ATIVIDADE BNCC APLICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS AOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: joseamilton2013 • 6/6/2021 • Trabalho acadêmico • 517 Palavras (3 Páginas) • 310 Visualizações
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade (mínimo 30 linhas).
Digite aqui o seu texto:
3. Repertorio Cultural
A competência 3 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um marco importante no reconhecimento da valorização que as manifestações artísticas e culturais devem receber. A BNCC coloca o repertório cultural como uma das competências que devem ser desenvolvidas em sala de aula e a especifica da seguinte forma: “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.” Nesse sentido é importante levar essa competência para dentro das aulas, no intuito de fazer com que os alunos e alunas entendam o que é a cultura e como ela está presente em nosso cotidiano.
A cultura está presente em praticamente tudo. Está na maneira com que dialogamos, nas danças, nas comidas, nos modos como nos vestimos, no modo como deitamos para dormir e em como acordamos para mais um dia. Na escola, não é diferente. Todas as ações que realizamos no processo de aprendizagem de alunos e alunas trazem grandes influências culturais, que são ao mesmo tempo externas e internas a todos e todas.
Trabalhar a construção de repertório cultural na escola é absolutamente fundamental. Pois está diretamente ligada a vários conteúdos das aulas, especialmente de Linguagens e Ciências Humanas, que fornecem bases de construção de conhecimento, respectivamente, na expressão oral e física e no reconhecimento da história e das manifestações culturais do nosso povo e de outros povos.
Ao trabalhar o repertório cultural nas escolas, podemos abordar aspectos importantes, como identidade, criatividade, pluralismo, diversidade, Direitos Humanos, solidariedade e respeito entre todos. Assim os conteúdos e as práticas contidas nele permitirá que os alunos possam conviver com a diversidade na escola e consequentemente na sociedade, aprendem, por exemplo, outros costumes, outras línguas, etc... e então utilizar esses conhecimentos para interagir e dialogar com a sociedade de forma efetiva.
De acordo com a BNCC, para ampliar o repertório cultural dos alunos, devem ser propostas atividades que contemplem a cultura de modo geral, como: Incentivo à leitura, através de projetos de leitura individual ou em grupo; produção artística, através da pintura, escrita, música, teatro, artesanato, entre outros; assistir filmes e discutir a respeito deles, ou mesmo produzir um trabalho baseado na obra; prática de esportes e brincadeiras característicos de determinadas culturas; recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo.
No componente curricular Educação Física, por exemplo, o professor pode construir um repertório de brincadeiras que contribua para o enriquecimento cultural e amplie as possibilidades de interação entre os alunos. Isso é fundamental para o desenvolvimento da oralidade e do trabalho em equipe. As brincadeiras mais antigas também podem interessar às crianças, sendo uma maneira eficiente de aperfeiçoar a consciência corporal e as habilidades sociais. Pula-corda, bola de gude, dança das cadeiras, esconde-esconde, entre outros
...