Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos
Por: nivianne • 27/4/2022 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
[pic 1]
NIVIANNE RODRIGUES DA SILVA SOUZA
RA: 8147913
PORTFÓLIO:
2º Ciclo de Aprendizagem
Disciplina:
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos
Professor Responsável e Tutor: Prof. Dr. Gustavo Pimenta Ricci
2022
Resposta da atividade 1:
1. É fundamental que o professor conheça seu aluno, suas dificuldades e suas
limitações, para que se possa garantir um ensino de qualidade.
2. Aplicar avaliações com o intuito de analisar a evolução do aluno, dessa forma se avalia, também, o professor e suas metodologias de ensino, e se os níveis de aprendizagem desejados estão sendo alcançados.
3. O diálogo entre professor, pais e/ou responsáveis pelos alunos deve ser constante, com o objetivo de conhecer e acompanhar sua realidade fora do ambiente escolar. A realidae vivida por esse aluno no ambiente fora da escola interfere totalmente na sua aprendizagem.
4. O professor deve conhecer a BNCC e ter entendimento de seus objetivos, para assegurar que os alunos desenvolvam todas as habilidades e competências necessárias para sua aprendizagem na educação básica.
5. O professor deve estar em constante aprendizado, buscando conhecimento e se atualizando, para levar um ensino com maior qualidade aos seus alunos.
Resposta da atividade 2:
1. Seria importante os professores da Educação infantil registrarem, em forma de portifólio, todas as etapas de desenvolvimento das crianças, para que assim os professores do ensino fundamental, por exemplo, conheçam a realidade destas. Dessa forma estariamos contribuindo para a progressão da aprendizagem.
2. A empatia e o acolhimento do professor são de suma importância, principalmente quando o aluno acaba de sair da educação infantil para o ensino fundamental.
3. O professor deve ser paciente, entender que o aluno aprenderá no seu tempo, respeitando o espaço e os limites da criança.
4. É preciso, pricipalmente na educação infantil, uma parceria entre professor e pais, com o objetivo de assegurar aos alunos todos os direitos de aprendizado.
5. É fundamental que o professor da educação infantil tenha conhecimento da
BNCC, principalmente no que diz respeito aos direitos de aprendizado da
criança. Ter o conhecimento integral de todos os campos de experiência
que a criança precisa vivenciar.
...