A participação infantil
Por: ellaine1 • 9/7/2015 • Artigo • 865 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
PARTICIPAÇÃO INFANTIL
Para que haja uma participação das crianças é necessário reconhecê-las como protagonistas de um processo educativo que estimula a investigação,a indagação e a experiência, sendo importante que elas não apenas produza partir de enunciados propostos pelo professor, mas possa também trabalhar a partir de seus propósitos.
Cabe ao professor conversar sobre os trabalhos que vão fazer, e deixando com que elas aprendam umas com as outras.A participação delas significa criar e recriar conhecimento; então se a criança participa como autora na educação, gera conhecimento novo pra si.
Proporcionar diferentes formas de participação das crianças favorece o engajamento na atividade, fazendo com que as crianças revelem modos próprios de compreender, imaginar e inclusive criar, além disso, apropria-se do que conhecem e imprimem as suas intenções.
O professor precisa estar atento à qualidade das interações entre as crianças, sempre estimulando e motivando.Para melhor participação dos alunos é necessário:
• alocar tempo para o pensamento criativo
• recompensar ideias e produtos criativos
• aceitar o erro como parte do processo de aprendizagem
• encorajar os alunos expor outros pontos de vista
• propiciar oportunidades para a exploração do ambiente e para o questionamento de pressupostos
• identificar problemas
• gerar múltiplas hipóteses
• abordar idéias gerais
Assim, associar-se o esforço e a satisfação, enquanto a criança aprende que pode criar, explorar e compartilhar trabalhos que a representam porque se manifesta por intermédio delas.
É preciso preocupar-se com o desenvolvimento da autonomia da criança. As práticas educativas que o professor usa com elas podem ajudar ou não a aquisição de sua independência.A pedagogia da infância é rica e diversificada e tem como pensamento a criança como ser participante e não um ser em espera de participação. As crianças já possuem conhecimentos, é preciso entendê-las e estimulá-las para compartilhar esses conhecimentos e para que haja uma troca constante.
É preciso mostrar diferentes formas para que as crianças possam se expressar e manifestarem suas opiniões e vontades, vivenciando os significados atribuídos por elas às suas práticas e relações durante o seu cotidiano.
As crianças são seres ativos, capazes de fazerem suas próprias escolhas, por isso é preciso respeitar suas capacidades e direitos.
Soares et al (2004, p.7) afirmam que: De acordo com a Convenção dos Direitos da Criança, todas as crianças, em função de seu desenvolvimento etário, são capazes de dar opiniões, sendo-lhes assegurado o direito a serem ouvidas nos assuntos que lhes digam respeito.
Precisamos rever nossos conceitos em relação às vontades das crianças, pois a teoria da Sociologia da Infância defende que a criança tem direito à participação e que sua voz deve ser levada em consideração em assuntos que fazem parte da sua vida.
De acordo com as disciplinas estudadas é preciso ter uma boa Estrutura e Organização da escola de Educação Infantil com Projetos e orientações e um bom Planejamento. Além disso,é muito importante que haja professores polivalentes e éticos, que hajam com consciência, responsabilidade e autonomia. Propiciar a criança uma aprendizagem que desenvolva seus primeiros conhecimentos, despertando suas potencialidades. A isso devemos ver o valor da brincadeira que garante uma infância saudável e favorece no desenvolvimento infantil.
...