A Matemática na educação infantil
Por: Daniela Schaefer • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.384 Palavras (10 Páginas) • 236 Visualizações
MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Acadêmico: Julio Schaefer Junior
Professor Tutor Externo: Aparecido Patente
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Matemática
RESUMO
Quando se fala em matemática na Educação Infantil, logo se vem em nossa mente folhas xerocadas, números nas folhas para trabalharmos a ordem com nossos alunos. Ideia totalmente equivocada, na Educação Infantil é de suma importância trabalhar a matemática, mas de forma diferenciada, lúdica e divertida. A matemática está presente em todos os momentos, mesmo que para o aluno seja uma simples atividade de rotina estamos apresentando a matemática ao aluno . O simples fato de se fazer a roda da conversa, a chamada, a escolha do ajudante do dia, o planejamento das atividades, e a visualização do calendário, já podemos trabalhar várias atividades matemáticas. Mas não é somente na roda da conversa, a matemática pode ser trabalhada nas brincadeiras e durante as contações de histórias.
Palavras – Chaves: Matemática, Educação Infantil, Lúdicidade
1 INTRODUÇAÕ
A Matemática na Educação Infantil, deve ser trabalha de forma constante e sempre lembrando que não é algo de venha a ser maçante a chato para o aluno, mas sim a matemática ao ser trabalhada no aluno deve ser diferenciada, lúdica e divertida, mas será que dá para trabalhar matemática para todos os dias com essa faixa etária de alunos?
O objetivo desse trabalho é apresentar ao leitor as alternativas de como se trabalhar a matemática na Educação Infantil, e a importância da mesma na vida e meio social no qual o aluno se situa.
Como já dito anteriormente, este trabalho tem por proposta mostrar a importância da matemática na Educação Infantil e de como é fácil e simples colocar esta disciplina no cotidiano do aluno. Vale lembrar que a matemática está no currículo e deve ser trabalhada. A matemática pode ser abordada desde a roda da conversa, nas brincadeiras e até mesmo nas histórias infantis.
2 A MATEMÁTICA NO CURRÍCULO
Quando se fala em matemática na educação infantil, não estamos falando de somar, subtrair, dividir ou multiplicar, mas sim em proporcionar ao aluno experiências e a oportunidade de entrar no universo da matemática trazendo conhecimentos relacionados aos números, quantidades, medidas e noções de espaço.
No dia a dia da educação infantil começa a surgir necessidade dos alunos de estarem construindo este tipo de conhecimento, e é ai que o professor tema responsabilidade de estar apresentando a matemática da melhor forma possível, apresentando por exemplo o sistema de numeração (0, 1, 2, 3, 4.... ), as medidas ( grande, pequeno, e médio ), a geometria ( quadrado, círculo... ) e o tratamento de dados ( números de alunos, por exemplo.). Mas é nesse momento que ficamos coma seguinte pergunta: como apresentar tudo isso ao aluno?
Ao trabalhar a matemática na educação infantil, temos que nos basear sempre no seguinte pressuposto: deve-se focar no cotidiano do aluno. Então o simples fato de contar quantos alunos tem na sala, quantos lápis irão usar para a determinada atividade, contar as páginas de um livro que irão ler, os alunos já estão sendo apresentados ao sistema de numeração. Mas a matemática pode ir ainda mais além, como trabalhar a divisão, por exemplo dividir um pacote de balas entre todos os alunos da turma. Só que existem ainda milhares de outras atividades simples que pode-se estar trabalhando com os alunos que estarão fazendo com que o mesmo se familiarize ao mundo da matemática, como por exemplo: confeccionar uma agenda telefônica com o endereço e telefones de todos os colegas da turma, observar o calendário ou o relógio para se localizar no tempo, observar os preços de embalagens do supermercado, pesar os ingredientes para se fazer a receita de um bolo, trabalhar com pesquisas, entre outras atividades. O importante é saber que deve-se trabalhar a matemática na educação infantil e que todas as sugestões citadas a cima possibilitam o conhecimento matemático de forma significativa.
Outro ponto que deve – se ser observado é que ao trabalhar a matemática na educação infantil não podemos esquecer de estarmos trabalhando em cima do lúdico também. Essa perspectiva de trabalho com a matemática na Educação Infantil é hoje reforçada pelas DCNEI/2009 ( Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil, 2009) que, no seu artigo 9, determina que :
[...] as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e as brincadeiras, garantindo experiências que [...]
VI – recriem, em contextos significativos para as crianças relações quantitativas, medias, formas e orientações espaço temporais. ( BRASIL, 2009 )
Várias pesquisas demonstram que a criança constrói seu conhecimento matemático durante o processo de amadurecimento biológico, interação social e experiências vividas. Desta forma a criança vai estabelecendo diversas relações entre os objetivos como: mais, menos, igual, diferente, entre outros. A construção e definição do conceito de números, é uma dessas relações complexas que a criança constrói nessa fase da vida. Durante todo esse processo de aquisição da matemática a criança necessita de constante apoio e incentivo partido do professor, partindo de pressuposto Constance Kamii, diz que para possilbilitar uma estruturação cada vez mais complexa da criança é muito importante:
Encorajar a criança a colocar todos os tipos de coisas em todas as espécies de relações;
Encorajar a criança a pensar sobre o número e a quantidade de objetivos quando estes sejam significativos para ela;
Encorajar a criança a trocar ideias como os colegas, procurar a sua lógica e intervir adequadamente. ( KAMII, 1985 ).
O professor de Educação Infantil ao trabalhar a matemática deve ter em mente que não se deve utilizar – se apenas de materiais concretos ou simples manipulação de objetos , ou até mesmo a memorização da sequência numérica através da escrita e repetição. Na Educação Infantil é preciso que o professor crie uma ação intencional fazendo intervenções necessárias para que os alunos pensem de forma espontânea nos números e por seguinte na matemática . Pensando nisso a matemática deve ser trabalhada como um objetivo de uso social sobre o qual as crianças elaborarão hipóteses que irão se apropriar . Outro fator de suma importância , é o ambiente na qual iremos trabalhar lembrando que se deve criar ambientes matematizado que supere as formas escolarizadas de trabalhar os conhecimentos matemáticos dos alunos. O aluno ao se apropriar dos vários aspectos da matemática também estará percebendo as funções da matemática na sociedade não apenas em relação ao número , mas também nas experiências , envolvendo as relações espaciais , medidas, formas e o tratamento da informaçao.
...