AS BRINCADEIRAS NA INCLUSÃO SOCIAL
Por: alinedab • 4/1/2019 • Trabalho acadêmico • 8.377 Palavras (34 Páginas) • 180 Visualizações
FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ALINE DE ASSIS BETTI
AS BRINCADEIRAS NA INCLUSÃO SOCIAL
Indaiatuba
2018
FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS
ALINE DE ASSIS BETTI
AS BRINCADEIRAS NA INCLUSÃO SOCIAL
Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Especial, sob supervisão da orientadora: Prof.Fatima Ramalho Lefone
Indaiatuba
2018
FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS
ALINE DE ASSIS BETTI
AS BRINCADEIRAS NA INCLUSÃO SOCIAL
Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Especial, sob supervisão da orientadora: Prof.Fatima Ramalho Lefone.
Aprovado pelos membros da banca examinadora em
___/___/___.com menção ____ (________________).
Banca Examinadora
_________________________________
_________________________________
Indaiatuba
2018
RESUMO
Este estudo teve como o objetivo de identificar como as brincadeiras e jogos são instrumentos importante para a inclusão de um aluno, a importância do lúdico para o educando. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, que por intermédio de análise de artigos, livros, apostilas, entre outros materiais que abordassem o tema de inclusão social. Os jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da criança, o brincar traz benefícios pois favorece a criatividade, imaginação, o desenvolvimento de linguagem, concentração, a respeitar regras e também o respeito pelo outro, pois numa brincadeira as crianças podem criar afinidades. O professor é responsável em criar um plano de aula, respeitando a limitação de cada aluno e trabalhar o tempo e o espaço, sendo assim, o mediador entre criança e brincar.
Palavra chave:
Inclusão social escolar, brincadeiras inclusivas, educação especial.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
1.1 Objetivo Geral 5
1.2 Objetivo específico 5
1.3 Justificativa 5
1.4 Problema 6
2. DEFINIÇÃO DE INCLUSÃO SOCIAL 6
3. INCLUSÃO, DIREITO DE TODOS 9
4. FORMAÇÃO DO PROFESSOR 11
5. O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 13
5.1 Modelos de Brincadeiras 15
5.1.1 Brincadeira: Dança das Cadeiras 15
5.1.2 Brincadeira Amarelinha 16
5.1.3 Atenção Auditiva / Quem está chamando 18
5.1.4 Percepção Auditiva/ Os gatinhos 18
5.1.5 Boliche Colorido 19
5.1.6 Bom-dia 20
5.1.7 Rouba Bandeira 20
5.1.8 Bumerangue 22
5.1.9 Caça ao tesouro 23
5.1.10 Escravos de Jó 24
5.1.11 Barra Manteiga 25
6. CONCLUSÃO 26
7. BIBLIOGRAFIA 28
- INTRODUÇÃO
O presente estudo foi realizado por meio do método indutivo, por meio de pesquisa bibliográfica. Desta forma, foram lidos e analisados artigos, livros e outros materiais que abordam a temática ludicidade e inclusão, para assim verificar o que já existe na literatura e o que está sendo produzido. A análise foi realizada de forma qualitativa.
- Objetivo Geral
Esse trabalho tem como objetivo a integração entre escola, professor e alunos, diminuir a diferenças e suas particularidades, desenvolver uma autonomia e integração social.
- Objetivo específico
Por meio dos jogos e brincadeiras pode-se ter uma maior integração do educando incluso com o grupo de crianças normais no ambiente escolar, pois por intermédio de jogos as crianças criam vínculos, trocam conhecimentos e se desenvolvem, mas lembrando que devem ser respeitadas as limitações de cada um. Esse trabalho trás algumas brincadeiras que podem ser aplicadas para que todos interajam respeitando as diferenças e limitações de cada um, a criança tem mais facilidade e interage mais através de jogos e brincadeiras.
...