A Ludicidade em Espaços Escolares e Não Escolares
Por: 1v3d • 26/9/2019 • Dissertação • 2.417 Palavras (10 Páginas) • 386 Visualizações
[pic 1] CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD Terceiro semestre
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares
Professora Mestre: Lucia Eugenia Pittas Martini NOTA: 0,0 a 2,5
Acadêmico (a): RGM: 053.
Polo:
[pic 2]
Antes de realizar as atividades leia as Orientações para cursar a disciplina de Ludicidade, texto postado no Arquivo. Salve o texto para ter acesso frequente e atenda todos os itens solicitados.
Para responder as questões, estude com calma o conteúdo das aulas 1 e 2, assista as aulas vídeo: 1- Fundamentos e conceitos de Ludicidade, 2- Histórico do uso dos jogos na Educação Ocidental e leia os artigos postados no arquivo: Aula 1: Paideia, paidia ou ludus? (Vasconcelos). Aula 2: O brinquedo na Educação (...), de Kishimoto. Estes textos vão enriquecer seus conhecimentos e preparar-lhe para realizar com êxito as próximas etapas. As demais atividades deverão ser respondidas e postadas gradativamente. Respeite os prazos e facilite o trabalho de correção >>> Evita enviar as outras atividades na mesma data.
Atividades da Aula 1 – 2019 b
1.1 A ludicidade é uma atividade inerente a todo ser humano, independe de idade, cultura ou raça. A relação entre o lúdico e a criança inicia-se nos primeiros meses de vida e se prolonga por toda a vida. Esse processo não se limita apenas ao brincar por brincar porque é bem mais complexo e envolve outras necessidades, tais como:
Assinale a alternativa correta e que contempla o enunciado: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) A imitação
B ( ) A representação,
C ( ) A afeição, necessidade fundamental entre a criança e as pessoas do se convívio.
D ( ) Essas ações favorecem o crescimento e a aprendizagem.
E ( ) Todas as alternativas completam o enunciado.
1.2 Na brincadeira de faz de conta estão presentes a imitação e a função simbólica (atividades lúdicas), essas ações comprovam a presença da inteligência simbólica, capacidade que permite:
I – A repetição, capacidade que ocorre já nos primeiros meses. Essa ação provoca prazer na criança e ela então repete várias vezes a mesma atividade.
II – A criação de imagens mentais (simbologia) na ausência dos objetos ou das ações já realizadas.
III – A contraposição, posição ou disposição em sentido contrário (confronto).
IV - A utilização de esquemas verbais (linguagem) capacidade originária dos esquemas motores ou jogos de exercícios, repetições prazerosas.
V – O manuseio dos brinquedos e objetos para representar e compreender o mundo que a cerca (uso da simbologia e da analogia).
São afirmações corretas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) I, II e III
B ( ) I, II e IV
C ( ) I, III e IV
D ( ) II, IV e V
E ( ) Todas as afirmações são corretas e completam o enunciado.
1.3 Conceitos são expressões que definem, caracterizam ou representam uma ideia, um termo ou uma categoria, dentro de um contexto específico. Para entender a teoria lúdica, é preciso entender os principais conceitos que se destacam a seguir:
I – Atividade lúdica é uma expressão que identifica todas as ações ou atividades que proporcionam diversão, alegria e prazer, que propiciam a “plenitude da experiência” (Luckesi).
II – Brincadeira é a atividade natural da criança que implica em coletividade e seriedade, resultando em comportamentos espontâneos e geradores de prazer.
III – Brinquedos educativos são os materiais utilizados na educação infantil e que permitem à criança ingressar no universo sociocultural, ampliando o desenvolvimento das áreas afetivas, psicomotoras, cognitivas e sociais.
IV - Jogo didático ou pedagógico: atividade que favorece a aprendizagem, independente- mente de estar relacionado a um determinado conteúdo.
V – Lúdico, do latim ludus, é um termo que remete especificamente à infância, qualidade de qualquer ação que estimula a fantasia, o divertimento ou a brincadeira da criança.
São afirmações falsas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,3 ( )
A ( ) I e II
B ( ) II e IV
C ( ) II e V
D ( ) III e IV
E ( ) III e V
Atividades da Aula 1 – 2019 b
2.1 O ato de brincar é ação inerente não apenas ao ser humano, também os animais brincam. Pode-se afirmar que a brincadeira fez parte da cultura humana em todas as civilizações.
I - Desde os povos primitivos, em todas as civilizações, o lúdico esteve presente, porém, nem sempre sua ação resultava em prazer ou divertimento.
II - Estudos confirmaram que em muitas culturas o lúdico fazia parte das tarefas diárias de crianças e adultos, como a caça e a pesca, que buscavam satisfazer as necessidades vitais.
III – Nas cavernas encontram-se desenhos e escritas de povos pré-históricos que descreviam as lutas dessas civilizações primitivas.
IV - Os primeiros registros sobre o jogo como ação educativa no ocidente, remontam ao século III a.C., na Grécia Antiga.
...