A INFLUÊNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS
Por: Rosa Fira • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.191 Palavras (5 Páginas) • 1.013 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PRÉ-PROJETO DE TCC
A INFLUÊNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS
Trabalho apresentado pelas alunas:
Rosângela Lauriano Ribeiro da Silva RA: 6828455935
Kelly Romão Pinheiro RA: 6689376229
Erika Pinheiro Romão RA: 6665380104
Fernanda Bissoli Teixeira RA: 6622257825
Jacareí-SP
2016
[pic 3]
A INFLUÊNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS
Orientador Alexandre Cesar dos Santos
Jacareí-SP
2016
[pic 4]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
4 METODOLOGIA DA PESQUISA 7
REFERÊNCIAS 8
1- INTRODUÇÃO
No ambiente escolar, mais precisamente no decorrer das aulas de Educação Física, percebe-se a exacerbação da competitividade, da falta de atitudes positivas, de posturas de Cooperativadas e companheirismo por parte dos alunos, deixando de lado o envolvimento diante do desejo de se realizar um trabalho conjunto, de respeito mútuo e de conduta colaborativa.
Entretanto, nota-se que por suas características, as aulas de Educação Física escolar deveriam configurar um espaço diferenciado, com ricos instrumentos e práticas pedagógicas, tornando o ambiente de aprendizagem mais interativo e solidário, em que a vivência com o outro seja valorizada e praticada como algo a ser construído para uma melhor e mais ampla vida social. Portanto, a fim de auxiliar nesta perspectiva os Jogos Cooperativos surgem como facilitador pedagógico.
Correia (2006) afirma que os Jogos Cooperativos já apresentavam suas raízes em tempos antigos e que por esse motivo não pode ser citado como uma descoberta recente e muito menos pertencente a uma civilização moderna. Nesse sentido, ainda para o mesmo autor, os Jogos Cooperativos oferecem um papel onde não se enquadram a exclusão, a seleção e tampouco a agressividade e o exagero da competitividade, que se encontram presentes nos Jogos modernos, bem como na sociedade. Sendo assim, os Jogos Cooperativos configuram a atividade física como um espaço de aprendizado cooperativo, baseado na aceitação, no divertimento e envolvimento dos seus indivíduos.
Para Cintrângulo (2006), a Educação Física escolar molda culturalmente o corpo do aluno fazendo com que ele crie e desenvolva um estilo criativo e pessoal. E sendo a Educação Física um método educacional cabe a ela a responsabilidade de formar o indivíduo por completo, mentalmente, fisicamente e espiritualmente.
A escolha deste tema partiu da curiosidade acerca da importância dos Jogos Cooperativos frente à socialização e ao impacto que a mesma exerce nas aulas e na
Relação professor/aluno, aluno/aluno e aluno/sociedade, colaborando diretamente para a formação cognitiva e afetiva infantil.
A pesquisa também visa auxiliar no processo de conscientização dos educadores físico atuantes sobre a importância da utilização dos Jogos Cooperativos em suas aulas no Ensino Fundamental, a fim de formar uma nova base de dados sobre o tema para fomentar futuras pesquisas no âmbito dos Jogos Cooperativos – Educação Física e alertar aos estudantes da área sobre as diferentes formas e métodos de aprimorar habilidades e capacidades de seus futuros alunos.
Assim, levanta-se como problema de pesquisa: quais as influências dos Jogos Cooperativos, praticados nas aulas de educação física escolar, no desenvolvimento da cooperação de alunos do Ciclo I? .
2 JUSTIFICATIVA
O desenvolver desse estudo consistiu em um esforço de compreender sobre os jogos cooperativos, tomando como base o fato dessa formação promover ora implicitamente, ora explicitamente, a manutenção do sistema de reprodução social. Da análise e reflexão frente aos documentos utilizados como referencial bibliográfico, atingi as conclusões expostas a seguir.
Pensar sobre o jogo cooperativo é aprender a ver e ler um código que não é composto por letras, não faz parte da rotina da maioria dos professores, olhar, entender e analisar um jogo é perceber a construção do sistema de representação de uma criança, valorizando aquilo que tem significado para ela.
...