A Pedagogia do brincar
Por: Renato Jota • 9/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 601 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
COLEGIADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANÁLISE CIENTÍFICA SOBRE: Avaliação do desempenho docente em sala de aula: métodos, postura, pontualidades e avaliações.
ABRIL – 2018
ILHÉUS – BA
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
COLEGIADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
EDMARVELY SANTOS DE SOUZA
JESSICA APARECIDA DE SOUZA
LUANA LEAL
ANÁLISE CIENTÍFICA SOBRE: Avaliação do desempenho docente em sala de aula: métodos, postura, pontualidades e avaliações.
Trabalho apresentado na disciplina de Atividade Integrada Baseada em Problema III do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.
Prefº. Me. Jeroaldo de Souza Santos
ABRIL – 2018
ILHÉUS – BA
1.0. INTRODUÇÃO
- Definição e contexto da questão problema;
2.0. DESENVOLVIMENTO
- Justificativa da relevância e importância do problema;
- Objetivos;
3.0. REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A avaliação do desempenho do docente é um levantamento complexo e gerador de discussões. Essa questão que se mostra polêmica por diversos motivos, entre eles o motivo, que está relacionado ao debate da educação como bem público ou como prestação de serviço. Todavia, seria possível ver esses motivos por outra vertente: o docente como agente no processo educativo.
Não é difícil apontar o docente como peça-chave na construção de novos sentidos para a educação, desde que este invista em uma cultura de formação constante e reflexiva de suas práticas pedagógicas e metodologias diárias de trabalho. A constante busca pela qualidade e competência dos profissionais da Educação em todos os processos educacionais, têm sido gerados pelas necessidades sociais, culturais e tecnológicas que tem incitado pressões que mobilizam a escola para um ensino de maior qualidade.
“O aperfeiçoamento da prática educativa é o objetivo primordial de todo educador” (NAZAR 2016). Nesse sentido, é preciso rever a forma de ensinar e de aprender. Dentro da sala de aula, é extremamente importante que os educadores saibam como ministrar as aulas da melhor maneira possível. Para isso, entender a lógica de aprendizado dos alunos é fundamental.
A tarefa do educador em sala de aula vai além de corrigir provas e repassar conteúdo. O professor ocupa um papel de extrema importância e fundamental no processo de formação das crianças/adolescentes como seres humanos, estimulando-o a persistirem com os seus objetivos. Muitos educadores se tornam uma verdadeira inspiração para os seus alunos.
...