Prática Educativa, Estudo Dirigido: Construindo uma Carreira de Sucesso - Licenciaturas.
Tutor: Profº Cilene Maria Cortez
AQUIDAUANA - MS
2022
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BNCC- INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS 6
3. A GAMIFICAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO A PARTIR DE SUA UTILIZAÇÃO 7
4. PLANO DE AULA 9
5. CONCLUSÃO 11
6. REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa salientar a importância da gamificação e suas propostas na Educação Infantil, o impacto que ela pode ter no aprendizado e como ela pode ser utilizada dentro do ambiente escolar.
Será comentado um pouco sobre a importância da Educação infantil e seu objetivo, juntamente com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Vivemos em uma sociedade em que as informações estão cada vez mais alinhadas com a tecnologia, e diante deste contexto se verificou a necessidade do professor se modernizar em sala de aula, trazendo diferenciados tipos de jogos com o objetivo de se ter uma aula mais interativa e que prenda mais a atenção do aluno.
O principal objetivo deste trabalho é mostrar a importância da gamificação nas escolas e como ela pode facilitar o ensino e estimular o aprendizado e desenvolvimento do aluno.
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BNCC- INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS
A educação é um direito assegurado a todas as crianças, segundo a Legislação Brasileira é obrigatório crianças a partir de 4 anos estarem matriculados em uma unidade de ensino. A educação infantil marca o começo do processo educacional, é prevista tanto por lei tanto por documentos educativos oficiais. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento normativo que tem como objetivo nortear a elaboração de projetos curriculares em instituição de educação básica no Brasil, visando à revisão das propostas pedagógicas, a formação dos professores, avaliações de ensino e livros didáticos. A Base Nacional é importante para promover a equidade de ensino em todo o país, o acesso à formação integral dos estudantes, desenvolvendo assim, tanto suas habilidades cognitivas como sua integração com o meio social, físico, cultural e emocional dos alunos.
Na Educação Infantil a escola tem o compromisso de colocar a criança no centro de aprendizagem, o que implica valorizar, reconhecer e propor ações didáticas que envolvam experiências e valores humanos. Com a normativa a educação infantil é dividida etariamente: creche, para bebês de 0 a 1ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses. A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento:
- Conviver com outras pessoas sejam crianças ou adultos;
- Brincar desenvolvendo a sua imaginação e sua criatividade;
- Participar de forma ativa nos diferentes espaços de sua vida
- Explorar o mundo, ampliando seus saberes e conhecimentos;
- Expressar suas necessidades, emoções, sentimentos e hipóteses;
- Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural.
Estes direitos asseguram condições para que as crianças:
“aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que a convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC, pg 37).
Nestes primeiros anos de formação na creche a na pré-escola o Ensino Infantil é focado em brincar e interagir, fazendo com que a criança consiga aprender na prática, ao mesmo tempo em que desenvolve a oralidade e a escrita. No processo de aprendizagem da Educação Infantil podemos citar as práticas lúdicas, ou ludicidade, que compreende o uso de jogos e brincadeiras fazendo com que a criança desenvolva melhor suas habilidades psicomotoras, cognitivas e sociais. As atividades lúdicas permitem que as crianças aprendam e desenvolvam suas capacidades por meio de brincadeiras, jogos, atividades musicais, proporcionando além da diversão, o desenvolvimento intelectual, físico e moral de cada criança. Como desdobramento da aplicação de jogos e de brincadeiras no processo pedagógico temos a gamificação, que consiste na incorporação do universo dos jogos no processo pedagógico.
A GAMIFICAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO A PARTIR DE SUA UTILIZAÇÃO
A Gamificação vem do inglês gamification, foi criada em 2002 pelo programador e desenvolvedor de jogos Britânico Nick Pelling, se trata do uso de mecânicas baseadas em jogos e tem como objetivo tornar o aprendizado do aluno mais dinâmico, rápido e fácil, além de motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas. O uso da gamificação na educação ajuda no estímulo de diversas habilidades como autonomia, memória e concentração. Utilizar a gamificação no processo pedagógico significa adotar a lógica, as regras e o design de jogos (eletrônicos ou analógicos) para tornar o aprendizado mais atrativo, motivador e enriquecedor. Ela possui estratégias eficazes para potencializar o aprendizado e proporcionar melhor engajamento do aluno. Ao utilizar os jogos em atividades pedagógicas, a sala de aula passa a ser um ambiente atraente e desafiador, podendo ter um aumento na participação dos alunos, melhoria na criatividade e autonomia, promoção do diálogo e foco na resolução de situações-problemas.
...