Análise do Livro Didático do Acadêmico
Por: Bruna Pedrozo • 6/7/2024 • Relatório de pesquisa • 646 Palavras (3 Páginas) • 58 Visualizações
1.1 Registro em texto do resultado da Análise do Livro Didático do Acadêmico 1
Para o desenvolvimento da atividade proposta na disciplina de Prática Pedagógica: Educação Maker, durante o semestre 2024/1, foi realizado contato com a Escola Municipal Dois Leões, que possibilitou o acesso à Biblioteca Escolar e ao acervo de livros didáticos utilizados pelos estudantes nas diferentes disciplinas. Dentre as obras disponíveis, foi selecionado o livro didático Bem-Me-Quer mais: ciências 5º ano / Katia Mantovani. – 1. ed. - São Paulo: Editora do Brasil, 2023 – (Bem-me-quer mais ciências), IBSN 978-65-5817-862-0 (Aluno), IBSN 978-65-5817-860-6 (Professor).
Figura 1. Capa do Livro Didático selecionado para Análise
[pic 1]
Fonte: (Bem-Me-Quer mais, Katia Mantovani, Editora do Brasil)
A obra escolhida é disponibilizada gratuitamente pela escola aos estudantes, que utilizam no momento da aula e posteriormente fica sob responsabilidade do aluno. O conteúdo é adequado para a faixa etária dos alunos possui imagem e diversidade de texto se torna atrativo e de fácil compreensão para os alunos. Observou-se que a sequência dos conteúdos propostos segue os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os textos e as atividades são pensados para o desenvolvimento das competências gerais e especificas de ciências, além de toda a habilidade constante para os estudantes do 5º ano ensino fundamental. O conteúdo trabalhado se apropria das competências gerais e especificas em consonância com as habilidades desenvolvida pela BNCC e a evidências cientificas que norteiam a PNA.
O livro apresenta indicações e relações com o desenvolvimento de habilidades e competências conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular BNCC para o ensino da ciência agregando desenvolvimento de habilidades como o raciocínio crítico, criatividade, capacidade de buscar informações e resolver problemas. Instiga experiências criativas, possibilitando a pesquisa e a busca de novas informações, por meio da experimentação.
Acerca do conteúdo, Com relação ao tema da Prática Pedagógica educação maker observou-se presente pelo fato de ter atividades que coloca a mão na massa, cada unidade traz um experimento para os alunos fazer. As informações são suficientemente aprofundadas para atender ao nível de ensino dos estudantes utilizando diversos recursos metodológicos. As atividades propostas são atividade de fixação de conteúdo você é..., também quero fazer, giramundo, retomada, periscópio. Foi possível observa os elementos da atividade na pratica, o estudante é convidado a realizar atividades práticas e investigativas, como experimentos, permitindo que os estudantes exercitem seus conhecimentos, os conteúdos são apresentado de maneira precisa. Em relação à estrutura e organização, o livro didático é dividido em 8 unidades, seções, índice e tópicos. O livro analisado Proporciona a formação da criança nas variadas dimensões: intelectual, emocional, ética e de cidadania, e está alinhado de acordo com todos os capítulos. Apresenta propostas completas que auxiliam a aprendizagem dos alunos.
Figura 2. Exemplo de ilustração disponível no livro didático analisado
[pic 2] [pic 3]
Fonte: (Bem-Me-Quer mais, Katia Mantovani, Editora do Brasil, página 134 e 135).
Com relação a linguagem e estilo são claros, informativos e nitidos,permitindo uma compreensão sobre o que está sendo mostrado, a variedade de elementos gráficos e visual é capaz de manter a atenção dos alunos de modo a tornar o conteúdo mas interessante e atratativo, dessa forma os alunos podem compreender a realidade que os cerca e se identificar com as informações apresentadas.
...