A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NAS SERIES INICIAIS
Por: Sauanna • 23/8/2017 • Artigo • 4.983 Palavras (20 Páginas) • 784 Visualizações
A IMPORTANCIA DA BRINCADEIRA NAS SERIES INICIAIS
1. Adenilda de Araújo Ramos
2. Rita Maria de Araújo
RESUMO
O presente artigo tem o propósito de apresentar a importância do brincar para a criança, uso de jogos como instrumento de aprendizagem no processo educativo, onde a criança aprende brincando de forma lúdica. Jogos, brinquedos, criança é uma combinação perfeita e inseparável, Eles despertam as idéias, socialização, motivação e criatividade. Trazem-lhe também, formas, imagens, e símbolos para serem manipulados. Traçar as idéias dos principais autores sobre a ludicidade e suas relações com a aprendizagem.
Palavras Chave: Jogos, Motivação, Socialização, Criatividade e Cognição.
ABSTRACT
This article aims to present the importance of playing for children, use of games as a learning tool in the educational process, where children learn playing through play. Games, toys, child is a perfect match and inseparable, they awaken ideas, socialization, motivation and creativity. Bring you also, shapes, images, and symbols to be handled. Trace the ideas of the principal authors of the playfulness and its relationship with learning.
KEYWORDS: Games, Motivation, socialization, Creativity and Cognition.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo citar a importância do brincar com os jogos e as brincadeiras, despertando idéias, socialização, motivação, e criatividade. Trabalhar os valores, resgatando as brincadeiras antigas vivenciadas do tempo de meus avôs até os dias de hoje.
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1. Aluna do curso de Pedagogia do Instituto Educacional Ruymar Gomes-IERG.
2. Professora Especialista em Psicopedagogia e orientadora do curso.
No brincar as crianças se colocam desafios e questões que vão além de seu comportamento diário, levantando hipóteses na tentativa de compreender os problemas que lhes são propostos pelas pessoas e pela realidade com a qual integram. Logo, ao brincar, as crianças exploram, perguntam e refletem sobre as formas culturais nas quais vivem e sobre a realidade circundante se desenvolvendo psicologicamente e socialmente. No ato de brincar ocorrem trocas, as crianças convivem com suas diferenças, dá-se o desenvolvimento da imaginação e da linguagem, da compreensão e apropriação de conhecimentos e sentimentos do exercício da iniciativa e da decisão. O brincar é, pois, uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento e a educação das crianças. A abordagem dos conteúdos de forma lúdica, desperta também o interesse e o envolvimento dos alunos com os assuntos neles abordado.
A brincadeira é, por sua vez, um meio para a criança elaborar e reelaborar o conhecimento são processos essenciais para aprender sobre o entorno. Os brinquedos orientam as brincadeiras. Ao conceber o brincar como elemento da cultura, ou seja, como atividade construída socialmente - que oferece às crianças a possibilidade de criar e recriar, a cada nova brincadeira, a realidade que a cerca- estabelecer um vínculo com a função pedagógica da escola, que é fazer com que cada aluno possa conhecer o mundo em que vive conhecer a si mesmo e as outras pessoas de forma ativa, construtiva e baseada nas interações que estabelece com seus pares e com os adultos.
A poderosa nação de que somos todos aprendizes e aprendemos melhor por meio do brincar faz com que o professor desenvolva as capacidades de reconhecer e ampliar os conceitos científicos. É importante que o professor que o professor descubra o que cada aluno sabe e pensa sobre uma determinada questão, ou seja, existe a necessidade de relacionar as atividades cientificas às experiências de vida real das crianças.
Habilidades de olhar, investigar, planejar, solucionar problemas, explicar, interpretar, formular perguntas, levantar hipóteses, explorar, registrar, respeitar as evidencias, reflexão crítica, curiosidade, flexibilidade e sensibilidade a coisas vivas e ao meio ambiente, devem fazer parte das atividades do dia a dia da sala de aula, desenvolvendo, assim, uma atitude cientifica. Nessa perspectiva, a educação sobre o meio ambiente está voltada aos alunos na construção de um entendimento básico sobre como funcionam os sistemas naturais e as atividades de impacto do ser humano sobre eles.
Brincar envolve conceitos como linguagem, expressão, desenvolvimento psíquico, reflexão, entre tantas outras. Mas esses tantos conceitos não são inerentes ao ser humano desde que se sabe da sua existência? Todas essas mudanças ocorriam, embora não houvesse, à época, estudos que a explicassem.
Sabemos que sua evolução é tão antiga quanto à do homem. As bolas de gude, por exemplo, remontam do Egito Antigo; os soldadinhos de chumbo eram utilizados em jogos de guerra na França. Por outro lado, as bonecas tinham outro conceito e os primeiros modelos feitos a partir de barro datam de 40 mil anos.
Já os famosos bichos de pelúcia, entre eles, o adorado urso, podem ter surgido no século XIX. Por fim, os carrinhos surgiram da inspiração dos carros de verdade, no início do século XX e até hoje são inspirados nos modelos originais e feitos a sua semelhança, em tamanho reduzido.
Diante da variedade de brinquedos antigos e atuais, nada mais do que a bola. Ela reina absoluta quicando em quadras, corredores, jardins, quebrando janelas de crianças em todos os níveis sociais e intelectuais. Variam em cores, texturas, peso, mas são protagonistas na vida das crianças e adolescentes no mudo inteiro. No Japão, há mais de 6000 anos, elas eram feitas com fibras de bambu.
REFERENCIAL TEORICO
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde o mais remoto tempo. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc. (CAMPOS)
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