A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Clesia Silveira • 8/1/2018 • Trabalho acadêmico • 4.682 Palavras (19 Páginas) • 196 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL[pic 1]
Silveira, Clésia de Souza¹
RU 768369
RESUMO
A música como linguagem permite a quem a prática, o conhecimento e a exploração de novos códigos linguísticos dando-lhes amplas possibilidades de comunicação e expressão, vista como linguagem expressiva e comunicativa através da ampliação de seus modos de relacionamento com o mundo. A música está presente no cotidiano das crianças, através dos brinquedos musicais que fazem parte da vida da criança desde muito cedo, é por meio dos acalantos, das parlendas, dos brinquedos ritmados entre mãe e bebê, que se estabelecem as primeiras experiências lúdicas, musicais da vida humana. Mais tarde, outros tipos de brincadeiras musicais, cada vez mais dinâmicas e diversificadas, vão ampliando os referenciais auditivos do individuo, num processo sempre crescente. Este processo tende a se intensificar com o acesso aos meios de comunicação de massa e as diferentes fontes sonoras.
A música esta presente em vários momentos na rotina da educação infantil, fazendo necessário o estudo da música como instrumento facilitador do aprendizado. Tendo a música poder de atração sob a criança, esta deve ser utilizada de forma a possibilitar o total desenvolvimento do individuo através da exploração da comunicação com as pessoas em sua volta, da criatividade, da expressão dos sentimentos, imitação, percepção e reflexão.
Palavras – chave: Música. Educação Infantil. Prática Pedagógica. Linguagem.
[pic 2]
[1]
1 INTRODUÇÃO
O tema intitulado trata a importância da música na educação infantil como prática pedagógica, destacando sua influência e contribuição na aquisição de conhecimentos, desenvolvimento e aprendizado do ser humano.
O ser humano interage com as pessoas e o ambiente através da fala, da escrita e da linguagem corporal, plástica e musical. Sendo a música uma linguagem capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, estando presente em várias culturas, sendo uma importante forma de expressão humana integrando aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos. Estudando a história da humanidade, observa-se que a música sempre fez parte da vida do homem. Em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos.
Vários estudos comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente as crianças em fase de desenvolvimento e aprendizado do mundo. Baseado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 45):
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL.1998. p.45).
Por meio da música a educação se realiza de maneira tranquila e prazerosa, levando a criança a compreender a importância das relações, da socialização, vivenciando o respeito ao próximo, desenvolvendo autonomia e o senso - critico, sendo contribuinte para o desenvolvimento global da criança.
2 CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE A MÚSICA
Não se sabe ao certo quando surgiu a música e nem sua real origem, segundo Bréscia (2003, p.49), na história da humanidade, a música sempre foi elemento presente e importante, a autora relata que alguns estudos antropológicos identificaram as primeiras músicas sendo utilizadas em rituais das sociedades antigas, num período histórico posterior, as músicas passaram a ser utilizada nas procissões organizadas pelos reis do Egito antigo, e em louvores a lideres, onde tinha caráter religioso, e empregado em rituais de agradecimento e oferendas, os sons eram produzidos com movimentos corporais e da natureza.
Segundo o dicionário Aurélio (2010, p.523.), Música: Arte e ciência de combinar os sons de modo agradável à audição; composição musical; música escrita; conjunto ou comparação de músicos.
Pressupõe então que a música seja uma organização lógica e sensível de combinações coerentes entre som e silêncio, fazendo uso dos princípios fundamentais da melodia, ritmo e harmonia. Nas manifestações artísticas a música é vista como produto cultural capaz de despertar diferentes emoções nos ouvintes.
Ao longo do desenvolvimento da humanidade a música passou por várias transformações agregando valores, costumes e culturas de cada região.
A música como linguagem, permite o conhecimento e a exploração de novos códigos linguísticos, dando-lhes amplas possibilidades de comunicação, expressão e socialização.
De acordo com Brasil (1998), a música é linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos.
Música e homens se identificam em elemento comum a ambos, que é o tempo. O tempo é um acontecer, sendo um processo que vem a ser. “A identidade entre o homem e a música é tanto mais acentuada quanto esta última lhe possibilita viver através da forma sonora a sua própria liberdade”. (BRANDÃO, 1953, p.13).
Apreciar, interpretar e até mesmo criar uma música, possibilita ao homem superar seu próprio sofrimento, transcendendo as angústias de sua vida, de acordo com Brasil (1997):
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL, 1998, p. 45).
...