As Cantigas de Roda
Por: Marlene Micheski • 1/5/2022 • Monografia • 7.757 Palavras (32 Páginas) • 190 Visualizações
UNIVERSIDADE
nome
QUAL O PAPEL DAS CANTIGAS DE RODA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
Guarulhos
2005
QUAL O PAPEL DAS CANTIGAS DE RODA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
Trabalho apresentado como exigência parcial para a Conclusão do Curso de Pedagogia do Projeto Institucional UNESP/ Pedagogia Cidadã,
sob a orientação da Profª Dra. Dorotéa Kerr.
ÍNDICE
Resumo...................................................................................................................01
Introdução...............................................................................................................02
1- A importância da música....................................................................................04
2- As brincadeiras cantadas na sala de aula ..................................................06
3- A música e o movimento....................................................................................08
4- As aulas de educação física em parceria com as rodas cantadas....................10
5- Aquisições cognitivas.........................................................................................14
6 – A prática de rodas e brincadeiras ....................................................................17
7 – Canções de roda ..............................................................................................20
Considerações finais ..............................................................................................33
Referências Bibliográficas......................................................................................35
Resumo
Este trabalho é resultado de minha experiência como professora de Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental. Trata da utilização das rodas cantadas como atividade física importante no período do desenvolvimento da criança; discute-as como jogo lúdico e sua importância na socialização, capacidades psicomotoras, ritmo, movimento e ampliação do vocabulário.
Utilizo também algumas rodas cantadas no dia-a-dia com as crianças, onde é possível relacioná-las à aspectos do desenvolvimento. Elas contém figuras que representam a letra da música que está sendo trabalhada ou simplesmente o mundo imaginário infantil.
Foram lidos os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental; ambos norteiam o trabalho com a Música e ressaltam que:
“A música no contexto da Educação Infantil vem atendendo a vários objetivos, sempre traduzidos em canções. O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.”
“ Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula.”
Os resultados obtidos nesta prática mostram que a roda cantada e o movimento que ela proporciona fazem com que a criança aprenda a conhecer-se, desenvolva suas habilidades motoras, memória e amplie seu vocabulário, além de serem prazerosas ao aluno.
Introdução
Este trabalho tem por objetivo discutir um tipo de atividade voltada para a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental - a Educação Física- e nela, uma atividade que é para o desenvolvimento motor, físico, criativo e social da criança, que são as rodas cantadas.
Procuro demonstrar neste trabalho a importância das rodas cantadas para o desenvolvimento infantil, bem como a necessidade de uma preparação adequada para as aulas de Educação Física, pois esta atividade costuma ser muitas vezes relegada a segundo plano nas escolas. Considero as rodas cantadas importantes para o desenvolvimento físico, cultural e artístico da criança porque poucas atividades escolares podem englobar tantas atribuições educativas. A educação deve conviver com o jogo, a brincadeira, a atividade física e a arte.
Como professora, tenho observado’ que a roda cantada é tratada como distração ou como preenchimento de tempo ocioso e não como atividade pedagógica importante. O jogo simbólico e as atividades lúdicas nem sempre são tratados nas escolas como parte importante no processo de aprendizado, como componente do repertório de emoções e significados da criança, valorizado e aproveitado pela escola e pelos professores no processo educativo.
Tendo na música o motivo condutor desta proposta, delimitarei os seguintes aspectos a serem trabalhados, de acordo com os pressupostos dos PCNs:
- Utilização e criação de letras de canções como portadoras de elementos da linguagem musical;
- Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações com os elementos da linguagem musical. (BRASIL, 1997, p.77-81).
Diz Walter Benjamin: “Rodeadas por um mundo de gigantes, as crianças criam para si, brincando, o pequeno mundo próprio...”. (BENJAMIN -1984, p.74). O brincar para a criança significa uma libertação do cotidiano, do mundo dos adultos e da realidade, por vezes, opressiva. É, portanto, imprescindível que o professor não se alheie nem se afaste desse mundo mágico infantil, dos jogos e das brincadeiras, que é um dos primeiros e mais importantes meios que a criança tem para comunicar-se e aprender a realidade do mundo que a cerca.
...