A musica na educação Infantil
Por: adrianoejacira • 7/6/2015 • Projeto de pesquisa • 5.151 Palavras (21 Páginas) • 3.373 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia
ANA PAULA DE SOUZA AMORIM MORORÓ
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
PROJETO DE ENSINO
. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA TEORIA Á PRÁTICA EM SALA DE AULA.
[pic 4]
Ibotirama
2015
ANA PAULA DE SOUZA AMORIM MORORÓ
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
PROJETO DE ENSINO
. A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA TEORIA Á PRÁTICA EM SALA DE AULA.
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagogia
Orientador: Helga Alipia Seabra da Silva
AMORIM MORORO, Ana Paula. A música na Educação Infantil: da teoria á prática em sala de aula. 2015. 17 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Ibotirama, 2015.
Ibotirama
2015
RESUMO
Este estudo tem como principal objetivo aproximar educadores, música e crianças, compartilhando experiências e informações, estimulando a reflexão e o questionamento, apontando caminhos e possibilidades para o desenvolvimento de um trabalho com a música. Por isso esse estudo propõe um diálogo entre a música e as outras áreas do conhecimento, buscando parcerias que possibilitem torná-la interessante e multifacetada aos alunos. Através de relatos e experiências na Educação Infantil.
Palavras - chave: Música. Criança. Educação Infantil. Som. Musicalidade.
SUMÁRIO
1 Introdução .....................................................................................................5
2 Revisão Bibliográfica ................................................................................. 7
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino..............................13
3.2Justificativa..................................................................................................13
3.3Problematização...........................................................................................13
3.4Objetivos.......................................................................................................13
3.5Conteúdos....................................................................................................13
3.6Processode desenvolvimento.......................................................................13
3.7 Tempo para a realizaçã do projeto..............................................................13
3.8 Recursos humano e materiais...................................................................15
3.9 Avaliação..................................................................................................15
4Considerações Finais................................................................................16
5 Referências...............................................................................................17
1 INTRODUÇÃO
Música é a arte de se expressar tudo que está dentro de nossa alma por meio dos sons. Logo, musicalizar significa desenvolver o senso musical das crianças, sua sensibilidade, expressão, ritmo, “ouvindo musical”, isso é, inseri-la no mundo musical, sonoro. O processo de Musicalização tem como objetivo fazer com que a criança torne-se um ouvinte sensível de música, com um amplo universo sonoro.
Devemos ter em mente que o objetivo principal da musicalização é desenvolver a musicalidade que há na criança, pois a música faz parte da cultura humana e, por isso, todas as pessoas tem direito de acesso a ela. Não podemos, então, considerar a musicalização como educação como “educação pela música”, que significa utilizar a música apenas para desenvolver e aperfeiçoar outras áreas de conhecimento como a alfabetização, o raciocínio lógico matemático, a socialização, entre outras.
Acreditamos que o processo de musicalização deve acontecer na escola, pois sendo a escola a instituição responsável pela formação cultural da criança, cabe a ela também proporcionar esse conhecimento.
Essa forma de abordar a prática da música pode servir para mudanças de paradigmas na prática do professor, mas, antes de tudo, ele tem de acreditar na metodologia com a qual pretende trabalhar e impregnar-se de suas idéias, para, assim, ter condições de atuar adequadamente. De nada adianta um grande conhecimento teórico sobre métodos se o professor não se propõe a se transformar, a crescer e, especialmente, a respeitar e a amar seus alunos e a viver a música dentro de si.
Este projeto tem como temática: Educação Musical: da teoria á prática em sala de aula. Assim o trabalho com a música deve despertar o entusiasmo, e o interesse da criança, não tornando as aulas cansativas e desinteressantes. O mesmo se justifica a partir da diversidade de músicas existentes e as relações de cada expressão musical com os distintos universos culturais do têm mostrando que as músicas são culturas, e as crianças precisam ser estimuladas para essa prática, aumentando o interesse e valorização para que possa resgatar a sua cultura através da musicalidade e escrita.
Também através dessas concepções se faz os seguintes questionamentos: Como se dá o trabalho com a música na educação infantil? Quais as propostas para a formação integral da criança? E tem como: Refletir sobre a música e seus conceitos tradicionais e atuais possibilitando a compreensão de gestos, sons, ritmos e escrita musical.
Os conteúdos explorados são: Músicas tradicionais; conceito de música. Reflexões sobre a música; produção de instrumento musical; silêncio; percepção de sons naturais; interpretação (sons vocais e instrumentais);composição musical.
...