Brincadeira de criança
Por: edneiacarvalho • 8/9/2017 • Trabalho acadêmico • 923 Palavras (4 Páginas) • 178 Visualizações
INTRODUÇÃO
Porque a brincadeira é importante na vida da criança?
A brincadeira ocupa um lugar extraordinário na vida da criança, porque está em um espaço intermediário entre o real e o imaginário, pois incorpora elementos da realidade que são misturados com a fantasia. É um espaço privilegiado para a criança poder elaborar situações difíceis que ela viveu. Incluir e realizar desejos na brincadeira, e poder lidar com emoções variadas, como por exemplo: o amor, ódio, coragem, medo, alegrias e tristezas. A brincadeira tem uma função especial na vida da criança, pois a criança acaba interferindo no mundo através de suas brincadeiras. É por meio da brincadeira que a criança pequena aprende a superar obstáculos da vida real que ela vai enfrentar durante seu crescimento.
Através da brincadeira a criança aprende muito, principalmente na parte motora, intelectual e social, a brincadeira também é uma oportunidade para o desenvolvimento da criança. É através da brincadeira que a criança aprende, e experimenta o mundo se relacionando socialmente, cria autonomia organizando suas emoções, aprende regras e testa suas habilidades físicas. Assim sendo o brincar passa a ser a linguagem da criança.
BRINCADEIRAS DE O A 12 MESES
Estimulando a visão e o tato da criança
Material usado: fitas coloridas com diferentes texturas
Você vai amarrar as fitas na alça da cadeirinha do bebê conforto uma do lado da outra, pode amarrar quantas vc achar necessário, coloque a criança sentada na cadeira e estimule ela a brincar com as fitas como as fitas ficam próximas ao campo de visão os bebês ficam eufóricos.
Essa brincadeira estimula a região cerebral chamada lóbulo parietal que controla o tato e a capacidade da criança reconhecer objetos trabalha a coordenação olho/mão, treina a coordenação motora, trabalha habilidades manipulativas.
Idade de 6 á 12 meses
Brincadeira: transferência de cotonetes de um pote para outro.
Material usado: dois potes médios com boca larga um cheio com cotonetes, outro vazio.
Modo de brincar: passar os cotonetes de um pote cheio para outro pote vazio.
Essa brincadeira proporciona socialização e cooperação na vida da criança, pois trabalha o desenvolvimento físico, a coordenação motora fina, a criança vai se exercitando de diversas formas diferentes para conseguir pegar os cotonetes, vai usar o movimento de pinça, trabalha o exercício do olho, mão, dedos e destreza manual.
Idade de 12 á 24 meses.
Brincadeira pompom colorido
Material: pompom colorido de algodão e um tubo de papelão. (pode ser de papel toalha).
Modo de brincar: decore o tubo de papelão com fitas coloridas, depois escolha um local seguro para prender o tubo permitindo que a criança alcance a ponta do tubo levantando e sentando-se sem dificuldades, depois vai se apresentar os pompons, para a criança e mostrar como se brinca, colocando o pompom por cima dentro do tubo, ele vai cair no chão, pode usar outras bolas que passe pelo tubo e que corra o risco de ser engolida, a criança vai perceber que quando coloca a bolinha em cima ela cai no chão e vai repetindo até a criança cansar.
Essa brincadeira proporciona socialização e cooperação, trabalhando a coordenação motora, coordenação dos olhos e mão. Trabalha a percepção das cores, a percepção visual, atenção, concentração, desenvolvimento físico, cognitiva e destreza como levantar e abaixar e motricidade ampla.
Idade de 12 á 24 meses.
Brincadeira pincel e tinta.
Material, pincel e tinta.
Comece forrando uma mesa com jornal, pegue um prato descartável e coloque um pouco de tinta amarela, vermelha e azul. Coloque um avental ou uma camiseta velha na criança para que ela possa se sujar de a criança um pincel grosso comum e estimule a criança a começar a pintar misturando as cores, vale pintar com as mãos também, a criança vai se divertir muito.
...