ANÁILSE DA RELAÇÃO DE PODER AUTORITARISTA E DISCIPLINAR NA PEDAGOGIA DE EMMANUEL KANT
Por: Pr-Lucas Coelho • 20/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.653 Palavras (11 Páginas) • 291 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA [pic 1]
CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL COM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROFESSORA: VIRGÍNIA DE SÁ E PALIS
LUCAS GOMES COELHO
UMA BREVE ANÁILSE DA RELAÇÃO DE PODER AUTORITARISTA E DISCIPLINAR NA PEDAGOGIA DE EMMANUEL KANT
TERESINA – PI
2014[pic 2][pic 3]
LUCAS GOMES COELHO[pic 4]
UMA BREVE ANÁILSE DA RELAÇÃO DE PODER AUTORITARISTA E DISCIPLINAR NA PEDAGOGIA DE EMMANUEL KANT[pic 5][pic 6]
Pré-Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, como requisito avaliativo da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica sob orientação da Profa. Virgínia de Sá e Palis.
TERESINA – PI
2014[pic 7][pic 8]
RESUMO
Uma das críticas mais temidas atualmente pelos professores é a de autoritarismo. Ser autoritário está associado à repressão, métodos de ensino tradicionais, disciplina militar, enfim ao período da ditadura, no qual os estudantes não tinham nem voz nem vez. Com medo dos antigos fantasmas, os educadores ou evitam ou se constrangem ao falar do papel da disciplina no contexto pedagógico. Fugindo de uma educação taxada como escravizadora e subserviente, deparamo-nos hoje nas escolas com os problemas de desordem e de transgressões de limites.
Foi-se de um extremo a outro. Levando em conta esse contexto trazemos para a discussão o pensamento do filósofo alemão, do século XVIII, Immanuel Kant. Para ele, a disciplina exerce um papel fundamental no processo educacional. Procurando esclarecer e justificar essa posição, deter-nos-emos em alguns momentos de sua teoria pedagógica, estabelecendo vínculos com o restante de sua filosofia. Mostraremos como, para Kant, a disciplina é condição necessária para a autonomia do sujeito enquanto agente moral.
Neste processo educativo com o propósito de mudança, não é tarefa fácil inserir a disciplina, pois é o momento de maior tensão, não somente por se tratar do primeiro avanço, mas também por apresentar ao homem uma situação absolutamente diversa da vida a partir da natureza do ser na qual estava inserido. É relevante salientar que não se trata de definir a disciplina como ponto mais decisivo do processo educacional, mas sim de refletir sobre uma alteração definitiva que muda completamente o caminho do ser em sua forma de vida natural e intrínseca para trilhar o caminho do pensamento autônomo e assim conquistar sua verdadeira liberdade.
Assim, presente trabalho busca mostrar a disciplina da mudança de comportamento, como o primeiro passo na educação e a mais contundente mudança em todo percurso da vida incluindo o processo educacional e também, a diferença entre disciplina e o uso do poder autoritarista.
Não é pretensão criar um manual de disciplina com base em Immanuel Kant, mas trazer seus princípios educacionais com base na disciplina do homem. Utilizaremos princípios da educação com base na disciplina para o crescimento em detrimento do uso do poder autoritário exercido.
ABSTRACT
1 TEMA OU PALAVRA-CHAVE
Educação, Poder autoritarista, Disciplina, Imannuel Kant,
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Pequena revisão bibliográfica da visão de Emanuel Kant sobre Poder autoritarista e disciplina.[pic 9]
2 O PROBLEMA
A educação é um processo que envolve várias dimensões do saber. Como exemplos, podemos citar as dimensões do saber conhecer, do saber fazer, do saber estar junto, do saber ser, do saber se relacionar. E, por motivos diversos a qualidade das relações interpessoais está em declive há décadas, sendo tema das preocupações para gestores, orientadores, coordenadores e também dos pais no setor da educação, vale perguntar:
- O que Kant define como educação e sua influência na educação?
- O que Kant define como sendo poder autoritarista e sua influência na educação?
- Pode-se harmonizar poder autoritarista e disciplina para o crescimento e aprendizado?
2.1 HIPÓTESES
Partindo do pressuposto de que uma boa educação é visada e pautada por disciplina e, na disciplina. Utilizando como foco a visão de o que é a educação e como ela se faz de Immanuel Kant, este trabalho será discorrido como ele aborda de forma precisa o tema educação dizendo que ela é, o que faz do homem um verdadeiro homem e o que é o papel da Educação que possibilitará ao homem sua evolução e crescimento até que possa chegar ao seu fim que é ver‐se enquanto humanidade.
Neste contexto, o tema central do presente trabalho é abordar a disciplina como sendo o primeiro, mas mais do que isso, constituindo‐se no mais impactante e importante momento da teoria educativa por se tratar de uma verdadeira interrupção no que poderíamos chamar de curso natural da vida do homem oriundo da natureza, que nasce sob a inclinação à uma liberdade sem regras, atenta a caprichos e cômoda no ponto em que se satisfaz tendo suas necessidades básicas atendidas.
Assim, pode-se dizer com relação aos alunos que a disciplina é na vida do discente o poder maior, e inclusive, será o diferencial que o levará a resultar em uma melhor qualidade no aprendizado e na formação destes como bons cidadãos.
3 JUSTIFICATIVA
A educação é um assunto abrangente, e que abriga diversas naturezas mutáveis. É também hoje, motivo de muitos questionamentos e tema central de vários estudos e debates na atualidade. Nesse aspecto, cabe-nos dizer em que a coordenação e orientação junto com os professores em salas de aulas, que interagem diretamente com o processo educacional do país, precisam ter bem definidas as diferenças entre poder autoritarista e a disciplina para saber dosar seu uso, e utilizar com eficácia no processo de aprendizado dos alunos.
...