A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: 182br4es • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.994 Palavras (8 Páginas) • 353 Visualizações
FACUDADE EDUCACIONAL DA LAPA-FAEL
BRUNA RAFAELA GOMES DE MACEDO, ACADEMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE DA LAPA.
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COLNIZA-MT
2018
BRUNA RAFAELA GOMES DE MACEDO
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo cientifico para aprovação do trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado para a Faculdade Educacional da Lapa sob orientação do Prof.ª Valeria juliana Tortato Monteschio.
COLNIZA-MT
2018
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monteschio, Tortato, juliana, Valeria
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo, relatar sobre a importância da música para a educação infantil, podendo ressaltar que é extremamente importante para o desenvolvimento da criança, as brincadeiras, a arte, a dança, e na música não seria diferente, pois é nessa parte que a criança começa a expressar que sente, oque ela assimila do mundo ao seu redor e as regras que as regem, é nas suas expressões artísticas reproduzindo através de gestos oque assimila entre realidade e fantasia. A ludicidade na educação infantil é extremamente importante para que as crianças se desenvolvam, brincando e expressando seu sentimento nas brincadeiras ela se transforma no que querem, socializando com os demais colegas essa atividade lúdica.
.
Palavras-chaves: Brincadeira – Lúdica – Música – Dança
1 INTRODUÇÃO
A música para cada um de nós é especial, nos faz relembrar de fatos antigos, nos faz chorar, nos alegra, e sempre temos uma reação a ela, muitas vezes ficamos indiferentes. Para a criança ocorre o mesmo, ela ao mesmo tempo em que está sentada quieta na sala quando se inicia uma música que ela gosta ela já se levanta e começa a dançar, é isso que a música possibilita, a integração, o desenvolvimento, a expressão da criança, e devemos ter em conta que toda atividade lúdica é importante, sempre deve ser levado em conta essa importância na hora de fazer o planejamento na educação infantil. A música para ser uma ferramenta bem utilizada tem que ser bem preparada, não é só chegar em sala e colocar qualquer música infantil sem nenhum planejamento, sem um objetivo específico do que se espera alcançar com tal atividade, uma atividade com música bem preparada é uma ótima forma de aprendizagem. Neste trabalho irei abordar a importância da música para a criança, sua história na educação infantil, e também falar sobre a Ludicidade e sua relação com a música. E é por meio deste trabalho que pretendo abrir os olhos dos educadores em relação a música pra que lhes dê sua devida importância, porque além de nos alegrar, a musica trás enormes benefícios aos seres humanos e principalmente nas crianças, a música é calmante, cativante e muito alegre, ela nos ensina de uma forma doce sem pressão.
2 EMBASAMENTO TEÓRICO
A Ludicidade na educação infantil é extremamente importante para o desenvolvimento da criança, pois é na brincadeira, na arte, no teatro, na dança e na música que ela consegue expressar o que sente, o que assimila do mundo ao seu redor e as regras que as regem, é nas suas expressões artísticas que ela vai reproduzir o que assimilar.
Em sua brincadeira ela se transforma no que quer, em uma professora, em uma mãe, é por ela também que ocorre a socialização com os colegas, a atividade lúdica muitas vezes é vista de forma equivocada, que tem somente a função de distrair, que seja somente um passatempo, não é vista como uma atividade que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento e aprendizagem da criança é preciso mudar essa mentalidade, começando por nós mesmos, valorizando o brincar espontâneo da criança, e ao mesmo tempo observar com atenção suas brincadeiras, pois é através dela que entenderemos o desenvolvimento e vivências aprendidas por ela.
“Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer” (Cunha 2001, p.14).
Em muitas brincadeiras de construção com materiais recicláveis ou qualquer outro tipo de material que os incentive a criar por sua própria conta é importante, pois assim eles desenvolvem a sua criatividade, porque eles precisam usar sua imaginação para criar, o professor deve orientá-los sobre o que ele espera de tal atividade, mas não deve ditar ao aluno o que fazer, e deixe-o soltar a sua imaginação, assim ele criará muito mais que uma peça mecanizada eles irão criar peças únicas e especiais pois elas os representaram.
Muitas vezes nos perguntamos o que a ludicidade tem a ver com a música? Tudo, porque na música há brincadeira como também na brincadeira há música.
Desde os tempos antigos a música já era uma forma de expressão, ela antecede até mesmo a fala, era pela música que eles se comunicavam, e ao longo dos séculos sua importância só se fez aumentar, um acorde dependendo da nota mexe com nosso corpo de variadas formas.
Segundo Bréscia (2003, p. 31), “Pitágoras demonstrou que a sequência correta de sons, se tocada musicalmente num instrumento, pode mudar os padrões de comportamento e acelerar o processo de cura”.
A música é vida, e nela encontramos várias funções, ela pode ser terapêutica, educacional ou social, a música é de suma importância, é através dela que a criança desenvolve sua habilidade de memorização, interação e audição, é através dos sons que a criança desenvolve seu gosto pela música.
Na educação infantil a música tem um grande valor, através dela podemos ensinar sobre os animais, matemática, a cuidar do meio ambiente entre outras, é por meio dela que as crianças aprendem e ensinam também, pois geralmente as músicas cantadas nas escolas elas ensinam os familiares em casa, isso desenvolve a interação entre a família e a escola, pois através da música que a criança reproduz em casa a família saberá que ela está se desenvolvendo bem na escola.
...