AD Literatura na formação do leitor
Por: robygodinho2133 • 21/2/2016 • Trabalho acadêmico • 2.101 Palavras (9 Páginas) • 1.065 Visualizações
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Avaliação a distância 1 – 2015/1
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora: Márcia Cabral
Caros alunos,
Apresentamos algumas questões, visando à sistematização dos conteúdos relativos às Aulas 1 a 7. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível. Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. Bom trabalho e não se esqueça de devolver a AD1 no prazo estipulado, até o dia 24 de fevereiro.
Questão 1: (valor: 2,5)
Nas primeiras aulas, procuramos distinguir o conceito de leitura reduzida do conceito de leitura ampliada, com o intuito de mostrar que nem todo tipo de leitura conduz à formação do leitor proficiente.
Releia as aulas e, a seguir, escreva uma dissertação sobre os principais conceitos apresentados: a extensão do texto deve ser de, aproximadamente, uma lauda digitada, com espaço 1,5 e tipo de letra Times New Roman ou Arial. Ao longo do texto, indique outros exemplos de leitura reduzida ou de leitura ampliada extraídos da sua experiência de leitura.
Resposta questão 1:
O quadro atual no ensino da língua materna, nos mostra uma grave deficiência no desenvolvimento da habilidade da leitura na educação básica. A formação de leitores proficientes é perfeitamente possível à partir do momento em que trabalharmos textos contextualizados e que façam sentido para o aluno, o que não é feito na maioria das vezes.
Podemos apresentar duas concepções que existem no ensino da língua portuguesa que tem como nortear a aplicação de atividades de leitura, são elas: Concepção reduzida e Concepção ampliada da leitura.
A concepção reduzida privilegia a decodificação de símbolos gráficos, Muitos
educadores não conseguem superar a prática formalista e mecânica enquanto para a maioria dos alunos aprender a ler se resume à decoreba de signos lingüísticos. Um exemplo clássico é o uso de cartilhas e livros didáticos que usam textos fragmentados, sem sentido para o aluno.
Como nos mostra o exemplo acima, de uma cartilha muito utilizada por muitos professores, o texto do Totó, é descontextualizado e tem a função do ensino gramatical, a compreensão é imediata, não levanta a curiosidade do aluno e conseqüentemente não acontecem questionamentos.
Na concepção ampliada, observamos textos com múltiplos sentidos, condições internas e externas, intertextualidade. Nessa perspectiva, temos a leitura como atribuição de sentidos, a partir de uma concepção de linguagem como interação. Podemos citar como exemplo o texto O Leilão de Jardim de Cecília Meireles, onde o aluno fará questionamentos do texto, pensa, opina, enfim, faz sua ponderação à respeito do mesmo
A leitura não pode ser confundida com decodificação de sinais, com reprodução mecânica de informações ou com respostas convergentes a estímulos escritos pré-elaborados. Esta confusão nada mais faz do que decretar a morte do leitor, transformando-o num consumidor passivo de mensagens não-significativas e irrelevantes. Daí a necessidade de promover uma renovação nas unidades escolares tornando-as capazes de repensar o ensino e buscar uma nova dinâmica de leitura, voltada para suas mais diversas interfaces e não apenas se detendo na busca de informação. Dessa forma será possível despertar no aluno, o prazer de ler, sustentáculo fundamental da atividade de leitura.
Questão 2: (valor: 2,5)
Em seguida, buscamos definir o conceito de literatura, uma vez que se trata de noção fundamental para a compreensão da disciplina Literatura na Formação do Leitor. Com base nas definições registradas nas aulas, indique, em acréscimo, o que você entende por literatura e apresente um exemplo.
Resposta questão 2:
Ao pé da letra, literatura significa um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Tem um objetivo definido e causa curiosidade e inquietação no leitor. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica. Como sugestão um poema de Tom Jobim:
Falando de Amor
Tom Jobim
Se eu pudesse por um dia
Esse amor, essa alegria
Eu te juro, te daria
Se pudesse esse amor todo dia
Chega perto, vem sem medo
Chega mais meu coração
Vem ouvir esse segredo
Escondido num choro canção
Se soubesses como eu gosto
Do teu cheiro, teu jeito de flor
Não negavas um beijinho
A quem anda perdido de amor
Chora flauta, chora pinho
Choro eu o teu cantor
Chora manso, bem baixinho
Nesse choro falando de amor
Quando passas, tão bonita
Nessa rua banhada de sol
Minha alma segue aflita
E eu me esqueço até do futebol
Vem depressa, vem sem medo
Foi pra ti meu coração
Que eu guardei esse segredo
Escondido num
...