Alfabetização e Praticas Pedagógicas de Letramento
Por: NatDantas • 30/9/2018 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE REPOSIÇÃO DE FALTA
SÃO PAULO-SP
2018
TRABALHO DE REPOSIÇÃO DE FALTA
Trabalho apresentado por requisição do professor da aula de “Alfabetização e práticas pedagógicas de Letramento/ Teorias e práticas de psicomotricidade e Recreação e jogos” do Curso de Pedagogia
SÃO PAULO-SP
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS 08
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como objetivo explanar e refletir sobre Alfabetização e Práticas Pedagógicas de Letramento.
DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que o ato de ler e escrever é um elemento essencial ao ser humano, pois através da aquisição da língua oral e escrita é que temos a possibilidade de participação social. Sendo uma etapa significativa, o papel do professor é fundamental durante esse processo, fato este que pode definir o fracasso ou o sucesso do aluno na sua escolarização.
Em um mundo onde os meios de comunicação se faz presente na maioria dos lares, a leitura e a escrita é inerente ao cotidiano de todas as pessoas; o professor deve ter em mente que alfabetizar uma pessoa é torna-la capaz de ler, compreender o texto e se expressar por escrito.
Ao analisarmos o processo de alfabetização, percebemos que as dificuldades de aprendizagem é um fator existente no cotidiano escolar, e nesses casos, cabe ao professor propor mudanças em suas práticas pedagógicas com o intuito de auxiliar o educando nas suas habilidades e no desenvolvimento do processo de ler e escrever. Compreender as dificuldades desse aluno, é notar essa resposta insuficiente e procurar meios de solucioná-las, porém, na maioria das vezes esses alunos acabam sendo ignorado, mal tratados e tachados pelos próprios professores como desinteressados e preguiçosos.
Em sala de aula, o professor deve propiciar a esses alunos alternativas quem sejam favoráveis a superação dessas dificuldades, e é nesse momento que os educadores se questionam quanto ao que fazer, sendo necessário ter um olhar voltado ao próprio processo como um todo. Dificilmente haverá uma turma sem algum aluno que tenha dificuldade, mas na maioria das vezes o professor
...