A MÚSICA COMO FERRAMENTA NA LINGUA ESTRANGEIRA
Por: ROSAMD • 30/8/2016 • Monografia • 4.903 Palavras (20 Páginas) • 241 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CULTURA YLYSSES BOYD-ISECUB
PSICOPEDAGOGIA
IVAN
A MÚSICA UMA FERRAMENTA NA LINGUA ESTRANGEIRA
VITÓRIA - ES
2010
IVAN
A MÚSICA UMA FERRAMENTA NA LINGUA ESTRANGEIRA
Monografia apresentada ao Curso de Psicopedagogia do Instituto Superior de Educação e Cultura Ylysses Boyd-Isecub, como requisito parcial para a obtenção de grau em Psicodagogia.
Orientador: Profº Frederico André Gonçalves Feital, MSc.
VITÓRIA - ES
2010
Dedicamos este trabalho a minha família e aos amigos, pelo apoio indispensável, que me apoiou, em cada dia desta difícil, mas feliz caminhada.
AGRADECIMENTOS
A Deus que me permitiu persistir...
A minha família pelo apoio, em todos os momentos compartilhados e não permitiu que o desânimo fosse mais forte, que á vontade de chegar à conclusão desta jornada.
A todos os amigos que estiveram presentes e induziu a continuar na busca dos meus objetivos. A todos os professores do curso de psicopedagogia da UNICIDADE com os quais tive a oportunidade e o prazer de aprender.
Por fim, gostaria de agradecer a todos que participaram da pesquisa contribuindo assim para a efetivação deste trabalho
“A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original.”.
Albert Einstein
RESUMO
Esta pesquisa trás uma abordagem e contextualização no ensino da língua estrangeira para alunos do ensino fundamental através da música. Atualmente a língua falada, vem clamando por renovações no ensino da ortografia. Questiona-se também a atual concepção de como se aprende e fala a língua estrangeira. Sabe-se que a típica aula de língua estrangeira no Ensino fundamental é sempre aulas expositivas, onde o professor escreve no quadro negro, aquilo que acha importante sem ouvir os alunos, ou planejamento pedagógico. Objetivou-se nesta pesquisa abordar esse tema específico despertando o interesse nos alunos e educadores com métodos interdisciplinares no Ensino do Inglês. O método utilizado foi o da pesquisa bibliográfica, cuja estrutura contribuiu para que o tema adquira forma e sentido. Espera-se que nesta pesquisa possa servir de inspiração e que desperte nos educadores o espírito motivador a inovar as aulas, contextualizando no seu dia-a-dia. Conclui-se que o tema possa servir de inspiração para os educadores e educando utilizando o que se aprendeu em sala de aula, no seu do trabalho, no seu cotidiano entre outras finalidades.
PALAVRAS CHAVES: Motivação, Inovação, Contextualização.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................07
1.1 PROBLEMA......................................................................................................07
1.2 OBJETIVOS......................................................................................................08
1.2.1 Objetivo Geral.............................................................................................................08
1.2.2 Objetivos Específicos..................................................................................................08
1.3 DELIMITAÇÃO................................................................................................................08
2 METODOLOGIA.....................................................................................................10
2.1 TIPO DE PESQUISA............................................................................................10
1 – INTRODUÇÃO
A escola ocupa lugar de destaque na vida dos jovens e da sociedade brasileira, é ambiente de socialização, aprendizagem, de trocas de experiências e discussões de temas relativos ao cotidiano. A língua estrangeira, enquanto disciplina, possui alguns desafios para o educando e educador no processo ensino-aprendizagem, dentre esses desafios podemos destacar a necessidade de interpretação de fatos para obtenção de resultados, aplicação e desenvolvimento de estratégias como a músicas e outros desafios que o educador terá que ter a habilidades para diagnosticar em sala de aula.
Além desta problemática, a matéria em questão torna-se pouco atrativa quando não relacionada com a prática do dia-a-dia. Desta forma, através do presente trabalho , pretende-se evidenciar a importância da música para o dia-a-dia dos alunos, e como ela pode ser trabalhada de tal modo que amplie o interesse dos estudantes e professores pela língua estrangeira.
O professor por sua vez, organiza novas maneiras de compreender as necessidades dos alunos e de responder a seus interesses e expectativas, reencontrando um sentido para a vida escolar, inserindo no cotidiano do aluno. Reencontrando um sentido para a escola, os alunos encontram também sentido naquilo que estudam, fazendo uma ponte entre o que aprende em sala de aula e a sua vida, e trás a necessidade do professor inserir novas metodologias em suas aulas, dando-lhes oportunidades de se expressar para que possam ser protagonistas de suas histórias de vida.
A Introdução da música para alunos no Ensino fundamental contribui para estruturar o pensamento e o raciocínio do aluno desenvolvendo críticas no modelo de conteúdos e tomadas de atitudes que faz parte do nosso dia-a-dia. Sendo assim se torna um dos recursos fundamentais a propor para ser associados aos conteúdos de qualquer matéria formal e a que mais se adéqua no incentivo na melhora da auto-estima do educando.
Ela está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, a expressão dos sentimentos e atitudes espontâneas. Faz parte da vida também como criação humana, ao mostrar que tem sido desenvolvida para dar respostas às necessidades e às preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos. Assim, o movimento inicial é o de contextualizar o conhecimento para que seja compreensível pelos alunos.
...