Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal.
Por: Luciana Duarte • 5/10/2015 • Projeto de pesquisa • 808 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
VISITA TÉCNICA – APAE/DF
1- IDENTIFICAÇÃO
ONG: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal.
2- OBSERVAÇÕES
A APAE-DF é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que atende prioritariamente pessoas com deficiências intelectual ou múltipla acima dos 14 anos de idade. Os principais programas da Associação estão voltados para a educação profissional, a inserção e o acompanhamento no trabalho e o atendimento sócio-ocupacional.
Todas as atividades realizadas pela APAE/DF são custeadas por meio da contribuição de sócios, doações diretas da comunidade, arrecadações do serviço de telemarketing, realização de campanhas e eventos, comercialização de produtos e prestação de serviços.
A entidade também possui convênios com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (para a cessão de professores) e com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (que cobre parte das despesas com aprendizes de baixa renda). Há também algumas parcerias específicas e/ou esporádicas com outros órgãos do governo, empresas privadas e organismos internacionais.
2.1 – Estrutura Organizacional
A APAE/DF se organiza da seguinte forma:
1. Diretoria Executiva: composta por voluntários eleitos e que sejam associados da entidade há mais de um ano, com a seguinte composição: Presidente, Vice-presidente, 1º Diretor Secretário, 2ª Diretora Secretária, 1º Diretor Financeiro, 2º Diretora Financeira, Diretor Administrativo, Diretora de Patrimônio e Diretor Social.
2. Conselho de Administração: é composto de, no mínimo, cinco membros voluntários. Eles são eleitos em conjunto pela Assembléia Geral Ordinária (reunião de associados) da APAE, para um mandato de três anos.
3. Conselho Fiscal: composto de seis membros voluntários, sendo três efetivos e três suplentes, eleitos pela Assembléia Geral Ordinária, dentre os associados da entidade, preferencialmente com experiência administrativa, contábil e fiscal, mandato dos membros é de três anos.
4. Conselho Consultivo: constituído pelos ex-Presidentes da APAE.
5. Autodefensoria, que é ocupada por quatro aprendizes da APAE/DF.
6. Procuradoria Jurídica, que é um órgão de assessoramento superior da APAE, exercido por pessoas voluntárias e de reconhecida idoneidade e saber jurídico, inscritas na OAB.
O atual espaço da APAE-DF no Guará, conhecido como “Casa das Pedras”, foi conquistado em 2014, após 16 anos de atendimentos da Associação na cidade, então realizados em salas cedidas pelo Rotary Club. A unidade da APAE na cidade visa garantir o atendimento do público com deficiência intelectual do Guará e Regiões Administrativas mais próximas, que não apresentam condições de se locomover até os atendimentos da sede.
A unidade tem atualmente 38 alunos no total, sendo 20 em período integral e 18 em meio período. Conta com uma equipe de 01 diretora, 01 Vice-Diretora, 05 professores e 02 voluntários.
Assim sendo, os atendimentos na Unidade do Guará abrangem:
a) PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO – EPT
- Formação Básica para o Trabalho:
- Oficina de Serviços Administrativos
- Oficina de Copa
- Oficina de Cozinha
- Oficina de Limpeza
- Oficina de Jardinagem
- Oficina de Vendas/Atendimento ao Público
b) PROGRAMA ACADÊMICO
- Alfabetização
- Letramento
- Psicomotricidade
- Informática Educativa
- Educação Artística
- Educação Física
c) SAM – SERVIÇO DE ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL
- Avaliação multiprofissional de novos aprendizes;
- Iniciação de novos aprendizes;
- Atendimento Psicológico;
- Atendimento Nutricional;
- Terapia Ocupacional;
- Assistência Social;
- Terapias alternativas (sazonais)
- Encaminhamentos a médicos (indicações);
Obs: A equipe do SAM, embora sediada na unidade da Asa Norte, também presta esses serviços para a Unidade do Guará, trazendo periodicamente sua equipe para a cidade.
...