TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE COMO MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  5.430 Palavras (22 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE PERNAMBUCO -FACESP

DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ALUNA: ERIVONEIDE LUZINETE DE SOUZA

PROFESSORA: GISLAYNE SIMONE RIBEIRO DE CARVALHO E SÁ

A LUDICIDADE COMO MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Petrolina – PE

2021

A LUDICIDADE COMO MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

SOUZA, Erivoneide Luzinete

RESUMO

Este trabalho de pesquisa teve o intuito de compreender o uso da ludicidade: brincadeiras, brinquedos e jogos infantis para a aprendizagem de educandos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1ºano ao 5º ano). Como base teórica sobre a historicidade das práticas lúdicas na infância. Além destes, procurei diálogos sobre o desenvolvimento, o aprendizado e a ludicidade com Vygotsky, Kishimoto e Santos, dentre outros. O motivo da pesquisa surgiu através da necessidade dos alunos da Escola Municipal São José, no Distrito de Ibó, Município de Abaré – BA, onde conheço e  vejo as dificuldades dos mesmo. Além disso, a temática é discutida na Educação Infantil e a abordagem desta pesquisa é levada para o Ensino Fundamental. Percorri muitos pensadores e pude perceber que as atividades lúdicas são extremamente válidas ao se tratar de crianças, pois, a criança nasce lúdica, sem noção do que seja trabalho.

PALAVRAS-CHAVE:Escola Primária, Aprendendo, Motivação e Brincadeira.

ABSTRACT

This research aimed to understand the use of playfulness: play, toys and children's games for the learning of educated in the first segment of Elementary School (1st to 5th year). As a theoretical basis on the historicity of playful practices in childhood was used the authors Philippe Ariès and Marcos Cezar de Freitas. Besides these, I sought dialogues on development, learning and playfulness with Vygotsky, Kishimoto and Santos, among others. The reason for the research came from the need of the students of the Escola Municipal São José, in the District of Ibó, in the municipality of Abaré - BA, where I minister and see the difficulties of the same. The idea was to make my classes more motivated, since the group pushed-separates play area with such intensity. In addition, the theme is discussed in Early Childhood Education and the approach of this research is taken to Elementary School, an area that has been active for five years. I went through many thinkers and I realized that play activities are extremely valid when it comes to children, because the child is born playful, with no concept of what work is.

KEYWORDS: Primary School, Learning, Motivation, and Play.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho de conclusão de curso, visa um estudo profundo acerca do contexto da Ludicidade na educação ainda na esfera infantil, sendo que o mesmo mostra observações e oferece caminhos a ser trilhados por leitores do mesmo, fazendo referência a importância de termos sempre como prioridade em sala de aula essa importante ferramenta como metodologia de estudo.

Sabemos que o uso de jogos, e da ludicidade como um todo, está presente na vida humana desde os seus primórdios. Na Grécia antiga, assim como na idade média já havia a utilização de jogos. Durante esse período, e por muito tempo, a atividade lúdica era vista apenas como sinônimo de jogo e de divertimento, possuindo um caráter não sério. Posteriormente o lúdico foi trazido como um forte instrumento da educação. Frobel 2006, em sua proposta para a educação infantil, realizou estudos nos quais foi atribuída grande relevância ao brinquedo.

               Pesquisadores como Vygotsky(1998) e Piaget (1965) fizeram análises de todo o processo do desenvolvimento infantil, mostrando a importância da presença do jogo na vida humana demonstrando que eles favorecem não apenas a aprendizagem, mas também o desenvolvimento e a interação social do indivíduo.

               Com isso, o objetivo geral da pesquisa é verificar como os futuros educadores dão importância ao lúdico, e ainda, saber se estão trabalhando o lúdico como uma boa forma de promover a aprendizagem das crianças na educação infantil e no cotidiano escolar. A pesquisa também pretende observar e analisar se a educação infantil encontra-se preparada para desenvolver o aspecto lúdico.

Logo, a escolha do tema justifica-se pela  necessidade de entender o  presente  processo  abordado, bem  como, corelacionar com o que vivenciou-se nas  observações de campo, particularmente a confecção de materiais lúdicos pedagógicos para a realização de oficinas educativas com os alunos. Sem dúvida, tal experiência foi inesquecível, norteando o caminho a ser seguido pela pesquisadora na área da educação: o ensino através da metodologia lúdica. É da natureza humana a busca do conhecimento, e tal ação encontra-se presente em todas as fases da vida do ser humano. Pois o homem vive a constante busca pelo saber, pelo aprender, e, de certo modo, parece que tal jornada é prazerosa, configurando-se como uma grande fonte de prazer e importante forma de comunicação, em especial, na infância.

Infere-se assim então que o brincar, no contexto educacional, proporciona não somente um meio real de aprendizagem, como também permite que os educadores possam aprender sobre as crianças e suas necessidades. Criar condições para a brincadeira é uma ação que está cada vez mais presente no núcleo escolar e não somente em espaços restritos fora da escola. Tais atividades devem ser levadas a sério pelos profissionais que atuam principalmente na educação infantil, pois faz-se importante conhecer a função do lúdico no desenvolvimento infantil, uma vez que não se tem aí somente meras brincadeiras que educam e formam o sujeito, acompanhando a evolução física e mental deste e contribuindo para o seu amadurecimento, mas sim, a utilização, de maneira mais adequada, de tudo aquilo que torna o lúdico, segundo Santos (2010), em algo prazeroso e complexo, e que não pode ser definido como simplesmente o ato de “brincar”.

Logo, temos  como  Objetivo Geral: Analisar como a utilização do lúdico influencia na motivação dos alunos, e na  relação que o professor estabelece com seus alunos de educação infantil no processo educativo.

E os Objetivos Específicos: Em busca de respostas para o problema aqui apresentado, e para que o objetivo geral seja atingido, têm-se os seguintes específicos:

  • Analisar como as metodologias aplicadas na Educação  Infantil conceituam o lúdico:
  • Identificar como é feita a abordagens do lúdico na formação estudantil das crianças:
  • Investigar as experiências com a prática de ensino lúdico junto aos estudantes na alfabetização:
  • Constatar se os estudantes do referido nível educacional compreendem o lúdico como agente facilitador do desenvolvimento e a aprendizagem ou como o compreendem.

  1. REVISÃO DA LITERATURA.
  1. O Lúdico durante toda  História da Alfabetização.

            Sabe-se que o lúdico hoje tem um papel importantíssimo na alfabetização, pois através dele é possível contornar um grande problema encontrado no processo de aprendizagem, que é o desinteresse que pode ser adquirido pelo aluno ao se deparar com o conteúdo didático tradicional. As dificuldades encontradas para alfabetizar nossas crianças nas escolas brasileiras, principalmente públicas, e os métodos de ensino justificam a necessidade do lúdico na alfabetização, embora em muitos casos o educador não o utilize por continuar apostando unicamente na forma tradicional de ensino ou até mesmo por não saber utilizá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (118.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com