A Ludicidade na Educação
Por: 2016201613 • 1/10/2018 • Resenha • 384 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
A Ludicidade na Educação.
Neste artigo são discutidos os principais fundamentos da ludicidade na educação e a propõe como recurso pedagógico na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa proposição é feita com base no aporte teórico de Vygotsky (1984) e Piaget (1976, no que diz respeito a construção do conhecimento e importância do jogo nessa construção. Sobre a importância do lúdico no processo de ensino aprendizado e na formação do educador. Uma das consequências do estudo da ludicidade é a desmistificação de que a brincadeira é apenas um passatempo, portanto desprovido de possibilidade de aprendizagem, ao contrário disso, o jogo ou a brincadeira, além de proporcionar alegria a alunos, é capaz de desenvolver diversas habilidades e construir conhecimentos importantes para o processo de ensino-aprendizado.
A diferenciação entre jogo e brincadeira fica mais clara, quando diz que no jogo existem as regras desde o início e a brincadeira se inicia a partir da imaginação e a regra é construída no decorrer da brincadeira, de acordo com a necessidade.
A partir desse momento no capítulo, vem as contribuições com relação a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem e construção do conhecimento. Aponta que o jogo contribui para o processo de assimilação e acomodação na construção do conhecimento e é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois ao representar situações imaginárias, a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato. Propondo sucessivos sistemas de jogos de exercício, simbólico, de regras e de construção. Traz também orientações sobre montagem e organização da brinquedoteca, respaldadas nas ideias de Cunha (2007) e Costa (2002).
Para Vygotsky (1984) a brincadeira e o jogo atuam diretamente na zona de desenvolvimento proximal, possibilitando avanços na construção do conhecimento da criança quando utilizados com fins educativos e também quando acontecem de maneira espontânea.
O texto também ressalta a importância sobre os objetivos que deve ter uma brinquedoteca: valorizar os brinquedos e as atividades lúdicas e criativas, possibilitar o acesso a variedade de brinquedos, emprestar brinquedos, dar orientações sobre adequação e utilização de brinquedos, dar condições para que as crianças brinquem espontaneamente, criar um espaço de convivência que propicie interações espontâneas e desprovidas de preconceitos, entre outros. E para finalizar, a importância não somente da formação inicial, mas sim da tamanha importância da formação continuada dos professores, procurando se qualificar cada vez mais, assim melhorando.
...