As Teorias Criticas do Currículo
Por: flavinhoipda • 23/9/2018 • Monografia • 334 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Pedagogia
Flavio Nunes
DISSERTAÇÃO-Descreva o cenário e os elementos que motivaram o surgimento das teorias críticas do currículo.
ELDORADO-SP
2018
Sumário
1. Elementos que motivaram o surgimento das teorias críticas do currículo. 3
- Elementos que motivaram o surgimento das teorias críticas do currículo.
A partir dos estudos realizados até a semana três (03), posso de certa forma explicitar argumentos embasados em documentos que proferidos por estudiosos e teóricos dos currículos da educação, sobre o cenário brasileiro que por sua vez passou por grandes reformas e grandes transformações democráticas dentro de vários âmbitos como, por exemplo:
O âmbito escolar. Nos anos de 1970 o Brasil passou por fases de grande democratização da sociedade e, portanto democratização da escola. Em um cenário onde as elites eram que quase exclusividade dentro desse ambiente de ensino o espaço ficou meio que desolado para o desenvolvimento de aprendizagem para os alunos mais pobres. Pela falta de qualidade de vida econômica e social, a classe dominante de certa forma tinha mais privilégios em relação a forma de aprendizado, pois o caminho era mais suave enquanto as crianças que vinham da camada popular tinham um percurso de ensino mais acidentada enquanto docente, a partir daí a instituição é denominada como uma agencia de reprodução de desigualdade social.
Com fatores de desigualdade social de aprendizagem dentro das escolas, surgiam então as chamadas resistências por parte das crianças das camadas populares que segundo os professores eram intitulados essas resistências como um ato de indisciplina. A seguir os elementos que compuseram para criação da teoria críticas do currículo:
- Reprodução de desigualdade social;
- Resistências das camadas populares;
- Tendência curricular críticas (Michael Apple);
- Currículo como política cultural (Henry Giroux);
- Pedagogia libertadora (Paulo Freire);
- Construção social (Michael Young);
- A reprodução cultural (Basil Bernstein);
Assim se estabelece o surgimento das teorias críticas do currículo.
Bibliografia
YOUNG, M. F. (01 de DEZEMBRO de 2010). http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a05.pdf. Acesso em 16 de 09 de 2018, disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a05.pdf: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a05.pdf
...