A Ludicidade na Pedagogia
Por: Nataliavieiracam • 11/10/2018 • Monografia • 1.867 Palavras (8 Páginas) • 433 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
GUARAPARI
2018
natália dos Santos Vieira[pic 6]
[pic 7]
o uso de jogos e brincadeiras como metodologia de ensino na educação infantil
Projeto apresentado ao Curso de pedagogia da Instituição faculdade Pitágoras, campus Guarapari
Orientador: Thaysa Massari
Guarapari
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12
REFERÊNCIAS 13
1.INTRODUÇÃO
A infância é a principal fase de aprendizados, ela pode fazer toda a diferença na vida da criança quando bem aproveitada e explorada. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da ludicidade na educação infantil, utilizando esse método como facilitador da aprendizagem. As crianças aprendem muito mais brincando e é na brincadeira que elas passam a despertar curiosidades, experimentam o mundo dos adultos através das brincadeiras de faz de conta, além de se socializarem com mais facilidade.
Além de pesquisar como o professor tem mediado esse processo durante os jogos e brincadeiras, que por hora deve ser mediada e outras livres para que usem a criatividade, desenvolvam autonomia e criem suas próprias negociações durante a brincadeira.
As escolas por sua vez, estão compreendendo a importância de trabalhar utilizando a ludicidade como fator importante no aprendizado da criança, a ausência desse recurso pode afetar o aprendizado significativo da criança além de criar traumas no processo de aprendizado engessado.
Contudo percebe-se a importância da utilização do uso de jogos e brincadeiras como metodologia de ensino, cabendo ao professor fazer do ambiente escolar harmônico e propicio a um aprendizado divertido, favorecendo a troca de experiências, cativando assim seus alunos, e promovendo assim um ensino eficaz e lúdico a todos alunos.
1.1 O PROBLEMA
De que forma o uso de jogos e brincadeiras farão a diferença no processo ensino-aprendizagem da criança?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Discutir sobre a importância da utilização do uso de jogos e brincadeiras como instrumento metodológico de suma importância, tal esse que fará a diferença no desenvolvimento do aluno durante todo o período escolar.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Destacar a importância dos jogos e brincadeiras nas séries inicias.
- Identificar como a ausência do uso desses recursos lúdicos podem fazer diferença no aprendizado dos alunos dentro e fora da escola.
- Analisar o papel do professor durante o trabalho com jogos e brincadeiras .
3 JUSTIFICATIVA
O brincar está na vida das crianças a muitos anos, é nele que as mesmas desenvolvem a maior parte da socialização, imaginação e alegrias. E não somente em casa as escolas também passaram a aderir esse processo como recurso de muita importância para o processo de ensino aprendizagem na educação de crianças.
o uso de recursos como jogos e brincadeiras desperta a atenção e interesse das crianças, logo um maior aprendizado, desenvolvendo também a criatividade. O professor está cada vez mais antenado e passou a entender a importancia do uso desses instrumentos como parte da sua metodologia de ensino, que nela os alunos absorvem mais aprendizado e concentração de forma lúdica, não somente como hora da brincadeira.
Enfim o professor que planeja as brincadeiras e jogos e sabe a hora de intervir terá resultados satisfatórios durante o ano todo, proporcionará aulas prazerosas para os alunos e obterá grande retorno.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sabemos que o brincar faz parte desde muito cedo na vida das crianças, e a partir disso os professores devem criar estratégias para através desde, trazer ensinamentos significativos a elas, considerando sempre a ludicidade. É através das brincadeiras que o mundo das crianças é revelado, se tornando algo prazeroso e libertando a criatividade. Sendo assim, o uso de jogos e brincadeiras quando utilizado com sabedoria e um poderosíssimo aliado no processo de alfabetização, além do desenvolvimento motor, intelectual e social.
Nas palavras de Teixeira, (2010, p. 49), a importância da brincadeira fica clara quando ressalta que:
Por meio da brincadeira, a criança aprende a seguir regras, experimentar formas de comportamento e se socializar, descobrindo o mundo ao seu redor. Brincando com outras crianças, encontra seus pares e interage socialmente, descobrindo, dessa forma, que não é o único sujeito da ação, e que, para alcançar seus próprios objetivos, precisa considerar o fator de que outros também têm objetivos próprios.
De acordo com o autor a brincadeira se faz importante pois através dela a criança conhece mundos, cria estratégias e situações, por meio dos jogos vai aprendendo que a obedecer as regras e também que nem todo dia agente ganha, o perder também faz parte da brincadeira, contudo ainda vimos na maioria das escola o ensino ainda é feito de forma muito tradicional, e quando acontece o momento de jogos e brincadeiras nem sempre a feita de forma correta, orientada, com um objetivo de aprendizado por menor que seja. Através da ludicidade o aprendizado se torna muito mais significativo e prazeroso, além de tirar essa coisa de aprendizado memorizado que se cria desde a infância.
...