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A Musicalização Na Educação Infantil

Por:   •  24/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.806 Palavras (20 Páginas)  •  45 Visualizações

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MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ROBERTO, Danielle C. P. Vendimitti

Ru: 979320

RESUMO

O objetivo desse trabalho decorre da necessidade de abordar a musicalização na educação infantil. Atualmente, a musicalização está acessível a todos os professores da Educação Infantil no momento da roda diária, da chamada, e até para iniciar a leitura diária, em cada momento tudo pode ser tornar música, o tic tac do relógio, o bater das palmas, o canto dos pássaros. Visando colaborar para que os pedagogos possam refletir sobre suas práticas pedagógicas e empreguem essas novas abordagens em sala de aula, o tema contempla em explorar a musicalização com a finalidade de propor um vinculo natural e prazeroso com a linguagem musical. Compreender, que através da musicalização o aluno pode vivenciar tanto o som quanto o silêncio, presentes nas atividades musicais, utilizando instrumentos musicais, ou sucatas, criando assim um vinculo entre a criança e seus colegas que compartilham das mesmas experiências. O trabalho objetiva discutir formas de aprimorar as habilidades musicais do aluno, cantando e dançando, de acordo com a melodia e o ritmo da música, discute também a música como ferramenta pedagógica na educação infantil e propõem entender como a música pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas na educação infantil. O objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e a forma como pode ser usada pelos educadores que atuam nesta faixa etária.

Palavras-chave: Educação Infantil. Musicalização. Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que música esta presente em nossas vidas, e isso é incontestável, independente de cultura, ou raça, de continente a continente. É uma forma de expressão artística, popular e erudita. No Brasil, a música aparece nas muitas manifestações religiosas, e em suas diversas classes sociais e culturais, e assim acompanha o desenvolvimento e as relações interpessoais em suas comunidades, bairros e cidades. Sendo assim a música faz parte da vida da criança antes mesmo da alfabetização, muitas vezes vem do ventre materno e assim segue em sua infância, nas brincadeiras, a música é usada como forma de expressão e para estabelecer regras, diversão, alegria, relações pessoais e aprendizado. O principal objetivo desse estudo é entender a importância e benefícios da musicalização na educação das crianças, na maioria das vezes as crianças usam a música para reproduzir práticas, que normalmente já conhecem, mas sem entender o seu significado. Por exemplo ao cantarem com os professores para ir lanchar, ou para ir ao parque, ou ainda para fazer a chamada. Cantando a criança interage, sem que isso lhe seja imposto e sim prazeroso. Através disso, entende-se que o grande desafio é que a música na educação infantil venha a colaborar com o desenvolvimento da criança, pretendendo que essa não seja apenas uma prática sem contexto, mas sim um complemento, uma forma para um melhor entendimento e trabalho das muitas atividades realizadas na educação infantil, que além de desenvolver a sensibilidade musical pode ainda ajudar no desenvolvimento de outras capacidades da criança.

A música nos mostra que não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois, ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo, que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo. Enfim, a música no cotidiano escolar pode não somente ajudar as crianças no aprendizado, mas também nos casos de crianças que tenham problemas de relacionamentos ou inibição, para isso, é preciso aliar música e movimento. A música chama atenção da criança, atrai, e é por isso, que brincar é a melhor forma da criança aprender, porque quando brinca se diverte, e concentra maior atenção por aquilo que faz.

A musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.

A música penetra o corpo, a mente em níveis múltiplos e simultâneos. Ela pode surgir do sonho, pode surgir da lembrança, pode produzir uma tensão, pode dar força e firmeza assim como pode levar ao adormecimento, pode excitar ou acalmar as pessoas, pode levar as lágrimas, ou produzir risos. A música, por si só, produz um significado. Visa Incentivar a criança a estudar música, seja por meio do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil. Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.

Mas também existem as problemáticas, como a banalização da música no contexto escolar se faz presente devido os profissionais da educação a utilizarem apenas como fonte de recreação dos alunos, ignorando sua riqueza cultural e social. Não é isso que queremos para esta atividade e sim que ela seja utilizada de forma a ampliar a linguagem oral e corporal das crianças, de forma socializadora e não discriminatória.

O ensino efetivo da música não é levado muito a sério em nossas escolas, mas isso tende a mudar com a lei 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que indica a obrigatoriedade do ensino musical nas escolas brasileiras. Esta lei propõe que as escolas devem ensinar música dentro de um contexto abrangente e formativo.

2 A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Vamos acompanhar um breve resumo sobre a história da música.

A música sempre esteve presente nos mais diversos povos desde a antiguidade, como nos gregos, egípcios e árabes. A palavra música tem origem na mitologia grega e significa “a arte das musas”.

Percorrendo um pouco mais da história da música, chegamos na Idade Média encontramos um mundo dominado pelo fanatismo religioso. Luis Ellmerich (1973) escreve que esse cenário de fanatismo extremo levou àquele período histórico quase total estagnação. A música ganha a pauta de quatro linhas (nos dias de hoje usamos uma pauta de cinco linhas que é a da música clássica convencional), criada pelo monge italiano Guido d‟Arezzo, hoje esse sistema é usado no canto gregoriano e a ele é atribuído o sistema silábico que nominava as notas musicais.

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