A LUDICIDADE NA PEDAGOGIA
Por: Krol Diniz • 23/9/2021 • Trabalho acadêmico • 2.419 Palavras (10 Páginas) • 401 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................1
2 DESENVOLVIMENTO 1
- 2.1 PROPOTA CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
1
2.1.1 FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA
1
- 3.1.1.1 Desenvolvimento na sequência didática
1
2.1.1.1.1 Ludicidade 1
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 1
3.2 Animais trabalhados 1
3.3 Tabela da sequência didática 1
3.4 Tabela dos eixos 1
3.5 Tabela de interação .................................................................................................
3.6 Tabela de socialização ............................................................................................
3.7 Tabela de um exemplo de sequência......................................................................
4 CONCLUSÃO 1
REFERÊNCIAS 1
APÊNDICES 1
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 1
ANEXOS 1
ANEXO A – Título do anexo 1
- INTRODUÇÃO
Compreendemos a suma importância da sequência didática na Educação Infantil pois possibilitam um trabalho organizado paulatinamente, possibilitando o crescimento e o aprofundamento em conceitos e em saberes, pouco a pouco, de acordo com a curiosidade e estimulação presentes em salas de aula. É a sequência didática também que garante que o professor não vai privilegiar um conhecimento em detrimento do outro pois se não houve um planejamento criterioso de uma sequência, acaba-se por optar e desenvolver muitas ações de um campo apenas do conhecimento.
Em todas as fases da vida o ser humano está aprendendo e descobrindo novas coisas. A infância é a fase que a criança vivencia e apropria- se dos seus saberes é nessa etapa que o adulto o instrui a oportunidade de novos conhecimentos.
As brincadeiras fazem parte do desenvolvimento infantil desde quando nascem.
A opção por sequência didática na Educação Infantil é prática que vem ao encontro das necessidades de nosso tempo. É uma ferramenta sem valor igual para a organização do trabalho pedagógico na infância.
O Currículo da Educação Infantil —0 a5 anos — é centrado nos eixos Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo e deverá contribuir para prática e vivência pedagógicas plenas de êxito e alegria, culminando com aprendizagem satisfatória e significativa das crianças.
- DESENVOLVIMENTO
Os conteúdos seguintes aborda vários campos de conhecimentos, que contribuem para neurociências e, é claro, garantem viver as experiências da infância, e a partir deles, educadores possam entender o que é uma sequência didática para a infância e como se estrutura uma passando por todos os parâmetros curriculares nacionais.
Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil. Isso porque, na infância, a forma como a criança interpreta, conhece e opera sobre o mundo é, naturalmente, lúdica. (A importância da Ludicidade na Educação Infantil - Editora Opet - Blog Educacional).
- PROPOTA CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ao brincar desempenha- se um papel extremamente importante na constituição do pensamento infantil. É através dele que se inicia uma relação cognitiva do indivíduo com o mundo de eventos, coisas, símbolos e pessoas que o rodeia. A partir da brincadeira, a criança reproduz o discurso externo, o internaliza, interpreta e constrói seu próprio pensamento. Essa acaba sendo a linguagem infantil, à qual Vygotsky (1984) atribui um importante papel para o desenvolvimento cognitivo à medida que sistematiza as experiências e colabora com a organização dos processos em andamento.
Por isso, devemos valorizar e direcionar a brincadeira, quando utilizada como instrumento pedagógico. Processos de pré-alfabetização, por exemplo, podem acontecer de forma natural e fluida quando realizados à partir da ludicidade.
[pic 9]
- FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA
A educação deve ser essencialmente lúdica, prazerosa, fundada nas mais variadas experiências e no prazer de descobrir a vida, colocando as crianças em contato com uma variedade de estímulos e experiências que propiciem a ela seu desenvolvimento integral. Essas ações são desenvolvidas e fundamentadas numa concepção interdisciplinar e totalizadora. As ações desenvolvidas fundamentam-se nos seguintes princípios:
1) Educação ativa e relacionada com os interesses, necessidades e potencialidades da criança;
2) Ênfase na aprendizagem através da resolução de problemas;
3) Ação educativa ligada à vida e não entendida como preparação para a vida;
4) Incentivo da solidariedade e não da concorrência
As brincadeiras e os jogos são essência da influência e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento de forma contextualizada no mundo infantil.
- Desenvolvimento na sequência didática
Bem como, as atividades lúdicas se trabalhada corretamente, proporcionam condições adequadas ao desenvolvimento;
...