A importancia do brincar jgar na infância
Por: Angélica Cristina • 16/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.861 Palavras (8 Páginas) • 273 Visualizações
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
TEMA: A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR/ JOGAR NA INFÂNCIA
[pic 1]
INTEGRANTES DO GRUPO:
Angélica Cristina da Silva RA:1322476
Ana Lúcia da Rosa RA:1323960
Lucimara Lambert de Almeida RA:1323930
Maria Gabriela da Silva RA:1324030
Silvana de Cassia Pereira RA:1327991
POUSO ALEGRE 2014
Angélica Cristina da Silva RA:1322476
Ana Lúcia da Rosa RA:1323960
Lucimara Lambert de Almeida RA:1323930
Maria Gabriela da Silva RA:1324030
Silvana de Cassia Pereira RA:1327991
A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR/ JOGAR NA INFÂNCIA
Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
Professora orientadora Lucy Almeida
POLO ALEGRE
SUMÁRIO
TEMA: ............................................................................................................. 2
JUSTIFICATIVA: ............................................................................................ 3
SITUAÇÃO-PROBLEMA: .............................................................................. 3
PÚBLICO-ALVO: ........................................................................................... 4
OBJETIVOS: .................................................................................................. 5
EMBASAMENTO TEÓRICO: ........................................................................ 6
PERCURSO METODOLÓGICO: ................................................................... 7
RECURSOS: .................................................................................................. 8
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: ............................................................... 9
AVALIAÇÃO: .................................................................................................. 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: .............................................................. 10
2014
TEMA: A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR/ JOGAR NA INFÂNCIA
JUSTIFICATIVA:
Os primeiros anos da infância são de grande importância para a formação da criança, trata-se de um período em que ela está desenvolvendo suas capacidades, criativas, expressivas e intelectuais e por meio de atividades práticas ocorre a descoberta e a participação ativa no seu ambiente físico e social. É através da brincadeira que a criança concede sentido ao seu mundo, adquire conhecimentos que a ajudarão no modo de agir em seu meio. Os jogos e brincadeiras satisfazem a criança, seus interesses, necessidades e desejos, também é o exercício e a preparação para a vida adulta, pois, é através das brincadeiras, seus movimentos, sua interação com as crianças e com o meio poderá ser desenvolvida também sua capacidade. Os brinquedos e as brincadeiras são ferramentas motivacionais que deixam o ambiente mais prazeroso para a aprendizagem, além de estimular a inclusão, a participação e a diversão. Tendo em vista que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para gastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e também o respeito pelos amigos.
É importante destacar que o brincar constitui-se como um direito fundamental e intransmissível das crianças, legitimado no Brasil pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Dessa forma, para se desenvolver plenamente e participar ativamente do mundo em que vive, a criança precisa brincar.
Cabe enfatizar que a infância necessária para todos é a que tenha além de casa, comida, carinho, saúde e educação, um espaço e um tempo de brincar garantidos. E cabe as instituições de Educação Infantil permitir e favorecer o brincar. Assim, faz-se necessário uma proposta de trabalho que contribua efetivamente no desenvolvimento das crianças.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
A proposta deste projeto pretende propor uma metodologia de trabalho ativa, criativa e dinâmica, objetivando que a criança realize a construção de um saber através de experiências práticas, desenvolvendo, de maneira interdisciplinar, sua capacidade de pensar, praticar e resolver problemas perante atividades variadas (jogos e brincadeiras), A importância do projeto é revelar que a brincadeira, os brinquedos e os jogos são ferramentas que desafiam a criança permitindo as descobertas. Seu distintivo é permitir a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção e prazer. Todas estas experiências promoveram a alegria e o desenvolvimento das habilidades infantis, afinal são estas a finalidade do jogo,brincadeira e brinquedo.
PÚBLICO ALVO:
O projeto visa trabalhar com crianças de 4 a 6 anos da Educação Infantil.
OBJETIVOS:
Garantir a todas as crianças um processo de aprendizagem significativa que possa transmitir conhecimentos, técnicas e valores, além de permitir a criança orientar, explicar e fazer junto, pois a escola é um espaço de relações sociais e de trocas mútuas, também proporcionar às crianças as oportunidade de aumentar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência, as quais proporcionarão conhecimentos para que o crescimento intelectual e social seja pleno em todos os campos que serão trabalhados. Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de poder trabalhar as diversas habilidades que serão desenvolvidas com o projeto como: socialização, coordenação, cooperação, limitações; Reforçar a importância do respeito no grupo do qual faz parte; Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes indispensáveis para uma infância sadia e para um aprendizado significativo.
...