A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
Por: povofm • 31/5/2015 • Dissertação • 2.095 Palavras (9 Páginas) • 618 Visualizações
JANAÍNA REZENDE DE SOUSA
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminário Interdisciplinar V.
Professores: Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana, Maurílio Cristiano Batista Bergamo,Marlizete Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.
Almenara
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO.........................................................................................05
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................10
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................11
INTRODUÇÃO
A pesquisa desenvolvida objetiva compreender/refletir um pouco e conhecer sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, associando os conhecimentos e conceitos teóricos adquiridos nas disciplinas, enfocando a importância da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Nota-se a importância da Literatura Infantil na aprendizagem, a mesma contribui com a criança no aprender brincando, através dos jogos direcionados, atividades lúdicas, contos, fantoches, dentre outros, além de estimular a autoconfiança e a autonomia, proporciona situações que desenvolvem a linguagem, raciocínio, construindo conhecimento.
Percebe-se o quanto é importante que a criança, desde cedo tenha contato com os livros, estimulando o gosto e o interesse pela leitura; sabe-se que o livro é uma fonte valiosíssima que através da fantasia, da imaginação, levando a criança a compreender melhor a si mesmo e o seu mundo.
Destaca-se que é fundamental a função didática e lúdica da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, enfocando adequação à faixa etária o que contribuirá na aprendizagem e compreensão da literatura infantil e da contação de histórias para o desenvolvimento infantil.
DESENVOLVIMENTO
Quando se fala em literatura infantil percebe-se que a mesma constitui-se uma peça fundamental para a formação de novos leitores, além de educar, ampliar a imaginação, criar fantasia, instruir e divertir, ela contribui imensamente na aprendizagem e na construção de pensantes e críticos. E é nessa linha de pensamento que percebe contribuição que o educador infantil deve valorizar, na sua prática, o ato da instrução e também no lúdico na sala de aula com a possibilidade do educando tornar-se um leitor por natureza, um ser que gosta de ler e aprecia a leitura.
Diante disso, veja o que diz Arce e Martins (2007):
Ao oferecer uma linguagem capaz de seduzir, a literatura infantil pode ocupar um bom espaço na vida das crianças. Se levarmos em conta que nesse período se inicia o caminho para o mundo dos livros, podemos arriscar e dizer que uma criança que tem contato com o livro tende a ser um adulto leitor (ACRE & MARTINS, 2007, p.163).
É perceptível que a literatura infantil transporta a criança para um mundo onde a imaginação é aguçada onde ela pode ser levada de um mundo a outro vivenciando realidades e emoções diferentes, portanto, a sua aplicação e desenvolvimentos são importantes.
Na vida da criança, a literatura infantil tem muita relevância, pois ela propicia que sejam desenvolvidos diversidades de fatores os quais serão primordiais para o seu desenvolvimento cognitivo, emoções e aspectos de cidadania. Assim, percebe-se a importância do contato direto com os textos literários. Abramovich (1997) pontua que “a partir do contato com um texto literário de qualidade a criança é capaz de pensar, perguntar, questionar, ouvir outras opiniões, debater e reformular seu pensamento”.
Entende-se que os contos de fadas, as historinhas infantis nos levam ao mundo da fantasia, o que é fundamental para o desenvolvimento da criança. E é através deles que a criança aprende a lidar com sensações, desenvolver sentimentos, emoções, etc. Dessa forma, isso é fundamental e encantador, pois hoje eu posso relembrar as histórias contadas por meus pais. Por exemplo: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Menina Bonita do Laço de Fita, João e o Pé de Feijão, O Patinho Feio. Foco aqui o Patinho Feio, onde eu senti pena dele, ficava triste. Hoje vejo a mesma história de forma diferente, e diante a isso, quantas vezes nos sentimos um Patinho Feio, ou ainda, quantos patinhos feios existem por aí excluídos e discriminados? O mundo infantil é realmente encantador e surpreendente.
Percebe-se que no mundo infantil, as situações se constituem a partir do lúdico e do faz-de-conta, fazendo a criança tornar-se autora de seus papéis, elaborando ações dos personagens, escolhendo, julgando, emitindo valores, podendo, até mesmo pensar e solucionar problemas de forma livre das pressões situacionais da realidade imediata. Pois, segundo Faria “o texto literário oferece ao leitor a possibilidade de experimentar uma vivência simbólica por meio da imaginação suscitada pelo texto escrito e/ou imagens” (FARIA, 2008, p. 19).
Analisando a história “O Patinho Feio” procura-se destacar as relações que a criança institui em relação à ilustração do livro e de que forma isso influencia no desenvolvimento cognitivo infantil.
Para Palo (1998):
Palavra, som e imagem constroem, simultaneamente, uma mensagem icônica que se faz por inclusão e síntese, sugerindo sentidos apenas
...