TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na educação infantil o brincar é influenciador na aprendizagem probatória, possibilitando através do lúdico, conhecer a aprendizagem como processo social. A asserção do lúdico é promover uma alfabetização significativa na prática educacional, é introduzir o conhecimento através das características do conhecimento do mundo, promovendo o rendimento escolar além do conhecimento, oralidade, pensamento e o sentido. Por meio do brincar possibilita que o professor possa intervir de maneira apropriada, não interferindo e descaracterizando o prazer que o lúdico proporciona.

Em princípio o brincar auxilia a criança no processo de aprendizagem, ele vai promover situações imaginárias em que ocorrerá no desenvolvimento cognitivo, facilitando a interação com pessoas as quais contribuirão para uma extensão de conhecimento. O brincar é uma prática pedagógica, que contribui para o desenvolvimento infantil e cultural. Brincar não é apenas ter um momento destinado para deixar a criança à vontade em um espaço com ou sem brinquedos e sim um momento que podemos ensinar e aprender muito com eles.

Os pedagogos tem utilizado a brincadeira na educação, pois é muito importante na formação da personalidade, sendo uma forma de construção de conhecimento. Portanto a atividade lúdica permite que a criança se prepare para a vida, entre o mundo físico e social.

O jogo é classificado como uma atividade lúdica que tem valor educacional, o uso do mesmo no ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem, o jogo é um estimulo natural da criança funcionando, como um grande motivador, é através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo, o jogo mobiliza esquemas mentais, e estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço, integra várias dimensões da personalidade, afetiva, social, motora e cognitiva.

Em alguns casos o desenvolvimento da criança e seu procedente aprendizado ocorrem quando participa ativamente, seja discutindo as regras do jogo, seja propondo soluções para resolvê-los. É de suma importância que o professor também participe e que sugira desafios em busca de uma solução e de participação coletiva, o papel do educador neste caso será de incentivador da atividade.

Em relação ao brinquedo é fundamental para a infância e permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento da criança. Ela estabelece com o brinquedo uma relação natural e consegue extravasar suas angústias e entusiasmos, suas alegrias e tristezas, suas agressividades e passividades. Ao responsabilizar a atividade lúdica e educativa, a brincadeira propicia diversão, prazer, potencializa a exploração, a criação, a imaginação e a construção do conhecimento. O educador deve separar brinquedos necessários conforme a idade, com objetivos de promover o desenvolvimento da aprendizagem e infantil.

É claramente visto que a ludicidade, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos são meios que a criança utiliza para se associar com o ambiente físico e social de onde vive, estimulando sua curiosidade e ampliando seus conhecimentos e suas habilidades, nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Através do brincar a criança organiza as brincadeiras, os jogos, os brinquedos, encarando o conhecimento, e o professor deve ser o mediado com a criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com