A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: dejiexpert • 3/5/2016 • Artigo • 5.237 Palavras (21 Páginas) • 454 Visualizações
A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CALISTRO, Pâmela Seary Taborda[1].
RU 911682
NEVOT, Ricardo Martinez[2].
RESUMO
Neste artigo percebe-se, através de pesquisa bibliográfica que há uma dificuldade no aprendizado de alguns temas dentro do contexto escolar, sendo assim os professores tendem a buscar alternativas que facilitem esse aprendizado. Por isso nesta pesquisa buscamos compreender como a música pode melhorar e facilitar o aprendizado, tornando-se uma ferramenta auxiliar dos professores em diversas atividades pedagógicas na educação infantil. A música esta presente em nossas vidas, muito antes de nascermos, pois grande parte das mamães canta para seus bebês antes mesmo de nascerem, enquanto estão no ventre, pois alguns estudos demonstram que ao cantar a mãe está estimulando os sentidos do bebê e aumentando os laços já existentes entre eles, onde o bebê já reconhece a voz da mãe. Também se utiliza a música antes mesmo da criança frequentar a escola para melhorar seu desenvolvimento, oque se dá através de musicais infantis, com isso percebe-se que dentro do contexto educacional, a música pode ser de grande valia para uma forma de ensinar e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria seja na escolar ou na família.
Palavras-chaves: Aprendizagem. Estímulo. Música.
- INTRODUÇÃO
Com a finalidade de aprofundar o conhecimento, sobre o tema da musicalidade na educação infantil dentro das escolas, fez-se o questionamento de como a música pode melhorar e facilitar o aprendizado, tornando-se uma ferramenta auxiliar dos professores em diversas atividades pedagógicas na educação infantil? Através disso, elaboraram-se os alguns objetivos para que seguisse a linha de raciocínio para alcançar o entendimento e a compreensão sobre o tema em questão.
O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e a forma como é usada pelos educadores que atuam nesta faixa etária. Na busca desse objetivo decidiu-se verificar a importância do aprendizado de música na socialização e aprendizagem, conhecer a dinâmica do ensino de música nas escolas, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho nesta fase da escolarização, analisar de que forma o ensino de música pode proporcionar o desenvolvimento das crianças na educação infantil.
A música além de ser um poderoso recurso didático, pode também contribuir para que o ambiente escolar se torne mais agradável e alegre, ajudando na socialização das crianças com seu grupo escolar, podendo ainda ser usada para relaxar os alunos depois de atividades físicas, acalmando os alunos diante da tensão de uma prova, por exemplo, assim, buscamos bibliografias que pudessem nos ajudar na compreensão da importância do lúdico dentro das escolas e no aprendizado dos alunos.
A importância da linguagem musical e da arte na sociedade contemporânea é justificada pelo fato de promover o desenvolvimento do ser humano, conforme estudos já realizados por diferentes autores (LOUREIRO, 2003; BRITO, 2003; SCHROEDER, 2007) não por meio de treinamento e da alienação, mas sim, por meio do esclarecimento, da interdependência entre o corpo e a mente, entre a razão e a sensibilidade, entre a ciência e a estética, para promover a liberdade na criação e realização de sua própria ação.
2. A MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na cultura brasileira a música tem grande importância, estando presente em diversas classes sociais, tanto no dia-dia das pessoas, como também das comunidades e em diferentes manifestações religiosas. Dentro de cada cultura, ela se torna uma forma de socialização dos grupos dentro das comunidades, cada um com a sua forma e cultura, porém é um estímulo à socialização entre as pessoas cada qual com suas culturas. Para que as crianças se tornem cidadãos críticos, bem preparadas e capazes de resolver situações problemas, é cada vez mais necessário que seja trabalhado dentro da sala de aula uma aprendizagem significativa e de acordo com as necessidades impostas pela sociedade nos dias de hoje, se torna cada vez mais necessária a ludicidade no ambiente educacional de nossos alunos, pois ela é capaz de tornar o aprendizado prazeroso e estimulante.
Loureiro (2003) explica que o aprendizado de música deve ser um ato de desprendimento prazeroso, que comungue com as experiências da criança sem ser uma imposição ou que busque a qualquer custo que a criança domine um instrumento, o qual pode minar sua sensibilidade e criatividade.
Diante do exposto, entende-se que o grande desafio é que a música na educação infantil venha a colaborar com o desenvolvimento da criança, almejando que essa não seja apenas uma prática descontextualizada, mas um complemento, um meio para o melhor entendimento e trabalho das muitas atividades realizadas na educação infantil, que além de desenvolver a sensibilidade musical pode ainda ajudar no desenvolvimento de outras potencialidades da criança.
O lúdico dentro das escolas deve ser compreendido como um instrumento de superação e inclusão e é fundamental que os professores de educação infantil considerem a cultura lúdica intrínseca das crianças, pois quando elas chegam à escola elas já trazem consigo uma grande herança da ludicidade, na medida em que quase tudo que se aprende na infância é decorrente das brincadeiras em seu convívio social. Negrine (1997, p. 4), em estudos realizados sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil, afirma que: "quando a criança chega à escola, traz consigo toda uma pré-história, construída a partir de suas vivências, grande parte delas através da atividade lúdica".
...