A Síntese Plano
Por: Flávio Júnior • 28/10/2019 • Monografia • 519 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
Página 1 de 3
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
CURSO DE PEDAGOGIA/NOTURNO
DISCIPLINA: Didática
ALUNOS (ª): Armênia Bezerra Lima - 0322352
Diná Ester Batista do Nasciimento – 0322365
Elayne Cristina Bezerra da Silva – 0322293
PROFESSORA: Adriana Limaverde
ASSUNTO: Síntese do texto: O plano e seus componentes (Marcos Masetto)
FORTALEZA – CE
JANEIRO - 2013
- O plano é um documento escrito que materializa um determinado momento de um planejamento. È a apresentação, de forma organizada, de um conjunto de decisões. Ele deve ser claro, prático e objetivo.
- O plano compõe-se de: Identificação, Objetivos, Conteúdos, Estratégias, Avaliação, Cronograma e Bibliografia.
- Por se tratar de um documento escrito, ele serve como elemento de comunicação entre: professores e alunos, professores e outros professores e também com a direção.
- OBJETIVOS: São metas estabelecidas ou resultados previamente determinados. Os dois tipos são:
- OBJETIVOS GERAIS: São mais amplos, que poderão ser alcançados ao final de uma série, incluindo o crescimento esperado nas diversas áreas da aprendizagem.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Aspectos mais simples, alcançáveis em menor tempo, como exemplo, aqueles que surgem ao final de uma aula, explicitam desempenhos observáveis.
- Em um plano também são considerados os objetivos de conhecimento, os objetivos de habilidades e os objetivos de atitudes.
- Para que sejam eficientes, os objetivos devem apresentar as seguintes características: realismo, viabilidade, especifidade e perspectiva com relação ao futuro.
- Conhecendo seus alunos o professora vai definir claramente os objetivos a serem alcançados e selecionar os temas de acordo com a sua realidade.
- CONTEÚDOS: São tratados os temas e os assuntos que serão estudados durante o curso em cada disciplina. Os conteúdos selecionados devem trazer assuntos atuais e atualizados, que se relacionam diretamente com a vida e a realidade do aluno fora da escola, que permitam integrar conhecimentos de várias áreas, disciplinas ou ciências, levando a separação de da fragmentação e compartimentalização do saber, etc.
- Os conteúdos podem ser organizados em unidades com duração em torno de duas a quatro semanas, facilitando o detalhamento do plano quanto às estratégias e o sistema de avaliação a ser utilizado.
- ESTRATÉGIAS: São os meios que o professor utiliza para facilitar a aprendizagem, para que os objetivos daquela aula ou de todo o curso sejam alcançados.
- A estratégia inclui toda a organização da sala, para facilitar a aprendizagem do aluno, entre eles: disposição dos móveis e carteiras, organização e exploração do espaço da sala, material a ser utilizado, desde o simples giz ou lousa até os multimeios, excursões e outros.
- O professor sabendo escolher bem a estratégia utilizada proporcionará aos alunos aulas, ricas, dinâmicas, motivacionais e prazerosas. Ampliando as experiências de aprendizagem.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com