A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Carolinafavaro • 23/10/2019 • Ensaio • 817 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Através de estudos foi possível constatar que a criança, ainda durante o período gestacional, já é capaz de identificar sonoridades através de elementos como vibrações e a pulsação do coração de sua mãe. A criança também pode reconhecer sonoridades externas como vozes e músicas que forem tocadas com frequência e, ao nascer, faz relação com os sons que percebe ao seu redor.
A musicalização na educação infantil está relacionada a jogos e brincadeiras, para, de forma lúdica, facilitar o acesso das crianças a universos sonoros variados, despertando suas expressões mais espontâneas. Enquanto instrumento de educação, os jogos musicais auxiliam na sensibilidade, concentração, criatividade, imaginação, sociabilização, capacidade cognitivo, acuidade auditiva, equilíbrio emocional, coordenação motora, disciplina, respeito e outras qualidades que auxiliam na formação dos indivíduos.
A música permite conhecer sobre a nossa e outras culturas, integrando o indivíduo em um contexto social ao qual pertence ou a outro que lhe seja desconhecido, ampliando sua visão de mundo. Ao mesmo tempo a aprendizagem musical permite à criança aprender a ouvir, a perceber as nuances da música, melodia, ritmo, timbre dos instrumentos e vozes e o silêncio. Assim,
As crianças gostam de acompanhar as músicas com movimentos do corpo, tais como palmas, sapateados, danças volteios de cabeça, mas, inicialmente, é esse movimento bilateral que ela irá realizar. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança – ouvindo, cantando, imitando, dançando – constrói seu conhecimento sobre a música, percorrendo o mesmo caminho do homem primitivo na exploração e na descoberta dos sons. (JEANDOT, 1990, p. 19).
Enquanto instrumento de educação, os jogos musicais auxiliam na sensibilidade, concentração, criatividade, imaginação, sociabilização, capacidade cognitivo, acuidade auditiva, equilíbrio emocional, coordenação motora, disciplina, respeito e outras qualidades que auxiliam na formação dos indivíduos.
A aula de música integrará a criança na sociedade de uma forma mais equilibrada e integrada. Se o projeto for bem desenvolvido com sequência no decorrer de toda a vida escolar da criança os benefícios serão imensuráveis. Precisamos introduzir a musicalização desde a primeira infância com acompanhamento paralelo das escolas e pais, com limites de influenciadores externos para que a criança tenha todos os benefícios possíveis gerando um ser muito mais preparado para a sociedade futura.
No ensino infantil a presença da música é mais forte e acessível. As aulas podem ser mescladas com outras linguagens e funções, pois na educação infantil, a música auxilia a criança a desenvolver diferentes aspectos cognitivos e físicos, além do princípio de estética, que é inerente a essa linguagem.
Sob o ponto de vista de Vygotsky (1991, p. 97), as atividades lúdicas são fontes de desenvolvimento proximal, pois a criança quando brinca demonstra e assume um comportamento mais desenvolvido do que aquele que tem na vida real, envolvendo-se por inteiro na brincadeira. Essas atividades oportunizam situações de atuação coletiva, possibilitam imitações de comportamentos mais avançados de outro semelhante, a prática de exercício de funções e papéis para os quais ela ainda não está apta; o conhecimento e o contato com objetos reais e com aqueles criados para atender aos seus desejos de experimentação. O professor pode desenvolver, por meio da brincadeira, conhecimentos, habilidades e comportamentos que estão latentes ou em estado de formação na criança. Na educação infantil, a escola e o professor devem trabalhar juntos para propiciar espaços e situações de aprendizagens que envolvam todas as capacidades humanas, como, afetivas, cognitivas, emocionais e sociais.
...