A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: jam thaysa • 17/10/2021 • Relatório de pesquisa • 3.433 Palavras (14 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
JAMILLY THAYSA MARTINS DOS SANTOS
PEDAGOGIA 2020.1
MEMORIAL DA EXPERIÊNCIA DOCENTE
A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
IGARASSU, PE 2021[pic 4]
JAMILLY THAYSA MARTINS DOS SANTOS
PEDAGOGIA 2020.1
MEMORIAL DA EXPERIÊNCIA DOCENTE
A MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Memorial da Experiência Docente Estágio I Educação Infantil do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Teologia Integrada – FATIN.
Orientadora: Professora: Hilgerly Gomes Alves da Silva
Igarassu – PE 2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO. 04
MEMORIAL DE EXPERIÊNCIA NA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA 05
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
CONCLUSÃO. 10
ANEXOS 11
COMPROVANTE DE EXPERIÊNCIA PLANO DE AULA
AVALIAÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO-PROFESSOR FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO-SUPERVISOR AUTO AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO DO MEMORIAL
- REFERÊNCIAS 26
INTRODUÇÃO
A música é um poderoso recurso para o desenvolvimento da expressão nas crianças, pois transmite emoção, sentimento e é um poderoso meio de comunicação e expressão. A educação musical como um meio de desenvolvimento para o equilíbrio e auto-estima, proporciona às crianças a oportunidade de equilibrar suas tensões, seus conflitos, sentimentos de frustração e baixa estima favorecendo o seu desenvolvimento integral.
A presença da música no contexto escolar é objeto fundamental no desenvolvimento da aprendizagem das crianças do Ensino Infantil. A arte do ensinar e do aprender é relevante para ampliar a capacidade do ser humano ao longo de sua vivência e, a escola é lugar especial para buscar tais habilidades.Considerada uma arte universal e democrática, a música está presente na vida humana por gerações, além de fazer parte da nossa cultura, do nosso dia-dia, ela é capaz de mudar nosso comportamento diante da mensagem que ela representa a cada indivíduo.
Por isso que a aceitação e uso desse instrumento na sala de aula passaram a ser positiva, pois ela mudou a estratégia de ensino mecânico e passou a exercer um papel mais dinâmico neste processo, daí a aprendizagem ocorre de forma mais significativa e lúdica, haja vista que à medida que as crianças brincam e cantam estimulam o senso cognitivo.
MEMORIAL DA EXPERIÊNCIA DOCENTE
ACADÊMICO (A):JAMILLY THAYSA MARTINS DOS SANTOS MATRÍCULA:9443
PROFESSOR (A): HILGERLY GOMES ALVES DA SILVA
ESTÁGIO: EDUCAÇÃO INFANTIL I
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
TURMA: PEDAGOGIA 2020.1
Iniciei minha trajetória profissional em 2007, em uma escola privada chamada Educandário Martins localizada na cidade de Igarassu. Era uma escola de pequeno porte, onde o quantitativo de aluno era em média de 200, havia cinco professoras, duas monitoras e a dona da escola, que fazia o papel de direção e coordenação. O núcleo pedagógico era constituído de professoras recém formada do ensino médio (Normal Médio), pois a gestão tinha uma visão que esses profissionais recém formados se dedicavam mais.
Minha turminha inicial era o Maternal, onde tinha em média de 15 alunos, com idade de 2 a 3 anos, e a partir daí descobri minha missão ao mundo. Confesso que inicialmente um misto de sentimentos me invadiu, era uma mistura de medo e ansiedade, contudo, o amor e pureza daqueles seres humanozinhos encantou-me completamente e rapidamente. Trabalhavam com uma monitora, onde era para me uma “mão na roda” em questão de levá-los ao banheiro, troca de fraldas, nas atividades, caderno e em geral, éramos muitos parceiras.
Nossa rotina diária sempre era muito costumeira, primeiro orações em seguida as músicas de chegada e alegria, depois contava quantitativas de alunos em sala de aula, separando meninos, meninas e quem faltaram no dia e sempre apresentando o numeral no quadro trabalhando memorização. Em seguida era hora do conteúdo, a roda de conversa era essencial nessa etapa, a troca de experiência é algo primordial, pois na minha visão o aluno não vem como uma folha em branco, ele sempre trás sua bagagem própria e para tonalizar o assunto do dia, trabalhava
sempre de maneira lúdica e dinâmicas, sempre com brincadeiras onde estimulassem a criatividade e autonomia do alunado, e que estimulassem bastante à coordenação motora, a memória, a interação, O eu, o outro e nós; Corpo, gesto e movimento; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala pensamentos e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações como: recortar, amassar, colar, equilibrar-se, contação de histórias, cantigas de rodas, jogos pedagógicos, diversas brincadeiras e entre outras, sempre de maneira dinâmica e extrovertida, pois particularmente creio que de maneira lúdica povoa-se o imaginário infantil, estimula a interação, moralidade, afetividade, autonomia, o conhecimento e a socialização. Depois dessa interação coletiva, era a hora de lavar as mãozinhas, canta a musica do lanchinho e lanchar para depois ir ao parquinho.
O segundo momento de nossas aulinhas era hora de por “a mão na massa”, atividade escrita geralmente em seu caderno, livro didático ou atividade xerocada, sempre de maneira individual, por fim a troca das atividades de casa do dia anterior e entrega da atividade de casa do dia e em seguida, mais musicas, geralmente de despedidas. Sempre segui essa rotina nas series iniciais e graças a Deus sempre deram muito certo, pois de começo estabelecia metas e por fim sempre a concretizavas e fiz parte dessa instituição até o ano de 2010.
...