Atps Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
Por: Luzianalds • 25/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.945 Palavras (8 Páginas) • 330 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – PÓLO GLÓRIA DE DOURADOS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares.
Glória de Dourados – MS
15 Abril de 2015
INTRODUÇÃO
Com esse trabalho procuramos mostrar o conceito da educação-não formal que deve ser entendido como a educação que o aluno deve ter ao longo de sua vida, em espaços não escolares e ações coletivas, assim compartilhados no seu dia-a-dia. Mostrando assim a diferençada Educação Formal, aquela em que o aluno aprende institucionalmente na escola ,e da Educação informal a que o aluno aprende nas relações informais como família, bairro e amigos. Considerandoque a Educação não formal é uma área de conhecimento ainda em construção e é um modelo recente na historia do Brasil. E com isso a Educação não formal vem cada vez mais contribuindo para o desenvolvimento da criança e do adolescente, e ainda tem como um de seus objetivos acabar com trabalho infantil.
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
A educação não–formalela ocorre fora do sistema formal de ensino sendo um complemento a este. Por mais que seja um processo organizado, geralmente os resultados não são avaliados formalmente. Na educação não formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais. E com isso educação não formal ocorre em ambientes e situações interativas construídas coletivamente, fazendo com que a participação dos indivíduos seja opcional, mas ela também poderá ocorrer por forças de certas circunstancias da vivência histórica de cada um. Assim podemos dizer que tudo aquilo que agregamos, torna-se repertorio para a construção do nosso aprendizado e futura vivência, podendo assim ser desde um jogo de tabuleiro às situações diárias.
Podemos assim dizer que no Brasil e no mundo, a escola e educação não formal vêm sofrendo muitas alterações impulsionadas pela democratização do acesso e pela busca da qualidade como fator primordial. Com uma mudança considerável nos padrões econômicos e sociais em decorrência do crescimento nacional, a educação passou a ter um papel imprescindível na condição humana para o seu desenvolvimento, estabelecendo assim novos padrões de atuações frente às novas demandas e exigências da sociedade e do mercado. E com isso a educação não formal, teve grande expansão na ultima década principalmente impulsionada pela ação das Organizações Não Governamentais
E sendo assim, a educação não formal situa-se no campo da Pedagogia Social, aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos.
CARACTERÍSTICAS QUE A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PODE ATINGIR EM TERMOS DE METAS:
• O aprendizado das diferenças. Aprende-se a conviver com demais. Socializa-se o respeito mútuo;
• Adaptação do grupo a diferentes culturas, reconhecimento dos indivíduos e do papel do outro, trabalha o “estranhamento”;
• Construção da identidade coletiva de um grupo;
• Balizamento de regras éticas relativas às condutas aceitáveis socialmente. O que falta na educação não formal:
• Formação específica a educadores a partir da definição de seu papel e as atividades a realizar;
• Definição mais clara de funções e objetivos da educação não formal;
• Sistematização das metodologias utilizadas no trabalho cotidiano;
• Construção de metodologias que possibilitem o acompanhamento do trabalho de egressos que participaram de programas de educação não formal;
ASSOCIATIVISMO NO BRASIL E QUAL SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS SOCIAIS?
O associativismo consiste na união de pessoas em função das mesmas metas, de forma organizada podendo auxiliar no desenvolvimento da comunidade. É uma parceria entre comunidade e poder publico como forma de colaboração entre ambas as partes para que assim fortaleça os laços, compartilhem recursos, combinar competências, estratégias e assim dividir os resultados que foram obtidos.
A verdadeira associação é aquela que defende os interesses de cada associado e que toda ajuda é útil, onde cada um abre mão de seus interesses individual, para ganhar força em conjunto e buscando os objetivos para atender os interesses de seus membros. E são através da associação que surgem programas de iniciativas criando diversos segmentos onde empresas e profissionais que trabalham no mesmo ramo possam se unir para explorar oportunidades e deficiências que possam ser encontradas. O conceito de associativismo esta relacionado à adoção de métodos de trabalho que estimulam a confiança, ajuda mútua, fortalecimento do capital humano e entre outros fatores. Ele ganha força atendendo a vontade daqueles que o sustenta, esta é base que guia entre o povo e seus governantes, onde o poder de governar demonstre o interesse da coletividade. Onde que se firma que liberdade individual é apenas ilusória, pois quando o individualista se vê sozinho em uma crise pouco pode se fazer, mas unidos a uma classe ganha força e importância, sendo assim quanto maior for a associação mais representativa será a vontade geral.
Hoje podemos ver que a evolução e o crescimento das pessoas vêm crescendo cada vez mais, pois antigamente era impossível empresas concorrentes compartilharem seus interesses. E por causa desse crescimento as empresas estão ligadas diretamente em visualizar o seu concorrente como um parceiro e não como um inimigo como era antes.
O associativismo tem fortalecido inclusive a educação, pelo
...