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A Gamificação em Propostas de Educação Infantil

Por:   •  4/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  55 Visualizações

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PEDAGOGIA

LARISSA BRAZ DOS SANTOS

MARIA JULIA AMORIM LANZA DA SILVA

NATÉRCIA LIMA DE JESUS SILVA

 A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Ribeirão Preto

2022

LARISSA BRAZ DOS SANTOS

MARIA JULIA AMORIM LANZA DA SILVA

NATÉRCIA LIMA DE JESUS SILVA

A GAMIFICAÇÃO EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia para a Atividade Interdisciplinar.

Prof. Silvana Maria Batista

Ribeirão Preto

2022

Sumário

Introdução..........................................................................................................

1. Gamificação e suas Possibilidades de Trabalho.................................................................................

1.1 Dicas de Atividades em Sala de Aula..................

1.2 Plano de Aula.....................................................................

1.3 Conclusão Final............................................

1.4 Referências....................................................

Introdução

Este trabalho  tem a finalidade de oferecer um conceito para o fenômeno da gamificação, que vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Recentemente, a sua aplicação vem sendo observada na educação, o que justifica a sua pesquisa aprofundada, a fim de descobrir os melhores caminhos para a sua utilização. Após a conceituação, segue uma breve descrição de um relato sobre a utilização da gamificação em um ambiente de aprendizagem e, por fim, algumas linhas gerais para a sua aplicação. O tema é de extrema importância em nosso momento atual, traremos o conceito da Gamificação na Educação Infantil, a importância dela nos dias de hoje, como elaborar uma plano de aula, dicas de jogos sendo tudo de uma forma dinâmica, fácil e rápida para o aluno. Explicaremos também sobre as possibilidades de trabalho com a Gamificação, formas de despertar o interesse dos alunos em sala de aula, motivar a ação resolver problemas e potencializar aprendizagens nas mais diversas áreas do conhecimento e da vida dos indivíduos.

Gamificação e suas Possibilidades de Trabalho

Na Educação a Gamificação potencializa o desenvolve, a criatividade, autonomia, aumenta a participação do aluno ajudando superar o desinteresse e promove o diálogo entre alunos e professores

Dentro da sala de aula é possível trabalhar com jogos, desafios e missões para que todos possam interagir. Fazer atividades que contém dicas, pistas, personagens e incentivos assim aumentando o engajamento dos alunos.

A BNCC visa a leitura, oralidade, dimensão intercultural , autoconhecimento, Empatia e outros, assim estimulando o aluno a ser o protagonista, onde o aluno passar a ter um papel ativo em sala de aula, deixando a postura passiva do modelo clássico de ensino.

Para utilizar a Gamificação não importa a idade ou ano escolar, ela sempre traz resultados positivos.

É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranquilidade, e tantas outras mais, é viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... (ABRAMOVICH,2002,p.17)

 

Dicas de atividades em sala:

Montar Minecraft em Grupos de 3 a 5 alunos. (Fortaleza a aprendizagem emocional e social).

Piaget (1976 apud RAU 2007, p.47) também ressalta a importância desse

instrumento no desenvolvimento de aspectos cognitivos da criança. Segundo ele, “o jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois, ao representar situações

imaginárias, a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato.”

Pintura é uma atividade bastante completa, por meio dela a criança consegue desenvolver tanto a coordenação motora quanto a criatividade. Lembrando que a prática da pintura exige um preparo do espaço para acontecer da melhor forma, propondo a liberdade criativa das crianças.

Massinha ajuda no desenvolvimento intelectual , gerando maior capacidade criativa, mesmo que seja um brincadeira que gera muita sujeira ela desperta muita interação com as crianças.

                                                                     PLANO DE AULA

                               Plano de Aula

Identificação

Escola

Monteiro Lobato

Turma

2°B

Período

Matutino

Conteúdo

  •  Oralidade
  • Movimento
  • Brincadeira de regras simples
  • Habilidades motoras de saltar com um e dois pés ,
  • arremessar, equilibrar.

Objetivos

Objetivo geral

Desenvolver a coordenação motora, equilíbrio e foco.

Objetivos específicos

Avaliar as noções espaciais e esquema corporal de cada aluno.

Interação com os alunos.

Verbos ligados ao:

- nível de conhecimento –Reconhecer números, coordenação

 motora , movimentos, diferenciar.

- nível de aplicação – Calcular, localizar, medir espaço .

- nível de solução de problemas –  Conhecer regras da

brincadeira, identificar

 brincadeiras da preferência da criança .

Metodologia

O professor de explicar verbalmente para ou alunos como se joga,

mostrar as variações e adaptações nas regras da brincadeira.

 Indicar os movimentos básicos de arremessar, saltar com um e dois pés e for fim se equilibrar.

1)Inicialmente, passar para as crianças a música “Amarelinha” da Xuxa.

2) Em roda de conversa dialogar sobre a brincadeira mencionada na música levantando alguns  questionamentos.

Quem já brincou de Amarelinha?

Amarelinha é uma brincadeira fácil ou difícil ?

Além da Amarelinha, quais brincadeiras gostam de brincar ?

         

   3)Explique as regras da brincadeira e o procedimento de alternância de jogadores.

4) Ajude as crianças a se organizarem em pequenos grupos de 3 a 5 elementos.

5) Distribua um espaço de brincadeira para que cada grupo desenhe a sua amarelinha.

6) Relembrar com as crianças como foi a brincadeira, deixar que digam sobre

o que mais gostaram. Solicitar que a turma realize uma pesquisa com os

familiares, interrogando se já brincaram de amarelinha. Pedir que os familiares

 registrem com os filhos.

7)Pedir que as crianças contem uns aos outros como foi a pesquisa em casa.

Deixar que uns ensinem aos outros as diversas formas de brincar de amarelinha.

Recursos

Um local com sombra es espaço suficiente para o desenvolvimento da brincadeira.

Giz de cera para a montagem.

Algo para ser lançado durante a brincadeira assim identificando até onde a

 criança deve ir, (bolinha de papel).

Avaliação

Observar durante a brincadeira se algum aluno tem dificuldades em executar algum movimento.

Atividades

Pular.

Contar os números.

Critérios

 Quantidade de acertos.

 Interação com os colegas.

Referências

Copyright@2022Pedagogia ao Pé da Letra

https://novaescola.org.br

 Amarelinha. Disponível em:

(www.pedagogiaaopedaletra.com) Acesso em: 03 Mai. 2022.

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