A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA VISÃO DE UM ORIENTADOR EDUCACIONAL
Por: juniorjcf • 12/2/2019 • Relatório de pesquisa • 3.858 Palavras (16 Páginas) • 330 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA
HELEN MARIA SILVA OLIVEIRA
RELATÓRIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Orientação Educacional
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA VISÃO DE UM ORIENTADOR EDUCACIONAL
Campina Grande–PB
2011
HELEN MARIA SILVA OLIVEIRA
RELATÓRIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Orientação Educacional
Relatório da Prática Pedagógica IV, referente à Habilitação de Orientação Educacional em forma de Estágio Supervisionado, orientado pela Profª. Zélia M. A. Santiago.
Campina Grande – PB
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO (APRESENTAÇÃO, JUSTIIFCATIVA (PROBLEMATIZAÇÃO) E RELEVÂNCIA COM TEORIZAÇÃO (O.E), OBJETIVOS, ESTRUTURA DO TRABALHO)
1. METODOLOGIA .........................................................................................................
1.1.CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTÁGIO (UNIVERSIDADE, DISCI´LINA, ESCOLA, caracterização do campo de estágio, Identificação, Histórico, Características do Bairro, Responsabilidades de Manutenção da Rede, Renda Familiar, Estrutura Física, Recursos Humanos)
1.2.PROCEDIMENTO DAS ATIVIDADES(contextualização e descrição das atividades do estágioi, a partir da sequencia didática, das atividades realizadas no campo de estágio, dentre estas escolhemos a (re)produção do bulliny (foco)na leitura escolar em sala de aula-na relação professor-alunos; alunos-alunos.
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (INTRODUZ temática a ser discutida nos PONTOS (2.2. E.23.)
2.2. FUNÇÃO DO O.E. NA ESCOLA (legislação, universidade e formação do orientação educacional, concepção, papel o. e. na escola, sala de aula,)2.3.(que vai direcionando para a educação inclusiva, diversidade e pedagogia da convivência (proposta de você como orientadora BULLIYNG).
3.3. BULLIYNG NA ESCOLA (teorização: retrospectiva histórica, legislação, violencia/bullyng na sociedade, família, escola, sala de aula, relacionamentos interpessoais, sucesso/fracasso escolar-aprendizagem/avaliação/formação leitor/escritor), discutido no próximo ponto.
4.LEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR (CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE LEITURA ESCOLAR,PROPOSTAS DOS PCNs)
4.2.BULLYNG NA LEITURA (FOCO NOS DADOS COLETADOS- MEDIAÇÃO DA LEITURA PELO PROFESSOR, ENTRE ALUNOS??????)
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................
6.BIBLIOGRAFIA .........................................................................................................
7.NEXOS .........................................................................................................................
APRENSENTAÇÃO
Este relatório apresenta um registro descritivo das atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no Estágio Supervisionado da Prática Pedagógica IV, referente à Habilitação de Orientação Educacional, em duas Escolas Municipais de Campina Grande, com pretensões de observar o que ocorre no cotidiano escolar, em termos da sua organização e funcionamento, a exemplo do aspecto físico-espacial que configura o seu prédio, além do comportamento físico-emocional manifestados pelos alunos no pátio do recreio, nos corredores, na fila dos banheiros ou do lanche, sobretudo as atividades realizadas em sala de aula, como a avaliação, ministração dos conteúdos, a interação entre professor-alunos/as e os relacionamentos alunos/alunos.
INTRODUÇÃO
A reflexão dos conhecimentos teórico-metodológicos vivenciados pelos docentes da formação inicial na Prática Pedagógica contribui, não apenas para uma maior sustentabilidade entre os saberes adquiridos pelos licenciados/as gerados na Universidade e vivenciados na Escola, mas também propõe ações educativas que promovam mudanças na sociedade (FREIRE, 2005).
1.METODOLOGIA
TEXTO DE METODOLOGIA (REFERENTE AS DUAS ESCOLAS E TEMATICAS)
O estágio foi desenvolvido durante os meses de novembro e dezembro do ano de 2011, as quartas-feiras, dia correspondentes às aulas de Prática Pedagógica IV, no horário de 7:00h às 11:00h. As discussões e as seqüências de atividades desenvolvidas durante o estágio foram elaboradas pelas alunas do 4º ano no curso de Pedagogia (Diurno) da Universidade Estadual da Paraíba, com habilitação em Orientação Educacional (O.E.).
O ESTAGIO DEU-SE EM 3 ETPAS: A)(ETUDOS TEÓRICO-METODÓLIGOS NA DISCIPLINA MENCIONADA, B)ATUAÇÃO NO CAMPO PARA SONDAGEM, -PLANEJAMENTO, C)INTERVENÇÃO –REALIZAÇÃO E ACOMPANHMENTO DAS ATIVIDADES DIDATICO-PEDAFOGICAS E D) VERIFICAÇÃO DE RESULTADOS. O estágio envolveu as etapas da sondagem observacional, intervenção com realização de atividade e verificação de resultados, nas quais propusemos trabalhar com a temática “Brinquedos e brincadeiras” que norteou o planejamento e a elaboração das atividades no estágio, incluindo: conversas espontâneas sobre brinquedos/brincadeiras; representações gráficas e confeccionadas pelos alunos, leitura de textos impressos; escrituração da temática entre os alunos; reescrituração dos textos em grupo, mediados pelo professor.
Teórico-metodologicamente a prática pedagógica fundamentou-se nos estudos sobre os Gêneros Textuais oral/escrito (EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BULLING) dentre os quais destacou-se o gênero narrativa dinamizado pela temática Brinquedos e brincadeiras que resultou na construção de uma seqüência didática fundamentada nas seguintes ações: Conversa espontânea sobre brinquedos/brincadeiras; escrituração dos alunos; leitura dos alunos (texto impresso); reescrituração dos textos dos alunos em grupo mediados pelo professor; no qual continha as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no decorrer do Estágio, geradas a partir do tema brinquedos e brincadeiras a fim de conhecer as brincadeiras ou mesmo, resgatar outras vivenciadas pelos alunos/as que hoje não estão mais presentes no cotidiano escolar.
...